Principais reclamações de clientes de Provedor de Internet

20 de abril de 2021 Reclamações de provedores de internet

Você consegue imaginar sua vida sem a internet? Trabalho, estudo, compras, comunicação, lazer, informação, transações bancárias. A rede mundial de computadores está presente no dia a dia, desde as operações mais básicas até as avançadas. Já faz algumas décadas que a internet se tornou item essencial no mundo e com elas as principais reclamações de clientes de Provedor.

E por estar tão presente nas atividades do cotidiano, qualquer sinal de interrupção na conexão é tido como um problema. E quando a dificuldade de acessar a internet ocorre com frequência, os clientes recorrem à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão responsável pela fiscalização dos serviços, para reclamar das operadoras que disponibilizam o sinal.

Em alguns casos, o problema pode ser corrigido pelo próprio usuário, como mau contato de fios e configuração dos dispositivos que estão recebendo o sinal. Porém, certas situações é necessário acionar a prestadora e solicitar a visita de um técnico.

Internet no Brasil

É fato que a conexão oferecida por aqui não é das melhores. Prova disso é que o Brasil figura na lista dos países com a pior internet banda larga do mundo em termos de velocidade e qualidade de conexão.

Com cerca de 134 milhões de usuários, as provedoras com atuação no Brasil oferecem uma média de download de cerca de 2,58 mbps. Enquanto isso, em Singapura, considerada a melhor conexão do mundo, a média atinge 60,39 mbps.

Para a insatisfação dos usuários, existe ainda uma regra prevista pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) que permite que as operadoras entreguem menos velocidade que a contratada. As empresas tem como obrigação oferecer, pelo menos, 80% da velocidade acordada no plano, podendo reduzir para 40% em horários de pico.

Campeãs de reclamações de clientes de Provedor

O número de pessoas trabalhando e estudando em casa cresceu consideravelmente e, com isso, o aumento de conexões domésticas simultâneas e consequente reclamações de clientes de Provedor. Em menos de um mês, a demanda pela internet banda larga chegou a um nível até então não considerado pelas operadoras, sobrecarregando a estrutura.

Com mais pessoas online, acessando sites de streaming, plataformas de ensino, realizando reuniões virtuais, enviando arquivos, o resultado não poderia ser diferente: quedas de conexão, baixa velocidade de navegação, entre outros problemas relatados pelos clientes.

O registro de queixas enviadas à Anatel aumentaram 31,6% em relação a 2019. De acordo com uma pesquisa de satisfação realizada pelo órgão, em 2020 a banda larga fixa obteve a pior avaliação desde 2015. Em uma escala de 0 a 10, o serviço alcançou somente 6,51. Ou seja, um índice pouco acima da média.

Dentre as empresas com mais queixas está a Claro com mais de 247 mil reclamações. Em seguida está a Vivo, que teve um aumento de 17% no registro, somando 186,3 críticas cadastradas no site da Anatel.

E não foram só as grandes operadoras que viram o volume de reclamações subir. As operadoras de pequeno porte também registraram um grande aumento. As queixas cresceram mais de 100% em relação a 2019.

Como resolver problemas de conexão

Grande parte das reclamações estão relacionadas a queda do serviço e lentidão na navegação. Mas antes de acionar a provedora de internet e, posteriormente a Anatel, o cliente tem a chance de resolver o problema sozinho e o melhor, em menos tempo.

A primeira providência é testar a qualidade da internet que está sendo recebida pelo dispositivo. Para isso, basta acessar um dos sites que realizam a medição da velocidade de conexão em poucos segundos. Algumas opções seguras são:

  • Brasil Banda Larga
  • Simet
  • Speed Test

Abaixo, vamos apresentar os principais problemas que ocorrem com a conexão e a forma eficiente de resolver sem ajuda de um técnico ou somente com uma ligação.

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Conexão intermitente

Esse problema está no topo da lista de reclamações. Em alguns casos, a causa está nos equipamentos ou mesmo na casa do cliente. A queda constante de sinal ocorre, principalmente, nas conexões realizadas via Wi-Fi. Nesse caso, a falha pode estar relacionada aos obstáculos presentes no caminho que o sinal percorre até o dispositivo, como quantidade de paredes.

Além disso, algumas quedas são causadas por mau contato nas tomadas, cabos frouxos e quedas de energia.

  • Solução: é preciso conferir fios e conectores para certificar que o problema não está na energia. Caso a interferência seja paredes e móveis, o melhor é instalar um repetidor de sinal, que irá facilitar o caminho.

Erro de rede

Para que um dispositivo tenha acesso à internet é preciso que as configurações estejam preparadas para receber o sinal. Qualquer dado inserido de forma errada prejudica a conexão, como número de IP trocado ou mesmo falhas no adaptador de rede.

  • Solução: Uma forma de resolver o conflito é acessando as configurações do sistema no computador. Para tanto, basta executar a “Solução de Problemas”. Caso seja erro de rede, o programa irá corrigir, possibilitando o acesso à internet.

Velocidade baixa

Páginas que demoram a carregar, erro no envio de arquivos, pausa nos vídeos. Esses são alguns dos indícios que mostram que a internet não está funcionando na velocidade correta.

Dentre os motivos da baixa velocidade estão as configurações do computador. Dispositivo lento e preferências do navegador podem reduzir a conexão. Acessar em horário de pico ou ter muitos acessos partindo do mesmo modem também podem reduzir o sinal.

  • Solução: Para comprovar a lentidão da conexão, basta acessar os sites de teste que informamos. Feito isso, é partir para a resolução do problemas. Limpar o cache e histórico de navegação, e melhorar as configurações do computador é uma das formas de retomar a conexão. Se o motivo for quantidade de acessos, a saída é desligar alguns pontos que estão conectados.

Se o problema persistir, é melhor entrar em contato com a operadora e relatar.

Quer saber como resolver outras reclamações de clientes de Provedor

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