Mercado Consumidor: qual sua importância para a abertura do seu negócio?
6 de agosto de 2020Mercado Consumidor: qual sua importância para a abertura do seu negócio?
Ser dono do próprio negócio é um sonho que tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas. E assim, se faz importante entender a qual mercado consumidor irá atender, suas demandas, características e exigências.
Empreender exige coragem e conhecimento. Para abrir uma pequena empresa, não basta ter somente ideias. É imprescindível que o mercado consumidor esteja claro e bem definido, pois toda a demanda do negócio se apoia nos desejos e necessidades do consumidor.
E aí, você já sabe qual é o seu mercado consumidor? Já parou para pensar nas necessidades dos seus clientes? Ou ainda não sabe o que é realmente um mercado consumidor? Não se preocupe, estamos aqui para explicar tudo.
Significado de Mercado Consumidor e a importância para os negócios
Mercado consumidor é um termo utilizado quando se refere aos consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um país, que compre ou utilize os produtos de empresas específicas. Ou seja, todas as pessoas que tenham um poder de compra.
Alguém vende algo, outro alguém precisa deste algo, no momento que ambos se encontram, temos o mercado. Se dissermos que mercado é o ponto de encontro entre oferta e procura, não estamos errados, como também seremos precisos se dissermos que mercado é a relação entre a oferta e a procura.
No mundo dos negócios o mercado se encontra dividido em categorias
Dentre elas, uma das mais importantes é a de mercado consumidor, que reúne os potenciais compradores daquilo que seu empreendimento ou empresa tem a oferecer.
Então para sermos mais claros, podemos conceituar mercado consumidor como um grupo de pessoas ou organizações que está à procura dos bens ou serviços que um negócio tem a oferecer. São economicamente ativos e responsáveis por movimentar a economia local e até mesmo mundial.
Existem mercados diferentes:
B2C (Business to Consumer)
B2C significa mercado para consumidores. Ou seja, é aquele que uma empresa atende consumidores finais. Podemos exemplificar como uma compra feita em uma loja qualquer de um produto de prateleira que é em seguida consumido
B2B (Business to Business)
Já o mercado B2B são empresas que consomem produtos ou serviços de outras empresas. Ou seja, uma corporação vendendo para outra corporação. De empresa para empresa.
A importância do mercado consumidor para o seu negócio
Vimos que é de extrema importância para a empresa entender bem sobre os perfis de seus públicos, pois são eles que determinaram a prosperidade do empreendimento. Conhecendo bem seu cliente, você consegue tomar boas decisões e evitar erros na hora de desenvolver as estratégias de venda.
Dicas que devem ser observadas quanto ao Mercado Consumidor
- Não se limite aos clientes finais: como foi dito no conteúdo, por mais que vendam serviços ou produtos, as empresas também precisam de matérias-primas para fabricar ou até servir de componente para uma venda de serviços;
- Entenda bem seu mercado consumidor: para sua venda, isso é imprescindível;
- Esteja atento não só aos clientes: mas também as empresas que são fornecedoras;
- Defina corretamente o pagamento: o relacionamento e o prazo de entrega com os seus fornecedores é fundamental. Eles também podem ser considerados como clientes finais e cada um tem suas próprias características.
Benefícios de ter o mercado consumidor bem definido
- Sucesso no empreendimento: pois entendendo os desejos e necessidades de seus potenciais clientes você saberá em quais canais vender e qual a provável demanda do que tem a oferecer;
- Campanhas eficientes: uma campanha segmentada e direcionada a um público específico acaba por gerar mais resultado por se relacionar com as pessoas certas;
- Ganho de mercado: Segmentar o mercado é determinar com quem vai negociar e, assim, direcionar os esforços no caminho certo;
- Tempo de venda: Se a divulgação dos seus produtos ou dos seus serviços está chegando as pessoas que realmente tem interesse, então o trabalho dos vendedores ficará mais fácil;
- Alocação de recursos: Sem a necessidade de testar diferentes canais de comunicação e com um orçamento bem trabalhado, a ação de divulgação se torna mais eficiente com um custo relativamente mais em conta.
E aí, gostou de entender mais sobre mercado consumidor? Deixe seus comentários abaixo.
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