A importância do feedback em empresas de sucesso
26 de outubro de 2022Quer melhorar seus resultados e fazer sua empresa ser mais competitiva? Leia este artigo até o final e saiba como a importância do feedback, pode te ajudar a fazer sua equipe se desenvolver e crescer. Ter bons profissionais à disposição é imprescindível para que a empresa tenha uma cultura organizacional forte e um ambiente de trabalho saudável e estimulante, capaz de atrair e reter talentos para a construção de uma equipe realmente alinhada e engajada.
Se sua equipe ainda não domina a “arte” do feedback, já passou da hora de aprender e aprimorar essa ferramenta tão importante para o crescimento tanto da empresa quanto dos próprios colaboradores. Por isso trouxemos neste artigo informações que podem te ajudar nesse processo.
O que é um feedback
Antes de implantar esse processo, é importante entender, de fato, o que seria um feedback. O feedback é uma resposta, um retorno dado a um profissional sobre seu trabalho. Esse feedback pode ser positivo ou negativo, dependendo do caso.
Sabendo disso, é extremamente importante aprimorar as maneiras de se dar este tipo de retorno aos colaboradores. Dessa forma, é possível inclusive, fazer com que feedbacks negativos passem a ser vistos como ferramentas de direcionamento para o crescimento do profissional e da empresa.
A importância do feedback nas empresas
O feedback é uma ferramenta poderosíssima dentro de uma empresa. Ele permite alinhar e realinhar as diversas práticas de seus colaboradores com a cultura empresarial. Bons feedbacks são considerados o ponto alto em uma gestão de pessoas eficientes.
A importância dos feedbacks é tanta, que são a base de trabalho de grandes CEOs, por exemplo. Retornos bem dados permitem aos profissionais compreenderem mais precisamente o que é esperado deles. Além disso, estes feedbacks também ajudam na motivação dos funcionários, fazendo com que se sintam valorizados.
Um bom feedback é a principal maneira da empresa promover o reconhecimento de cada membro de sua equipe. Além disso, esse retorno ajuda na implementação de uma cultura de busca constante pela melhoria dos processos dentro da organização.
No entanto, para que realmente façam a diferença, estas devolutivas precisam ser frequentes, fazendo parte da rotina da empresa. Dessa forma é possível não apenas manter o time engajado, mas também corrigir desvios de rota comuns em qualquer projeto.
Há inúmeros benefícios de se inserir feedbacks frequentemente na rotina da empresa. Veja alguns deles:
- Ajudam na identificação dos pontos fortes e fracos;
- Proporciona aos funcionários mais segurança de estarem no caminho certo, aprimorando seu trabalho;
- Favorece e facilita a comunicação e integração;
- Mantém a equipe motivada e engajada;
- Retém talentos;
- Aumenta a produtividade;
- Melhora a performance individual, que impacta no coletivo e resultados da empresa;
- Ajuda na criação de um ambiente de trabalho de mais qualidade.
Qual a importância do feedback para o desenvolvimento profissional?
O feedback também é de extrema importância para o desenvolvimento profissional dos próprios colaboradores. Estas devolutivas dão ao funcionário informações sobre como a empresa enxerga sua postura profissional e a forma como ele participa da rotina do setor e da companhia de forma geral. Eles funcionam como uma bússola, pois permitem ao profissional entender se seu trabalho está indo no caminho certo e, caso necessário, realinhar a rota.
Um exemplo da importância do feedback é que, quando o funcionário percebe que está fazendo um bom trabalho, tem mais motivação para realizá-lo, mais segurança para ousar, inovar e, consequentemente, trazer resultados ainda melhores.
Mesmo feedbacks negativos podem ajudar um bom profissional a crescer. Uma vez que ele entende o que se espera dele, e é bem orientado, tem mais clareza sobre quais pontos deve investir para melhorar. Isso encurta o caminho para evoluir na profissão.
Os tipos de feedback
Há dois principais tipos de feedback, que podem ser usados de forma inteligente e estratégica pelos gestores de empresas e líderes de equipes. Veja quais são:
Positivos
Os feedbacks positivos não devem funcionar como simples elogios. É essencial deixar claro o motivo pelo qual uma atitude ou tarefa foi positiva, para que o funcionário entenda onde acertou e se sinta motivado a melhorar ainda mais.
Uma sucessão de elogios sem embasamento pode dar a entender que a empresa não está acompanhando realmente as atividades do funcionário, o que também pode passar a impressão de uma gestão que apenas quer ser bem vista por sua equipe, usando os elogios para ganhar simpatia.
Um exemplo de um bom feedback positivo: “Gostamos muito da forma como você compilou e apresentou os dados da pesquisa X, pois facilitou a visualização dos resultados por todos. Parabéns pelo trabalho!”
Negativos
Feedbacks negativos não devem funcionar como uma repreensão. Inclusive, para evitar a carga emocional da palavra “negativo”, pode-se utilizar o termo “pontos a melhorar” no diálogo.
Este tipo de retorno tem a intenção de mostrar ao colaborador algumas falhas ou erros cometidos e seus impactos na empresa, mas sem a intenção de desmotivá-lo nem menosprezar sua capacidade. Aí entra a importância do feedback dado de forma assertiva.
É preciso deixar claro que a empresa confia na capacidade de melhoria do colaborador e que o feedback tem o objetivo de ajudá-lo a crescer e se ajustar ao que a empresa espera dele, bem como entender se há alguma falha no processo que precisa ser melhorada pela própria empresa. Por isso mesmo, deve vir acompanhado de sugestões práticas para melhorar os processos falhos e prazos para implementação destas ações.
Um exemplo de abordagem: “Percebemos que a entrega das tarefas X não têm sido feitas dentro do prazo. Isso acaba afetando as entregas de toda equipe. Gostaríamos de entender o que pode estar dificultando essas entregas para melhorarmos estes processos.”
Como dar feedbacks de qualidade
Para que esta cultura de dar retornos aos funcionários realmente funcione da forma esperada, é preciso que a equipe responsável saiba fazê-los de forma inteligente. Ele deve ser usado como uma ferramenta estratégica para manter todos alinhados a um propósito em comum e, da mesma forma, como uma maneira de auxiliar no crescimento profissional dos colaboradores.
Por isso, é imprescindível que o setor responsável por dar estes retornos esteja realmente acompanhando o trabalho de cada colaborador. Só assim será possível dar um retorno real e assertivo. Para um bom feedback, implemente as ações a seguir:
- Tenha um espaço privado para esses momentos;
- Busque orientação do RH;
- Procure chamar os funcionários quando todos estão tranquilos;
- Apresente o feedback em tempo de o funcionário corrigir os erros;
- Dê feedbacks construtivos e voltados ao desempenho profissional do colaborador;
- Indique os pontos fortes e fracos, usando exemplos do trabalho do colaborador e dados reais sobre seu desempenho;
- Deixe bem claras as expectativas da empresa;
- Reconheça as contribuições do funcionário;
- Traga soluções práticas e sugestões de melhorias;
- Dê prazos para a implementação das melhorias;
- Deixe claro que a empresa se importa com todos e quer ajudá-los a crescer;
- Ofereça um espaço seguro para que o colaborador exponha suas opiniões;
- Permita feedbacks vindos dos funcionários.
Com espaços, momentos e intenções adequadas, essa cultura de melhoria só traz benefícios e fomenta a integração e o engajamento da equipe. São muitas vantagens para sua empresa.
Resumo
Feedbacks são essenciais em empresas que desejam implantar uma cultura de melhoria contínua em seus processos e serviços. Eles ajudam a empresa a crescer, mas também permitem aos funcionários evoluir e realinhar seu trabalho e postura quando necessário e antes de se chegar no limite. Relembre os principais pontos abordados neste artigo:
- O que é um feedback
- A importância do feedback nas empresas
- Qual a importância do feedback para o desenvolvimento profissional?
- Os tipos de feedback
- Como dar feedbacks de qualidade
Conte com um time de especialistas
Para implantar uma cultura organizacional focada na melhoria contínua e oferecer feedbacks de qualidade aos seus colaboradores, é essencial contar com uma equipe especializada.
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