Perspectivas para o mercado de banda larga

29 de abril de 2019 Perspectivas para o mercado de banda larga

Perspectivas para o mercado de banda larga

Você, do ramo de telecomunicações, já tem ciência de que está inserido em um dos ramos mais usados no mundo das corporações? Ainda não tinha esse conhecimento? Pois bem, seu ramo é exatamente assim e, exatamente por isso, passa por uma real revolução tecnológica, atualmente.

O crescimento dessa área é latente: de acordo com o portal Statista, o faturamento global do setor de telecomunicações foi de € 1,099 bilhão em 2014 e está estimado a atingir € 1,196 bilhão em 2019, ou seja, um crescimento de 8,83% em 5 anos.

Já parou para se atualizar? Não? Não fique tenso! Estamos aqui para trazer para você as próximas tendências de Telecom. Pega a pipoca e aproveite!

 

Muita mudança, tecnologias novas e competitividade da concorrência

Primeiramente, é importante dizer que todas as perspectivas da área são muito variadas e estão anunciando alguns importantes paradigmas nas vidas sociais e nos meios empresariais. Isso porque a tecnologia em si causa grande impacto e muitos benefícios para a sociedade.

Esse impacto acaba sendo a real necessidade de que esse ramo esteja em constante mudança. Pense assim: muda a forma de ver o mundo, mudam os negócios, mudam as relações, mudam as tecnologias… Nós acompanhamos as mudanças tecnológicas e elas também nos acompanham (como uma grande bola de neve digital).

Por falar em “digital”, a internet jamais estaria de fora das tendências do mercado de 2019. Existe, atualmente, uma grande transformação digital. Smartphones, dados em nuvem, mobilidade…. A exigência da conectividade é algo real e imediato. Isso resulta no “boom” da comercialização de experiências e plataformas digitais. Um ponto alto? A competitividade e a concorrência. Seguem tópicos para você, empresário, ficar atento:

 

  1. Oportunidades devido a comunicação por vídeo

Meu amigo empresário, esteja preparado! Além do aumento de concorrentes, haverá o aumento de oportunidades e, consequentemente, o aumento da receita. 2019 pode ser todo seu. Foco, força e aproveite!

Entrelaçada a essa ideia de estar conectado, temos a perspectiva de aumento do uso do serviço de telefonias digitais (que gera facilidade na troca de informações e redução de custos).

A vantagem desse tipo de serviço e o motivo do mesmo estar em alta vai além das ligações usuais hodiernas: fazer conferências e vídeo chamadas é a nova tendência do mercado.

  1. Armazenamento em nuvem favorecerá o consumo ainda maior

O ramo de Telecom, de uma forma geral, tem como perspectiva uma melhoria considerável na comunicação interna e externa das corporações. Além disso, os empresários de todas as áreas acabarão se tornando mais ágil e segura.

Uma questão que já se faz muito atual para muitas pessoas é a computação em nuvem. Cada vez mais as empresas terão uma cultura de comprar serviços e não mais de comprar produtos.

Isso porque a comunicação em nuvem está fazendo com que os hardwares e dispositivos de mídia se tornem cada vez mais descartáveis ou ultrapassados.

Para uma organização, muitas vezes, já não vale mais a pena ter um grande data center, sendo mais vantajoso guardar os seus dados e informações em nuvem. Já ouviu falar no Google Drive?

Ele já estava presente em nossas vidas há algum tempo, porém, agora, serviços como esse se fazem muito mais atuais do que antigamente. Uma visão bem “Black Mirror”.

 

  1. Mobilidade e acesso em tempo real mesmo em locais remotos

Pensando nesse tipo de tendência, temos sempre em mente que a mobilidade na comunicação será a cereja do bolo de telecomunicações. Reduzir distâncias acabará aumentando a expansão da mobilidade e a oferta de serviços para tal demanda.

Voltamos a ideia de crescimento de mercado… Concorrência… Oportunidades… Maior receita! Tendo um bom planejamento de negócio, a grande perspectiva de 2019 será sair do vermelho (ou manter-se bem distante dele).

É legal destacar a visão empreendedora mais voltada para os sistemas integrados. Integração de processos e rotinas já faz parte da realidade das pequenas, médias e grandes corporações.

Um planejamento de recursos da empresa acaba se tornando uma forte tendência de mercado, uma vez que permite unir dados de diferentes setores da corporação. Em resumo, uma perspectiva para ação de telecomunicações para o atual ano é proporcionar acesso, em tempo real, a todos os envolvidos.

 

  1. Tecnologias disruptivas e inteligência artificial

Um ponto alto para o presente ano também será o investimento em inteligências artificiais. Empresas mais antenadas estarão iniciando experimentos na presente área com o intuito de elevar o engajamento com o cliente.

Conversar com a secretária eletrônica nunca foi um passado mais “real” e “presente” do que em 2019. O objetivo dessa tendência é ofertar interações mais personalizadas e com maior contexto. Sendo assim, não é somente um diálogo padrão com uma secretária eletrônica falando “alô”. A satisfação do cliente é a base dessa inteligência.

Os assistentes virtuais se tornarão, cada vez mais, inteligentes e eficientes, o que permite um atendimento incrível ao cliente e, assim, uma experiência que supere suas expectativas, além de permitir que a empresa economize a médio e longo prazo.

Para que todas as perspectivas deem certo, as novas tecnologias irão “ultrapassar” o sistema de inovação atual.

Para tanto, as ditas “tecnologias disruptivas” terão como foco o engajamento maior e, novamente, a satisfação do cliente. Pensando nas empresas, a telecomunicação poderá privilegiar a automação das tarefas.

  1. Economia

Por último, mas, não menos importante, temos a economia. Pois é, o desejo de economizar não mudou e tende a não mudar. O mesmo se faz presente em todas as empresas, e uma ótima alternativa para isso é a gestão de telecomunicações, cujo crescimento está bastante acentuado.

Elas devem ser mais adotadas a cada dia que passa, já que existem várias dicas de como reduzir custos com gestão de Telecom quando o processo é feito da maneira correta.

Está tão empolgado quanto nós? 2019 já está quase no meio e alguns desses itens já existem com força atualmente, enquanto outros ainda podem ser considerados como fetos da modernidade, principalmente pelo potencial massivo de crescimento que eles têm no mercado.

Quem estiver na linha de frente e bem engajado quanto às novas perspectivas de mercado, terá boas vantagens competitivas.

Por isso, nossa dica é: aproveite a oportunidade de se antecipar às tendências de Telecom e faça o que for possível para adotá-las, da gestão de Telecom aos assistentes virtuais, e colha todos os bons frutos que eles podem oferecer!

 

 

 

ebook TELECOM

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

Leia também:

5 passos essenciais ao abrir empresa de Telecom

Telecom: contratar um contador ou começar a empresa sem auxílio?

Contabilidade especializada em Telecom X Contabilidade convencional: qual a melhor opção para sua empresa?

Como devo trabalhar SVA X SCM na minha empresa de Telecom?

Seleção de fornecedores: 8 critérios que vão ajudar a sua empresa de Telecom

 

Se você gostou deste artigo e quer saber como a Previsa Contabilidade também pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco.

Blog: https://previsa.com.br/blog
Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNnAbF8ms6SzsW6oxr9ufBw
Twitter: https://twitter.com/previsa

  Whatsapp: 55 31 99967-7662

Solicite um orçamento
Compartilhe

Clique para avaliar este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *