Marketing Digital para pequenas empresas: motivos para adotar essa ideia

4 de abril de 2019 Marketing Digital

Marketing Digital para pequenas empresas: motivos para adotar essa ideia

Após abrir seu negócio, alcançar o sucesso é um ato que requer dedicação e, além disso, superação de muitos desafios – primordialmente se seu negócio se trata de uma empresa de pequeno porte. Acreditamos piamente que você está apto para passar por tudo isso e alcançar o êxito no mercado.

Apesar de todas as dificuldades, sua empresa (mesmo sendo de menor porte) pode utilizar soluções que, até pouco tempo atrás, eram consideradas cabíveis apenas para grandes empresas. Exatamente sobre isso vamos tratar hoje, uma estratégia que já pode fazer parte da sua vida empreendedora: o marketing digital.

Primeiramente, tenha em mente que ter uma presença mais ativa no mundo digital, online e globalizado pode favorecer extremamente a visibilidade da sua empresa. A internet é uma grande revolução sobre o modo em que todas as organizações passam a interagir com seu público alvo. Partindo desse pressuposto, vislumbre a seguinte frase: “quem não é visto, não é lembrado”. Sendo assim, é de suma importância estar engajado nesse ambiente. Dessa forma, continue lendo com afinco nosso artigo! Vamos abordar os aspectos positivos em adotar tal estratégia.

Vamos pensar na abrangência do Marketing Digital

Então, vamos começar pensando na ideia do marketing digital em si: essa estratégia proporciona uma forma efetiva na refinada arte de segmentar seu público. Ou seja, com o marketing digital temos a garantia de estar no lugar certo, na hora certa… Se juntarmos a isso a ideia de “agir de forma certa”, você claramente obterá novos e importantes consumidores em potencial (nas palavras do marketing, “leads”). E, como você bem deve saber, conquistar novos clientes é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam diariamente.

Métodos tradicionais de marketing não levam em consideração a quantidade exorbitante de possíveis clientes. Já com a utilização de ferramentas digitais, esse processo de interação (tão visionário e milagroso) ocorre em etapas distintas, com diferentes materiais divulgados e acessados por usuários, onde há diversas pistas das soluções sobre a situação problema que, claramente, eles enfrentam.

Aqui, consideras-se que todo usuário é um cliente em potencial e, os que não se identificarem como sendo, não entrarão no funil de vendas do material divulgado por você. Essa ideia de “divulgação” e “acesso” gera informações que são importantes para que todas as ações de marketing possam ser direcionadas e eficazes.

Marketing Digital: relacionamento com clientes além das distâncias

Um pouco confuso? Calma! Estamos aqui para auxiliar esse processo também. Pense assim: pequenas e médias empresas acabam necessitando de uma dedicação um pouco maior (ou, talvez, muito maior) para serem notadas e lembradas. Porém, em tempos de smartphone, sua empresa não “morrerá pagã”. Exatamente porque seu possível cliente pode estar conectado nesse exato momento e sua missão de contata-lo pode ser cumprida com agilidade e sem altos custos de investimento.

Cabe ressaltar que, além de atrair uma grande gama de leads, sua presença no mundo virtual acabará por gerar uma identidade visual para seu negócio (e sua marca). Pessoas passam a conhecer seus produtos/ serviços e podem sempre acompanhar as novidades.

A partir desse ponto, você pode manter um relacionamento agradável e lucrativo pós-venda. Exatamente aí, nesse ponto, existe uma possibilidade agradabilíssima de consolidar sua empresa, gerando credibilidade para sua marca. Essa parte é importante, primordialmente, porque vai além da oferta de soluções de qualidade. Ela demonstra que você possui domínio sobre o assunto escolhido para a área de atuação de seu empreendimento e estreita seus laços com seus clientes.

Marketing Digital traz autoridade para sua marca

Podemos definir um bom benefício, certo? Sua empresa, com autoridade no que faz, será lembrada pelos clientes, parceiros e demais pessoas envolvidas no mercado. O resultado benéfico é o crescimento de forma exponencial do número de clientes e, consequentemente, o crescimento da entrada de capital.

Sendo assim, estipulamos que o marketing digital se faz importante para o encontro e qualificação de seu público alvo, além de ser igualmente necessário no que tange o vínculo entre você e os clientes.

O marketing digital permite, logo, que você dê continuidade em sua relação com os consumidores e, dessa forma, eles sempre voltem a consumir, além de auxiliar para que esses próprios clientes se tornem uma parte positiva de seu marketing e compartilhem sua marca (colaborando na expansão de sua empresa e de suas vendas).

Os desafios ao implantar o Marketing Digital

Cabe ressaltar que existem grandes desafios nessa estratégia. A primeira diz respeito à análise de todos os dados gerados. Interpretar de forma correta e tomar decisões eficazes como resultado dessa análise se faz de forma bastante complicada. Uma empresa que possui a capacidade de compreender as necessidades dos clientes tem um potencial muito maior de crescer no mercado.

Além disso, o sucesso de sua campanha é alinhado a escolha correta da plataforma de mídia que irá utilizar. E essa tarefa também não se faz muito simples, uma vez que existe uma gama elevada de canais para listar e escolher. Então, aqui, a dica é: analise o valor de acordo com as funcionalidades disponíveis (lembrando de verificar se são funcionalidades cabíveis ao seu negócio). Feito isso, feche o contrato e divirta-se!

A partir desse ponto, as dificuldades se fazem diferentes de negócio para negócio. Então, nova dica: cuidado ao implementar a estratégia de marketing digital em sua empresa! A internet é um “mundo” onde todos possuem “habilidade” e todos são “juízes”… Isso pode trazer algumas armadilhas.

Conclusão

Compreendemos que empresas de pequeno porte trabalham com um orçamento mais “enxuto”, mas, mesmo assim, aconselhamos a contratação de ao menos um profissional com conhecimento de área para que você não fique exposto a essas ciladas. Especialistas possuem visão mais ampla e bem elaborada do mercado e sabem lidar um pouco melhor com estratégias e resultados.

Pois bem, por último, mas, não menos importante, informamos que o marketing digital possibilita que pequenas empresas se estabeleçam no mercado de forma eficiente e econômica. Isso é um passo à frente considerando a competitividade do mercado atual.

Você precisará de um profissional gabaritado que auxilie, inclusive, na escolha das ferramentas que mais se enquadrem em seu perfil. Convencido a adotar tal estratégia? Então, bem-vindo ao mundo digital! Aproveite!

 

 

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