Tipos de Franquia que existem no mercado

6 de maio de 2021 Tipos de franquia

Adquirir uma algum dos tipos de franquia tem se tornado a escolha número um dos empreendedores. Ao invés de abrir uma empresa, muitos têm optado por representar marcas já consolidadas no mercado. Além de já ter um modelo de funcionamento validado, a franquia é uma forma de encurtar o caminho para o sucesso. Ou seja, o lucro. E você já escolheu o tipo de franquia abrir?

Contudo, o futuro franqueado deve atentar para o tipo de franquia que deseja gerenciar. A escolha deve ser consciente e assertiva, uma vez que a atividade exige compromisso e dedicação por envolver uma marca de propriedade de terceiros. Todo o esforço deve ser feito para não manchar o nome da empresa no mercado.

Para escolher uma franquia que se adequa ao perfil empreendedor, é preciso considerar algumas características, como verba para investimento, área de atuação, porte da empresa e objetivo mercadológico.

Quanto custa abrir algum dos tipos de Franquia

Não existe uma tabela fixa de custo em relação aos tipos de franquia. Cada empresa determina o valor a ser empenhado pelo franqueado que, em geral, é calculado de acordo a força da marca, tamanho da franquia, entre outras particularidades. Aliás, essa é uma das vantagens da franquia.

Esse tipo de modelo de negócio possibilita ao empreendedor adquirir o direito de uso de uma marca consolidada no mercado, mas que esteja de acordo com a verba disponível. Atualmente, é possível gerenciar desde lojas online no modelo home office, passando por quiosque que comercializa óculos, produtos de chocolate ou higiene pessoal até estabelecimentos de médio porte.

Para ter direito à comercialização dos produtos e serviços de uma determinada marca, o franqueado deverá arcar com três taxas:

  • Taxa de franquia: valor inicial de investimento do negócio. É o montante que deve ser pago ao franqueador para adquirir os direitos.
  • Taxa de propaganda: as franquias realizam ações de divulgação e o franqueado, assim que assina o contrato, concorda com a publicidade. Para isso, ele deve destinar um percentual para cobrir a demanda. A vantagem é que as peças de propaganda são fornecidas pela franqueadora sem custo adicional.
  • Taxa Mensal de Franquia: esse valor pode ser considerado como aluguel, cobrando a cada mês, para subsidiar o serviço de suporte fornecido pela franqueadora.

Uma coisa é certa, independente do ramo e tamanho da franquia, o empenho no gerenciamento deve ser o mesmo. Ao contrário do que pode parecer, uma marca com atuação exclusivamente digital carece dos mesmos cuidados das que possuem loja física.

Quanto às regras, todas as empresas são exigentes no cuidado e divulgação da marca, não importa se pouco ou muito conhecida do público. O objetivo central é propagar e consolidar o nome da organização com serviços, produtos e atendimento de qualidade.

Ramos de atuação

A lista de empresas que oferecem concessões via franquia é grande. No Brasil, elas são divididas em 11 categorias, o que facilita na hora de escolher a de maior afinidade. São elas:

  • Alimentação
  • Casa e construção
  • Comunicação, informática e eletrônicos
  • Entretenimento e lazer
  • Hotelaria e turismo
  • Limpeza e conservação
  • Moda
  • Saúde, beleza e bem-estar
  • Serviços automotivos
  • Serviços e outros negócios
  • Serviços educacionais

Quais tipos de franquia existem no mercado

Depois de conhecer alguns atributos, chegamos ao objetivo desse artigo: mostrar quais são os tipos de franquias disponíveis e suas principais características. Essa informação é importante na escolha da franquia, uma vez que determina, entre outras coisas, a forma de investimento e até a participação da marca no mercado ou localidade.

São oito modelos disponíveis que podem determinar desde a forma de comercialização de produtos e serviços até a presença de outras unidades da mesma marca no bairro ou cidade escolhido.

  • Unitária:

Esse é o modelo mais comum de franquia. O empreendedor que escolher esse formato deve estar ciente que precisa instalar a loja em um local específico, determinado pela franqueadora. Ou seja, a franquia irá operar com exclusividade em um bairro, centro comercial, Shopping Center, entre outros.

  • Combinada:

A franquia Combinada é quando o empresário reúne no mesmo local duas ou mais franquias distintas, mas que oferecem produtos ou serviços que se complementam, não podendo gerar concorrência entre elas.

Para estabelecer esse modelo de franquia, é preciso que as empresas envolvidas permitam a atividade e estejam cientes da operação.

  • Desenvolvimento de área:

Modelo mais visado pelos empreendedores que pretendem expandir os negócios. Na franquia de desenvolvimento de área, o franqueado tem autorização para abrir outras unidades na mesma região, ficando responsável pelas lojas.

Os franqueados dessa modalidade se comprometem a abrir um determinado número de unidades no prazo estipulado pelo franqueador. Em geral, esse modelo é escolhido por quem já está há algum tempo no mercado, uma vez que requer experiência e alto capital de giro.

  • Master:

O franqueado Master adquire o direito de representar a marca franqueada com exclusividade em uma determinada região, delimitada pela franqueadora. Inclusive, ele pode firmar parcerias com outros empresários e criar subfranquias. Com isso, o Master se torna responsável pelas unidades daquela região, recebendo o percentual de lucro das lojas criadas.

Banner Geral Orçamento

Esse modelo também exige conhecimento em administração e capital de giro para investir nas unidades.

  • Microfranquia:

Um dos modelos mais procurados atualmente, a microfranquia é ideal para quem deseja empreender, mas não dispõem de muita verba para investir.

A concessão de uso da marca desse tipo de franquia está disponível por até R$ 90 mil e requer pouca estrutura para ser instalada. Algumas oferecem opção de quiosque, carrinhos e até trabalho home based, no qual o franqueado trabalha em casa.

  • Conversão:

Esse modelo de franquia ocorre quando um empresário que atua no mesmo ramo da franqueada opta por comercializar os produtos e serviços da mesma. Dessa forma, além de compartilhar experiência de mercado, ambos saem ganhando com redução de custos de instalação e manutenção dos clientes já existentes.

  • Shop in Shop:

Outro modelo de franquia que tem ganhado força no mercado. Com a Shop in Shop, o empresário que possui uma loja física, instala um quiosque no estabelecimento para comercializar serviços ou produtos complementares aos já existentes no local.

Assim como a versão “Combinada”, é preciso que a franqueadora esteja ciente e de acordo com a operação.

  • Social:

Esse é um tipo de franquia que não visa o lucro. O principal objetivo é a divulgação de projetos sociais como forma de expandir sua atuação e beneficiar mais pessoas. Como as franqueadoras são instituições sem fins lucrativos, o trabalho do empreendedor social será utilizar as técnicas do modelo de negócio para replicar o projeto.

São muitas as opções de franquia para escolher. Basta analisar as características, adequar ao perfil empreendedor e começar a lucrar.

Saiba mais sobre os Tipos de Franquia

Contabilidade para franquias: como funciona e quais são as vantagens?

5 dicas de contabilidade para franquias

Ainda não possui uma contabilidade para franquia e não sabe como funciona uma franquia? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: + 31 97196-0369

Planilha de Cenários Financeiros
Compartilhe

Clique para avaliar este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *