Restaurante abrange empreendedorismo, inovação e empatia

15 de julho de 2019 Contabilidade para restaurante

Restaurante abrange empreendedorismo, inovação e empatia

Bom dia, empreendedor! Hoje, sua contabilidade para restaurante traz uma boa conversa que se mantém na logística de “histórias inovadoras no ramo alimentício”. Afinal, empreender nesse mercado requer muito mais do que “saber cozinhar com maestria”.

Porém, especificamente hoje, voltaremos um pouco a nossa análise empreendedora para uma busca por um mundo melhor.

 Hoje, buscamos ativar seu lado solidário

Analogamente, no último artigo, contamos um pouco sobre Jody Scaravella, que abriu espaço para idosas voltarem ao mercado de trabalho, tornando-as chefs de seu restaurante em Nova York. Agora, vamos pensar em um processo de inovação bem no “nosso quintal”. Nossa história de sucesso de hoje nos levará para uma rápida viagem a São Paulo.

Mas, antes que nossa viagem comece, queremos que você retome os recantos mais caridosos de seu coração. Vamos tentar pensar um pouco no que o sucesso pode nos proporcionar e como podemos usar um pouquinho do nosso sucesso para o auxílio ao próximo.

Conquanto nesse artigo vamos mostrar que o sucesso vai além do seu saldo bancário. E aí? Preparado para viajar com a gente? Então, pega a pipoca e separe uns minutinhos para ler uma história bem bonita.

Vamos lá?

As crianças do Hospital de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci)

Já a algum tempo, existe um pequeno restaurante na rua Oscar Freire. Seu proprietário (e protagonista de nosso artigo) se chama Manoel Almeida. De dentro de seu estabelecimento, na zona oeste de São Paula, Manoel sempre via passar algumas crianças vindas do Hospital de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci).

Decerto, como trata-se de um hospital público, a ideia original de Manoel foi a de auxiliar essas famílias. Dessa forma, ele afixou um simples cartaz que notificava a todos sobre um bufê gratuito aos pacientes mirins (e a seus pais).

Porém, como estratégia de marketing, o cartaz não foi muito certeiro e poucas famílias foram ao estabelecimento.

O projeto tomou proporção maior com o nome Sophia Osteria

A ideia, então, tomou uma proporção um pouco maior e Manoel foi ao hospital, perguntar se poderia levar aquele auxílio de forma melhor para os pacientes.

Em parceria com o superintendente da Fundação Criança, Vagner Carvalho, Manoel criou um sistema de divulgação e encaminhamento.

O nome do estabelecimento e do projeto, agora, são divulgados por todo o Brasil: Sophia Osteria.

Pessoas com dificuldades financeiras para se manter em São Paulo

Uma informação muito relevante ao caso: entre os pacientes do Itaci, 30% vêm de outros estados e as famílias acabam encontrando dificuldades para se manter e em uma cidade cara como São Paulo.

Por isso, o hospital oferece alimentação para as 70 crianças que recebe por dia, além do acompanhante. Mas, como grande parte delas são de baixo poder aquisitivo, atitudes como a do Sophia Osteria fazem muita diferença.

Entretanto o público alvo (e pagante) do Sophia Osteria não faz parte de um grupo de pessoas com dificuldades financeiras.

A comunicação do Sophia Osteria é um ato de empatia

Alguns textos anteriores, aqui no nosso blog, nós comentamos que a localização diz muito sobre o seu público alvo, certo? O estabelecimento em questão fica, conforme já mencionado, em plena rua Oscar Freire, bairro nobre da capital de São Paulo.

Apesar de sua localização, o restaurante exibe uma placa oferecendo comida de graça para crianças com câncer. Isso vai além dos limites da inovação (uma vez que campanhas de caridade dão uma imagem sempre positiva ao estabelecimento), vai além de uma visão empreendedora… A ação do Sophia Osteria aborda um ato de empatia.

Inesperadamente, o almoço do restaurante é servido em sistema de bufê e custa R$ 29,90. Manoel disse que não se preocupa com um possível preconceito de seus clientes pagantes. “É esse tipo de atitude que salva a vida das pessoas”, completou Vagner.

Bonita a história? Nós também achamos

Hoje, nossa ideia é tentar fazer com que campanhas como a de Manoel possam ser propagadas e se multipliquem. Sabemos que o empreendedorismo é um ato complexo e que requer muito de nosso tempo (e de nosso potencial). Sabemos que a vida de um gestor de restaurante é turbulenta e requer correria (além de pouco espaço na agenda).

Hodiernamente, o mercado alimentício tem crescido muito (como já mencionamos em diversos outros textos de nosso blog). O que resulta em uma vasta concorrência e, possivelmente, muita dor de cabeça. Nós sabemos!

Mas, também sabemos que campanhas como essa ajudam muitas pessoas que precisam. Sophia Osteria, hoje, tem um reconhecimento maior em território brasileiro em consequência de um ato relativamente simples, uma ideia inovadora, empreendedora e extremamente bonita.

Caso seja seu interesse por em prática ideias como essa, seu contador para restaurante pode lhe auxiliar

O governo vê com bons olhos estabelecimentos que têm atos de cidadania (em grande, média ou baixa escala). Converse com seu contador e ele poderá lhe auxiliar.

Não vê pontos positivos? Bem, além de auxílio do governo e o benefício de poder ajudar o próximo, campanhas de solidariedade trazem uma visão positiva de toda sociedade para o estabelecimento. Seu restaurante sairá ganhando não somente na ação tão positiva frente a pessoas que precisam, mas, também, como um passo à frente no marketing de seu restaurante.

Um grão de areia valioso no deserto que vivemos

Você pode começar com ações “menores”. O proprietário do Sophia Osteria, Manoel, começou a se interessar por ações sociais quando trabalhava na Whirlpool, multinacional dona da marca Brastemp. Lá, ele arrecadou roupas e brinquedos para um abrigo de crianças em situação de risco.

O próprio empresário classifica suas ações como “um grão de areia”. Porém, um grão que pode ser toda diferença no “deserto” que muitos vivenciam.

Quem sabe outros restaurantes, salões de beleza, academias, escolas etc seguem o mesmo caminho?

E aí? Vamos embarcar nessa? Tem uma ideia empreendedora, empática e solidária? Compartilhe com a sua contabilidade para restaurante especializada! Quem sabe não ajudamos a disseminar sua ideia e fazer seu “grão de areia” se transformar em algo maior.

Caso já tenha uma ideia inovadora, conte para a sua contabilidade para restaurante! Vamos compartilhar empreendedorismo para fazer com que o mercado de alimentação continue sempre crescendo e inovando.

Guia de Sucesso para bares, restaurantes e lanchonetes

 

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