Entenda o que é e quais as vantagens do BPO ou Terceirização

24 de outubro de 2019 Entenda o que é e quais as vantagens do BPO
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Entenda o que é e quais as vantagens do BPO ou Terceirização

Olá, empresário! Como tem passado nesses dias corridos de gestão? Esperamos que tenha analisado o mercado e verificado os diferenciais que já estão se transformando em tendência.

Se sim, já deve ter ouvido alguém comentar sobre uma clara solução que tem tomado o coração dos empreendedores da atualidade: o BPO. Nós mesmos já temos alguns artigos que abordam sobre tal forma de serviço e estamos apostando nossas fichas que, em pouco tempo, será um grande sucesso entre muitos empresários de pequeno, médio e grande porte.

Quer saber um pouco sobre esse serviço e como ele pode auxiliar, especificamente, o seu setor de Recursos Humanos ou Financeiro? Então, separe nossos minutos e relaxe… vamos conversar!

BPO é a sigla norte americana para Business Process Outsourcing

A expressão, apesar de não muito conhecida ainda, tem uma tradução relativamente simples: Terceirização dos Processos de Negócios.

Partindo do pressuposto de uma “terceirização”, trata-se de uma estratégia que consiste em contratar uma empresa especializada para realizar um serviço “x” em seu empreendimento. Esse serviço não será diretamente ligado ao seu negócio, mas, é primordial para a condução assertiva do mesmo.

Nessa relação, a empresa terceirizada é uma intermediária entre a tomadora de serviços, que é a contratante, e a mão de obra. Alguns exemplos de serviços que podem ser terceirizados são: alimentação, transporte, limpeza, manutenção de máquinas, contabilidade, serviços médicos e recursos humanos — ou seja, as chamadas atividades-meio.

Destacamos que, por uma questão de legislação

Relativamente simples, certo?! Aqui, destacamos que, por uma questão de legislação, o mercado é proibido de trabalhar com terceirizações de atividades-fim, que são aquelas que se relacionam diretamente com o produto final.

Com esse breve resumo, você consegue entrar um pouco na ideia base de um processo de BPO, certo?

Mas, por que adotá-lo?

Muito bem! O processo de BPO, ao ser adotado em sua empresa, acaba por trazer diversas transformações positivas ao ambiente. Alguns estudos já comprovam que existem cerca de 13 milhões de profissionais terceirizados no Brasil. O que representa, em média, 26,8% dos empregados formais.

Reforma da previdência… Reforma trabalhista… Muitas coisas impulsionam esse tipo de demanda e, com essa tendência ao crescimento, há um processo embutido repleto de vantagens.

1 – Tempo

Você já trabalhou com algum tipo de terceirização? Se sim, já deve ter ciência de que, ao terceirizar algum serviço, seus profissionais acabam tendo um tempo maior para se dedicarem às outras tarefas. Sua equipe certamente já tem muitas atividades ligadas diretamente ao ramo, e se dedicar a outros afazeres poderia gerar muita sobrecarga, estresse e piorar o clima organizacional.

Ligado a isso, sabemos que a qualidade do trabalho desempenhado por cada um dos colaboradores envolvidos pode ser muito mais elevada ao retirarmos a sobrecarga de seus ombros. Sendo assim, ao contar com o BPO, sua empresa iria pegar uma demanda importante (e burocrática) do serviço e repassar para uma empresa terceirizada – tendo um resultado profissional, prático, fácil e qualificado.

O tempo que seria dedicado para tais atividades, pode ser empregado na potencialização da qualidade do trabalho vinculado às atividades-fim.

2 – Despesas

Ao reduzir as atividades de um setor inteiro, diversos gastos vinculados a isso são reduzidos como consequência: tecnologia destinada ao setor, impressões e, até mesmo, encargos trabalhistas.

Obviamente, não estamos dizendo que o profissional envolvido não será devidamente pago. Todos os profissionais terceirizados devem ter seus direitos trabalhistas assegurados, porém, a responsabilidade frente a tal demanda não é de sua empresa e, sim, da terceirizada.

Aqui, pedimos apenas uma atenção um pouco maior de sua parte: ao selecionar uma empresa, verifique se a mesma atende de forma adequada aos direitos trabalhistas de seus funcionários. Quem contrata tem a responsabilidade de realizar essa fiscalização. Não queremos adotar uma parceria com uma empresa que não possui os mesmos valores que a nossa, certo? ‘

Um adendo para esse tópico é: você passará a gastar menos com folha de pagamento e gastos com treinamento de pessoal e avaliação de desempenho.

Você pagará pelo serviço prestado por mês, que nem sempre será o mesmo, podendo gerar mais ou menos encargos. E isso significa menos gastos para sua empresa ou, pelo menos, um investimento sempre proporcional ao produzido.

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3 – Expertise

Todo o tempo, nos focamos em destacar que a empresa selecionada é uma “especializada”. Isso faz muita diferença para o tipo de serviço oferecido como uma solução. Os profissionais terceirizados já são especializados no ramo. Ou seja, têm total capacidade, possuem formação etc. Lidar com as atividades que lhes foram destinadas será muito mais tranquilo (e assertivo).

Sendo assim, essa equipe tem expertise para cumprir com sua demanda de forma ágil, qualificada e de acordo com o prazo.

Se sua equipe fosse lidar com essas atividades, você teria de contratar novos profissionais ou investir em mais capacitação. Isso poderia sobrecarregar os colaboradores, exigindo um alto planejamento e investimento em cursos e formações que não estão ligados diretamente ao produto ou serviço oferecido.

4 – Espaço de Trabalho

Existem diversas atividades que passarão a ser realizadas dentro da empresa que você escolheu para fazer seu BPO, dessa forma, há a possibilidade de trabalhar melhor com o espaço que SUA empresa tem disponível.

Ao realizar um BPO de Recursos Humanos ou BPO Financeiro, por exemplo, uma sala para tal setor, talvez, não seja mais necessária. Isso é muito positivo, porque o local não ocupado pode ser usado para várias outras funções.

Você pode utilizar o espaço como uma área de convivência, uma área de treinamentos ou o que for mais adequado ao seu negócio e à sua rotina.

Isso pode ajudar também no caso de busca de redução de despesas. Como a alocação no Brasil é muito cara, a corporação pode ocupar menos ambientes e reduzir gastos com instalações físicas.

Conclusão

O Business Process Outsourcing passa a ser, então, uma estratégia que garantirá uma maior praticidade, além de qualidade e otimização da empresa de uma forma geral. O processo possibilita que atividades indiretas possam ser desempenhadas por empresas contratadas, o que minimiza a sobrecarga de profissionais, facilita a gestão e reduz custos.

Dúvidas? Entre em contato com nossa equipe!

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