Mercado origem: a próxima novidade em bares e restaurantes de BH
24 de outubro de 2019Mercado origem: a próxima novidade em bares e restaurantes de BH
Olá, empresário! Preparado para mais um momento de troca de informações e de crescimento intelectual entre amigos empresários? Hoje, vamos conversar contigo, que possui um empreendimento no ramo alimentício, contando um pouco sobre uma inovação do mercado. Curioso para saber um pouco mais? Então, separe alguns minutos e relaxe… vamos conversar!
Elo entre agricultura familiar, tecnologia, conhecimento e o entretenimento de famílias
Um marco para a agricultura familiar e para disseminação dos sabores de Minas e do Brasil para o mundo: é isso que o Mercado de Origem pretende ser, e é sobre ele que vamos conversar.
O empreendimento, que terá a primeira unidade construída no bairro Olhos D’água, às margens da BR-040, em Belo Horizonte, vai funcionar como uma central de produtos, conhecimentos, tecnologias e eventos relacionados à agricultura de Minas Gerais e de outras partes do país, fundamentado seis conceitos: saber, saúde, sabor, social, sustentabilidade e sucesso.
Um canal de distribuição facilitador que segue uma tendência mundial
No Brasil, e no restante de todo o nosso mundo, uma média de 80% dos alimentos são produzidos por pequenas famílias em propriedades rurais, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Para a ONU, a agricultura familiar é um passaporte para erradicar a fome mundial e alcançar a segurança alimentar sustentável. Você deve conhecer ao menos uma pessoa que sonha em ir para o interior e ter uma pequena casa com sua própria hortinha, certo? Pois bem… Essa pessoa não está sozinha no mundo!
No Brasil, atualmente, os números mostram que esse seu amigo tem muitos e muitos seguidores: de cada dez alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros, sete vêm de propriedades pequenas, cujas produções modestas são da responsabilidade direta das famílias que tocam a roça.
O problema dessas famílias é a figura do atravessador, que muitas vezes pressionam com condições abusivas e preços bem abaixo do mercado.
O problema das famílias produtoras, cooperativas e associações será suprimido favorecendo a sustentabilidade
Segundo o presidente da Fundação Doimo/Grupo Uai, e idealizador do projeto, Elias Tergilene, no Mercado de Origem não vai existir a figura do atravessador – o que já é um grande alívio e um imenso ponto positivo.
Um dos objetivos mais latentes do projeto, além da valorização da agricultura familiar, consiste em abrir espaço para uma média de mais 300 produtores, cooperativas e associações de agricultura familiar para que essas comercializem diretamente para o consumidor final e para o atacado, produtos tradicionais, como cafés, queijos, carnes, frutas, bebidas, doces e artesanato. Se você é um grande admirador da vida saudável, e, inclusive, se esse é o foco de seu restaurante, o Mercado de Origem será um grande aliado.
Como surgiu o Mercado Origem e a infraestrutura planejada
O mercado foi desenvolvido pela Fundação Doimo/Grupo Uai, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG).
Ao todo, o empreendimento terá cinco pavimentos, 14.000 m² na primeira fase e mais 26.000 m² na segunda, totalizando 40.000 m² de área construída. Também terá estacionamento gratuito para 1.200 veículos –entre vagas disponibilizadas no mercado e outras no BH Outlet, localizado em frente.
A ideia é que o espaço seja um centro de atacado e varejo para apresentação, exposição e prova de produtos de origem, de forma a proporcionar experiências que façam os visitantes percorrem toda a história do produto e do produtor, da fazenda à mesa.
A ideia é que a sustentabilidade ultrapasse as barreiras mineiras
Além de ser um ponto de disseminação da agricultura familiar para o Estado e outras regiões do país, a proposta do Mercado de Origem é romper as fronteiras e levar os melhores produtos para outros países – o que será de suma importância para que a ideia de sustentabilidade ultrapasse as barreiras mineiras.
Para abrir caminho para os produtores, uma comitiva brasileira expôs produtos de origem nacional – como mel e pão de queijo – na maior feira de alimentos do mundo, a China International Import Expo. A comitiva foi composta por empresários, como Elias Tergilene; representantes políticos, como o prefeito de Uberaba, Paulo Pial; líderes de associações de agricultores, como Luis Henrique Borges, presidente da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim), que tem mais de 5 mil associados; e agricultores.
Se você, empresário, possui estabelecimento foram de Minas Gerais, e achou a ideia inovadora e muito significativa, isso significa que você não pode e não precisa ficar de fora.
A escolha dos expositores terá suporte da Emater
Ah… E se, lendo essas informações, o seu receio é que o projeto não escolha de forma assertiva os produtores, saiba que a seleção dos produtores, cooperativas e associações de agricultura familiar que vão integrar o Mercado de Origem está sendo realizada por meio de um termo de cooperação técnica com a Emater.
A empresa está considerando critérios como qualidade dos produtos, capacidade de entrega e emissão de notas fiscais, além de habilitação sanitária. Ou seja, você terá acesso a produtos comprovadamente de qualidade. Sem receios!
Glenio Martins, presidente da Emater, explica que a diversidade também é um fator determinante para a escolha dos expositores. A ideia de explorar os diferentes biomas mineiros (climas e solos diferentes) reflete diretamente em produtos diferentes de cada região. Ou seja, para a Emater, um dos focos é proporcionar a você, que consumirá os produtos do Mercado de Origem, diferentes alimentos de diferentes regiões.
A Emater acompanhará os selecionados com suporte técnico e comercial
Além de realizar a escolha dos produtores, a Emater vai acompanhar os selecionados para dar suporte técnico necessário da porteira para dentro, para orientar a produção, e fora dela, para amparar nas agendas de comercialização.
Em resumo, tudo será feito de forma organizada e bem elaborada. Você não terá problemas e os seus pratos serão feitos a partir de produtos de qualidade e vindos daquela hortinha tão pura da família do interior (possivelmente).
Propósito voltado ao desenvolvimento econômico e inclusão do produtor rural
O Mercado de Origem será uma grande oportunidade para que as pessoas tenham acesso aos produtos típicos de Minas direto dos produtores, sem atravessadores, com preço justo e com alto padrão de qualidade.
O projeto adota o conceito de mercado escola, ou seja, todas as atividades do empreendimento serão voltadas para ampliar o saber das pessoas sobre a agricultura, e ainda possui função social pautada na inclusão do produtor rural no mercado varejista e atacadista de alimentos sem atravessadores.
Ansioso para o Mercado de Origem? Deixe aqui nos comentários e vamos trocar informações sobre o que mais esperamos dele!
Sobre a PREVISA CONTABILIDADE para Restaurantes e Bares
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2 Comentários
Mercado de Origem : E o projeto arquitetônico, quem é o autor?? Não localizei nenhuma palavra sobre esta importante responsabilidade.
Olá Rose, tudo bem? Na verdade é um empreendimento espetacular, para falar dele completamente precisaríamos de vários exemplares de livros pois é bem planejado. Como é um artigo curto, algum detalhe ficaria de fora mesmo, porém, agradecemos por ler.