Gestão financeira em Provedores de Internet

17 de novembro de 2020 Gestão Financeira para Provedores de Internet

Quem já está no mercado de telecomunicações sabe que o sucesso da empresa depende de uma boa Gestão financeira em Provedores de Internet. Diferente da comercialização de produtos físicos, assim ocorre em lojas, é preciso levar em consideração outros fatores importantes que garantir o pleno funcionamento do serviço.

Entre eles podemos citar aquisição de periféricos atualizados, troca de peças essenciais para que o envio de sinal ocorra sem interrupção, atualização de softwares e certificados, melhoria no sistema de proteção de dados, entre outros.

Além disso, é preciso colocar na ponta do lápis as despesas recorrentes com o aluguel do imóvel onde está a empresa, folha de pagamento dos funcionários, quitação de tributos e outros.

Importante frisar que em empresa de pequeno ou médio porte, sobretudo as que estão iniciando no mercado, o controle deve ser ainda mais rígido.

Por que investir na gestão financeira em Provedores de Internet

Ter controle dos gastos e faturamento é algo inerente à empresa. Um empreendimento sem uma administração adequada está fadada ao fracasso. A questão então é como realizar a gestão financeira de modo eficiente.

Como dissemos, alguns gastos fazem parte da rotina das empresas de provedores porém, muitas vezes não são relacionados na planilha de possíveis gastos ou não estão bem definidos. O empreendedor que se abstêm do controle ao não prever as despesas, corre grande risco de ficar defasado no mercado e sem recursos para manter a empresa.

Somente uma gestão financeira eficiente é capaz de manter o negócio em dia, mesmo com gastos inesperados. Controle fiscal, administrativo e orçamentário são essenciais para que a provedora de internet possa manter a credibilidade no mercado e prosperar.

Por onde começar a gestão financeira em Provedores de Internet

A primeira providência para manter a empresa em dia é analisar criticamente os valores pagos em impostos e taxas. Essa tarefa pode ser desafiadora, já que estamos falando de tributos que variam de acordo com o porte da empresa, regime tributário e atividade exercida.

O cruzamento desses dados é que determinam quais impostos devem ser deduzidos, bem como a porcentagem de cada um. No caso do regime tributário, por exemplo, o empreendedor pode optar por três tipos:

Lucro Presumido

Modelo que pode ser adotado por empresas que faturam até R$ 78 milhões anuais. A apuração dos tributos é simplificada, variando de acordo com o ramo de atividade do empreendimento.

Para empresas prestadoras de serviços, como é o caso dos provedores de internet, a alíquota será de 32% sobre a estimativa da receita bruta, calculado a partir do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). Ou seja, o valor atual será baseado nos valores registrados em anos-calendários anteriores.

Além disso, é preciso deduzir outros dois tributos, o Programa de Integra Social – PIS (0,65%) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins (3%), que tem alíquotas fixas para todas as empresas.

Lucro Real

Empresa de tecnologia que fatura mais de R$ 78 milhões por ano deve ser enquadrada no Lucro Real. Diferente da primeira opção, o Lucro Real, apesar de também ser baseado em valores do IRPJ e CSLL, é calculado pela diferença entre faturamento e os gastos operacionais para manter a empresa em atividade.

As alíquotas são as mesmas para todas as categorias, seja no ramo de prestação de serviço ou comercialização de produto. As regras são as seguintes:

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  1. IRPJ: 15% até R$ 20 mil por mês de lucro. A partir desse valor, acrescentar 10% sobre o excedente
  2. CSLL: 9%
  3. PIS: 1,65%
  4. Cofins: 7,6%

Simples Nacional

É o regime cuja forma de recolhimento dos impostos é feito em guia única. Ou seja, todas as taxas relativas ao negócio são previamente calculadas e unificadas em um só boleto.

As alíquotas variam de 6 a 19,5%

Apesar de simplificado, e prático, o Simples Nacional pode não ser uma boa opção para provedores de internet. Ideal é consultar um contador experiente para realizar um estudo sobre o regime que mais se adequa à empresa.

Com a certeza de estar pagando os tributos corretos

Fica mais fácil equilibrar as contas e fazer planejamentos. As próximas etapas vão depender de comprometimento e responsabilidade. Uma delas parece óbvia, mas pode fugir do controle caso não seja realizado com a frequência correta: análise de fluxo de caixa.

Todo empresário que deseja crescer no mercado deve saber como anda o equilíbrio entre entrada e saída de dinheiro. Por isso, é preciso atentar ao caixa, mantendo rígido monitoramento, de preferência diário, de todos os valores. São essas movimentações que irão permitir analisar a saúde financeira da empresa, manter uma reserva para caso de emergências – como a compra de maquinário e crise econômica -, além de prever cenários.

Se o faturamento está abaixo do esperado, mesmo com o aumento na quantidade de clientes, será necessário repensar a precificação. E os dados do fluxo de caixa irão indicar se os valores cobrados estão de acordo com a prestação de serviço. Análise de mercado também é importante nesse processo.

Por último, pense no cliente. Como ele é o responsável por injetar dinheiro no empreendimento, deve ter assistência diferenciada com foco na fidelização. Também é preciso desenvolver uma estratégia de cobrança, reduzindo a inadimplência e, assim, fazendo a empresa prosperar.

Uma dica extra é contar com o auxílio de um contador, que fazer toda a análise com critério e agilizar a tomada de decisões.

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