Por que a sua agência digital precisa de uma assessoria contábil?

12 de janeiro de 2017

Você sabia que metade das empresas brasileiras decretam falência durante os seus quatro primeiros anos de existência?

Essa foi a conclusão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após realizar uma pesquisa sobre o mercado empreendedor brasileiro em 2015.

Mas, o que isso tem a ver com a sua agência de publicidade e uma assessoria contábil?

O estudo do IBGE apontou vários fatores que podem ter causado o insucesso dessas empresas, que são fechadas pouco tempo após a sua abertura.

Entre os motivos, dois ganharam destaque, tendo sido ressaltados por, praticamente, todos os entrevistados.

De acordo com os empreendedores, o excesso de burocracia e a alta carga tributária são os principais entraves das empresas no Brasil.

Todos os anos, o Banco Mundial desenvolve o Doing Business, um relatório sobre a situação do cenário econômico global e o nível de competitividade entre os países.

Segundo esse estudo, uma empresa de qualquer segmento, que estivesse situada em São Paulo, em 2015, precisaria dedicar cerca de 2.600 horas por ano para conseguir arcar com todos os impostos que serão cobrados dela.

O Doing Business também revelou que, em todos os outros países da América Latina, a média de tempo para quitar os tributos cobrados é de 365 horas. Diante deste cenário, você já deve ter percebido o quanto uma assessoria contábil pode ser importante para um negócio.

Contar com o suporte de uma assessoria contábil vai muito além da elaboração de balancetes para a demonstração de resultados do exercício de uma empresa. Na verdade, a assessoria contábil é um instrumento estratégico, cujo objetivo principal é fazer com que os diretores tenham mais controle sobre os seus negócios, podendo planejar e mensurar cada passo que a empresa dará no futuro.

Veja, a seguir, como uma assessoria contábil pode ajudar no gerenciamento de uma agência digital.

Mais eficiência na organização de arquivos e contratos

Manter licenças, contas a pagar, contratos e outros documentos organizados é fundamental para a administração de qualquer companhia, e isso não é diferente nas agências digitais.

Entretanto, controlar todos os papéis importantes para o funcionamento da empresa pode ser uma tarefa mais complicada do que se imagina.

Os contratos em publicidade, por exemplo, podem ser bastante complexos, uma vez que a execução de um único serviço tende a envolver vários fornecedores e subcontratações.

Por isso, é necessário que haja um profissional, que detenha conhecimento técnico e visão analítica, para fiscalizar esses contratos e estar atento ao conteúdo deles.

Neste caso, a assessoria contábil exerce também o papel de auditoria interna, apontando possíveis problemas, que podem surgir no futuro, como fraudes e desvios, por exemplo.

Na sequência, a assessoria contábil cria um plano de atuação, para que as situações críticas encontradas, ou mesmo as potenciais, não venham a acontecer no futuro, resguardando a saúde financeira e a governabilidade da agência Digital.

Mais segurança para a tomada de decisão

Diante das incertezas provocadas pela instabilidade política e econômica que o Brasil atravessa no momento, ter acesso às informações corretas tornou-se vital para o sucesso das companhias. Hoje em dia, as grandes empresas não avançam nenhum passo sem que, antes, elas façam uma análise crítica do cenário e também as projeções dele para o futuro.

Assim como vários outros CEOs já vêm afirmando, o ex-vice-presidente executivo da Microsoft, Qi Lu, ressaltou que os dados são e serão cada vez mais importantes para a governabilidade das empresas. Segundo Lu, os dados são o novo petróleo.

Mas por que os dados são tão importantes para uma organização?

Basicamente porque ter acesso à informação correta, no momento adequado, ajuda a minimizar as incertezas. Dessa maneira, as decisões tomadas pelos diretores e executivos têm mais chances de serem assertivas.

Nesse sentido, a assessoria contábil desempenha um papel muito interessante, visto que ela é capaz de reunir todas as informações financeiras, orçamentárias e fiscais sobre a empresa.

Teóricos da área contábil, como Watts e Zimmerman, já diziam que a finalidade da contabilidade é fornecer subsídios, que vão ajudar a explicar e também predizer a prática contábil.

A confiabilidade dessas informações levantadas pela assessoria contábil vem do fato de que os dados foram observados, estudados e analisados. Por meio dessa observação, foram identificados padrões e potencialidades que, posteriormente, foram testadas e avaliadas empiricamente pelo contador.

Todo esse processo atribui, além de mais confiança, mais transparência ao processo de tomada de decisão nas empresas.

Mais transparência no pós-decisório

Também é papel da assessoria contábil auxiliar seus clientes na custódia de informações que são importantes para a empresa. Isso garante a preservação de dados estratégicos, que foram, ou ainda podem, ser usados na tomada de decisão. Salvaguardar essas informações é algo importante e recomendável, já que elas estão ligadas diretamente à vantagem competitiva da empresa.

O papel da assessoria contábil é, de maneira geral, consultivo e, por esse motivo, os Contadores atuam como conselheiros dos gestores do negócio. Dessa maneira, transparência e confiança são fatores fundamentais para o sucesso da parceria entre a assessoria contábil e a agência digital.

Como a Previsa pode ajudar a sua agência digital?

Há quatro anos, Gabriela Mendonça é Supervisora Financeira na Solution Comunicação. Desde que iniciou sua carreira nessa agência de publicidade, que está localizada em Belo Horizonte (MG), Gabriela trabalha em parceria com a Previsa Contabilidade.

Entretanto, a história da Gabriela com a Previsa é ainda mais antiga.

“Eu conheço a Previsa há mais tempo, de parcerias que a gente já tinha realizado para outras empresas. O meu relacionamento com a assessoria contábil dela é sempre muito tranquilo, pois eu já tenho um histórico com a Previsa há mais de 10 anos”, afirmou Gabriela.

De acordo com a Supervisora Financeira, a gestão econômica e fiscal de uma agência é bastante específica, já que possui regras fiscais e impostos próprios para o segmento de publicidade.

“Para que a assessoria contábil faça um bom trabalho, é necessário que ela tenha um conhecimento muito apurado desse segmento de comunicação. Eu acho que a Previsa tem nos atendido muito bem com relação a isso, pois a equipe deles é bastante engajada e sempre entrega as soluções que a gente precisa no tempo certo”, disse.

Quando foi questionada sobre o que uma assessoria contábil precisa oferecer aos seus clientes, Gabriela destacou que esse parceiro precisa antecipar soluções para os seus clientes.

“A assessoria contábil precisa estar sempre à frente, pois esse trabalho precisa ir muito além do dia a dia, da parte de escrituração contábil, de documentação e das obrigações acessórias contábeis e fiscais. A consultoria tem que antecipar para o seu cliente o que está acontecendo, quais mudanças estão por vir e todas essas modificações na política econômica que a gente precisa estar atento. E isso a Previsa faz pra gente. Ela envia com frequência a newsletter, para deixar a gente a par do que está acontecendo. Percebo que a Previsa está sempre cuidando, para que a gente esteja bem informado sobre o que está acontecendo”, afirmou.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como a assessoria contábil pode ajudar uma agência digital?

Deixe o seu comentário abaixo, e um especialista da Previsa entrará em contato com você.

Compartilhe

Clique para avaliar este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *