Inventário: mais que controle, uma forma de reduzir gastos

13 de dezembro de 2021 Inventário

Toda empresa que comercializa produtos, seja para consumidor final ou não, precisa ter estoque para atender às expectativas dos clientes. E para manter a quantidade necessária de mercadoria e insumos, é importante que os gestores atentem para o controle desse estoque. 

Inventário de mercadorias é uma relação que contempla a identificação, classificação, contagem e valor de todos os produtos armazenados no estoque de uma empresa. A prática deve seguir critérios de mensuração e avaliação de preço pelo método adotado por cada organização, seja por média ou outra forma.

Qual a importância do inventário

A gestão dos produtos armazenados deve ser feita diariamente. Isso garante não só que a listagem dos materiais fique sempre atualizada como agiliza a reposição em caso de falta. Colocar o controle de estoque na rotina da empresa é importante para organizações de todos os ramos, sobretudo as que comercializam mercadorias, e produzem insumos e matéria-prima. 

Outros benefícios do inventário são as melhorias na gestão de estoque, no atendimento ao cliente e na organização. 

Mas gerir o estoque vai além de garantir a organização do almoxarifado. Além de demonstrar que a empresa tem controle dos produtos que produz e comercializa, serve ainda para prestação de informação ao fisco. 

Isso é feito por meio das declarações transmitidas à Receita Federal e estadual no decorrer do ano, como registros específicos de estoque nos arquivos SPED/FISCAL e no SINTEGRA relativo ao mês de fevereiro de cada ano.

Importante salientar que, em caso de inconsistência entre o estoque físico e o contábil, a empresa pode estar sujeita à fiscalização e, se constatado diferença, será autuada.

Quanto ao balanço patrimonial, o inventário pode ser utilizado na escrituração contábil da empresa, uma vez que o estoque, em alguns casos, representa um dos maiores itens do ativo da empresa. Portanto, é de suma importância que as informações estejam precisas nos relatórios contábeis.

As consequências de um controle ineficaz impactam diretamente na saúde financeira da organização. Sem um gerenciamento rígido, o risco de desvios de produtos aumenta, o que onera o caixa da empresa. A prática também reduz perdas e desperdícios.

Além disso, a falha faz com que as previsões de reposição ocorram de forma descoordenada, gerando outros dois problemas: queda na produtividade dos colaboradores e compra de produtos com preço mais alto devido à urgência.

Como fazer o inventário

Antes de iniciar os registros, é preciso analisar algumas características da empresa e do estoque. Avaliar a periodicidade de entrada e saída das mercadorias, método de contagem dos produtos e classificação dos mesmos.

Quanto aos protocolos, é preciso manter o controle por meio do preenchimento de fichas relacionadas às movimentações. O dia a dia do estoque inclui:

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  • obrigatoriedade de registro de todas as entradas e saídas de materiais;
  • as saídas têm que ser acompanhadas de uma requisição, devidamente identificada, inclusive com o nome de quem solicitou e liberou a mercadoria;
  • adotar a conferência diária de materiais de forma aleatória, escolhendo a categoria a ser verificada. Toda e qualquer diferença deve ser comunicada e investigada com o intuito de identificar e corrigir o erro;
  • estabelecer normas de entrada e saída de estoque, que deve ser usado durante todo o processo de movimentação.

Existem três categorias de inventário, que deve ser implementado de acordo coma as necessidades da empresa. 

  • Rotativo: nesse esquema, a organização determina o melhor intervalo para realizar o inventário. Pode ser diário, semanal, mensal, bimestral, e mais. Quanto o período é estabelecido, os itens são contados e registrados.
  • Periódico: essa categoria permite comparar os períodos pré-determinados, possibilitando a identificação de falhas e correta solução. Nesse modelo, os demonstrativos são confiáveis e detalhados.
  • Permanente: o controle é feito de forma automatizada, gerando atualização em tempo real a cada saída e entrada. A vantagem dessa categoria é não precisar estabelecer período limite para conferência.

Já o demonstrativo, que apresenta os dados completos do estoque deve ser composto, no mínimo, de: 

  1. Especificação que permita a perfeita identificação da mercadoria, como: espécie, marca, qualidade, tipo, modelo e número de série; 
  2. Especificação pela unidade de medida (quilograma, metro, litro, dúzia, entre outros); 
  3. Quantidade em estoque na data do balanço; 
  4. Valor de cada unidade da mercadoria pelo custo de aquisição, fabricação ou pelo preço corrente no mercado; 
  5. Valor do ICMS incidente sobre o produto; 
  6. Valor do PIS e Cofins incidente sobre o produto; 
  7. Valor total correspondente à multiplicação da quantidade x valor unitário. 

Exemplo:

Exemplo de Relatório de Inventário

Qual a periodicidade do inventário de estoque?

Para apresentar o relatório à Receita Federal, as empresas devem atentar para o regime tributário ao qual  está enquadrado. Para as organizações que fazem parte do Simples Nacional, o inventário é gerado anualmente e entregue até o último dia de cada ano.

Para os optantes pelo Lucro Presumido, a documentação também pode ser enviada em dezembro. Porém, se optarem pelo encerramento trimestral, devem elaborar os inventários ao final de cada trimestre.

Empresas tributadas pelo Lucro Real, elaboram o inventário mensalmente, caso recolha o Imposto de Renda (IR) relativo ao apurado anual por estimativa mensal. Ou deverá ser elaborado obrigatoriamente, a cada mês, se recolher o IR pelo levantamento do balancete de suspensão ou redução.

Ainda para empresas do Lucro Real, o inventário de mercadorias deverá ser trimestral quando a apuração do Imposto de Renda for a cada trimestre.

Conclusão

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