Restaurante inova e lança rodízio de coxinha
31 de julho de 2019Restaurante inova e lança rodízio de coxinha
Olá, meu amigo empreendedor! Conversamos, no decorrer das últimas publicações, sobre a importância de trabalhar seu restaurante de forma a “ser lembrado”.
Compreendemos que o marketing de seu estabelecimento é um ponto alto, mas, que diversas variáveis devem ser analisadas com muito carinho. Apresentamos a ideia de empreendedorismo associado a inovação e mostramos uma logística recorrente com belas histórias inovadoras do ramo alimentício.
Hoje, vamos apresentar uma nova história brasileira muito bacana. A história de hoje vai ensinar que, para empreender, inovar e ter um diferencial de respeito no mercado, podemos ter uma “ideia simples”, porém, bem planejada e bem estruturada.
Porém, antes de iniciar nossa narrativa, queremos que você se faça uma pergunta e deixe a resposta separada até o fim do presente artigo: qual o limite da sua imaginação (e visão) empreendedora?
Vamos conhecer o Santa Coxinha!
Conseguiu responder do parágrafo anterior? Ok! Guarde essa resposta em sua mente, separe um pequeno intervalo do seu tempo e vamos ter uma pequena viagem… Vamos para a zona leste de São Paulo, em Vila Zelina!
Vamos nos encontrar em um restaurante/ lanchonete chamado “Santa Coxinha”. Nome atrativo, não é? A ideia de seu proprietário também.
O estabelecimento foi fundado em 1982 na forma de um pequeno quiosque especializado em coxinhas com receitas próprias (que já faziam um certo sucesso frente ao pequeno público que frequentava).
Não foi muito difícil alcançar o coração de muitos paulistas. Afinal, um dos salgados mais famosos e mais queridos pelos brasileiros é a coxinha. A coxinha comum, com massa clássica e recheio tradicional de frango, já pode ser considerado um dos patrimônios da nossa culinária.
Diversificação de algo tradicional, isto mesmo!
Imagina entrar para o mercado alimentício com uma simples ideia: diversificar (e inovar) dentro do ramo trazendo diferentes receitas desse amor gastronômico. E não é só isso, para estruturar melhor a ideia, vamos basear tudo em receitas próprias.
Essa ideia, a priori simples, fez com que um pequeno quiosque crescesse e se tornasse um verdadeiro paraíso gastronômico com mais de 50 deliciosas e cobiçadas receitas de coxinha. Sim… Somente coxinha.
O restaurante é familiar e, atualmente, é administrado pela terceira geração da família. Tem, em seu cardápio, recheios extremamente inusitados: feijoada, strogonoff, salmão, pato com molho de laranja, pepperoni com creme cheese etc.
Se o paladar do cliente não inclui uma dieta que abranja carnes, tudo bem! A charmosa lanchonete Santa Coxinha conta com cerca de 15 opções vegetarianas, como brócolis com queijo, berinjela com tomate seco, 3 queijos e palmito etc. Ainda há um pequeno “mimo” do local: uma coxinha doce de brigadeiro para sua sobremesa.
Não acha inovador o suficiente?
Os proprietários podem te surpreender com as bebidas: o cardápio inclui refrigerantes de diversas regiões brasileiras e cervejas importadas. O importante, no Santa Coxinha, é que você tenha uma agradável (e diferente do tradicional) refeição.
Caso o cliente se sinta ligeiramente indeciso com a variedade do cardápio de coxinhas, o mesmo tem uma divertida e deliciosa solução: a lanchonete conta com um serviço de rodízio de coxinhas.
Outra ideia bem simples e que funciona muito bem para grandes (e pequenas) pizzarias. E se a coxinha é tão amada, não vemos motivos para que um rodízio de tal iguaria não faça sucesso.
Hummm! Rodízio de coxinhas!
No Santa Coxinha, o rodízio conta com 13 sabores de coxinhas salgadas e 1 sabor de coxinha doce. Porém, caso você tenha visitado o estabelecimento nos últimos meses, provavelmente vai se surpreender quando voltar, uma vez que o cardápio passa por uma mudança mensal.
O preço é outro diferencial da marca, por se tratar de um passeio bem acessível (e que abrange toda família): crianças entre 8 e 12 anos pagam aproximadamente 30 reais, já os adultos pagam um pouco mais, sendo o valor de 50 reais.
Por esses valores, você e sua família podem comer a quantidade de coxinhas que quiserem (não há um imite de coxinhas por pessoa no rodízio) e o refrigerante é por conta da casa.
Cardápio na hora no conceito SLOW FOOD
De uma forma geral, a equipe familiar do Santa Coxinha surpreende o paladar de seus clientes constantemente, fazendo todo seu cardápio na hora (conceito SLOW FOOD), de maneira artesanal e com todo cuidado e carinho.
Por tudo isso, o Santa Coxinha passou a ser um referencial gastronômico de São Paulo, destaque em redes sociais e páginas da mídia, além de encontrar-se nos melhores guias gastronômicos da cidade. A bela lanchonete, com seu delicioso cardápio, chegou a ser anúncio do Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
Ou seja, uma simples ideia, um bom planejamento, um bom marketing e muitos clientes satisfeitos… Uma receita de sucesso.
Uma ideia que desperta diversas oportunidades
Aqui, é importante deixar claro que, se sua ideia é trabalhar com um rodízio, sempre há algo para inventar e incentivar o trabalho inovador. Existem diversos sabores de um mesmo prato e que podem ser apresentados ao cliente em forma de um saboroso rodízio. Ou seja, é uma simples ideia que apenas deve ser bem estruturada.
Diferentes carnes, diferentes risotos, diferentes coxinhas… Não existe limites para essa ideia. Afinal, quase todos os tipos de receitas podem ser servidos de forma rotativa.
Sob tal perspectiva, retomamos a pergunta do início do presente artigo: qual o limite da sua imaginação (e visão) empreendedora?
Chegou a hora de pegar sua resposta e fazer uma análise crítica sobre sua resposta. Para atrair clientes de maneira constante ao seu restaurante, é necessário não ter medo de surpreender, se diferenciar e se destacar.
Conclusão
Esperamos ter ajudado com nossa breve conversa de hoje. Almeje que a inovação faça parte da gestão de seu estabelecimento para que você sempre possa fornecer experiências extraordinárias aos seus clientes famintos, que se tornarão fiéis e terão um número crescente.
É o caso de um rodízio? Essa pode ser uma excelente ideia. Que tal conversarmos mais sobre isso! Deixe nos comentários ou, se se sentir à vontade, procure-nos para tomarmos um café e planejar de forma eficiente seu novo plano (primordialmente, voltando nosso pensamento para todas as questões fiscais e legais que envolvem o ramo).
Converse com sua equipe, separe seu cardápio e prepare seus clientes com um caloroso “está servido?”
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2 Comentários
A Previsa agradece!
Sou a Amanda Da Silva, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.