Dissídio coletivo, convenção e acordo: você sabe a diferença?

10 de março de 2017

Neste novo episódio do Descomplica Previsa, Thiago Vitor explica os conceitos de Convenção Coletiva de Trabalho, Dissídio e Acordo Coletivo, além de falar sobre a importância deles para a sua empresa.

Afinal, você sabe o que esses termos significam?

Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

A CCT é um acordo celebrado entre os sindicatos dos empregados de uma determinada categoria econômica e o sindicato patronal, ou seja, que representa as empresas daquela categoria.

Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)

Já o ACT é, de forma geral, uma negociação de direitos e deveres que devem ser respeitados tanto pelas empresas quanto pelos trabalhadores. Ele é feito entre as empresas e o sindicato da categoria que representa os funcionários. Em suma, o Acordo Coletivo é uma forma de resolução pacífica de conflitos que podem surgir por interesse dos trabalhadores.

Dissídio Coletivo de Trabalho (DCT)

Por outro lado, o DCT é a solução encontrada quando não há acordo na negociação direta entre trabalhadores ou sindicatos e os seus empregadores. Dessa forma, o caminho para a resolução dos conflitos é o ingresso de uma ação na Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Aperte o play e confira todos os detalhes de cada tipo de acordo!

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário, ou entre em contato com a gente, clicando aqui.

Para receber os nossos conteúdos exclusivos, siga a Previsa nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo da Contabilidade.

Compartilhe

Clique para avaliar este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *