Cultura organizacional: o que é, sua importância e como aplicar no seu negócio
21 de novembro de 2022Não há como se falar em trabalho ou ambiente de trabalho sem falar também na cultura organizacional. Afinal de contas, a cultura organizacional da sua empresa influencia diretamente na sua competitividade frente à concorrência. Além disso, ela tem sido levada em consideração por grandes talentos do mercado na hora de permanecer em uma empresa ou migrar para a concorrência.
Sendo ela assim tão importante, é vital entendê-la mais a fundo a fim de poder trabalhar de forma a melhorá-la cada vez mais. Portanto, preparamos este artigo recheado de informações para você. Dessa forma você poderá entender mais sobre o tema, sua importância e como otimizá-lo no seu negócio.
O que é cultura organizacional
Também conhecida como cultura empresarial ou corporativa, a cultura organizacional é o conjunto de práticas, políticas e comportamentos da empresa junto aos seus negócios, clientes e parceiros. É a forma como a empresa faz seus negócios, produz seus produtos, se relaciona com os clientes, colaboradores e com a sociedade.
Há vários posicionamentos e “modus operandi” de um negócio que são reflexo dessa cultura organizacional. O dress code dos funcionários ou a decisão pela produção de produtos veganos ou cruelty free, por exemplo, fazem parte dela.
Ter uma cultura organizacional bem definida ajuda a empresa a seguir uma unidade entre teorias e práticas dentro do ambiente corporativo. É normal que as empresas tenham uma carta de intenções com comportamentos e valores desejados. Dessa forma, quando um novo funcionário entra para o time, ele já chega entendendo o modo como a empresa funciona. No entanto, como tudo nessa vida, a teoria é bem mais fácil que a prática. E este é o maior desafio: tirar as intenções do plano das ideias.
A importância de uma boa cultura organizacional
Acima de tudo, a cultura organizacional de uma empresa reflete sua ética e moral. Essa cultura vai orientar os rumos da empresa de forma natural e fluida. É ela quem guia decisões importantes e, da mesma forma, influencia no futuro da empresa.
Quando se tem essa cultura bem definida, os colaboradores entendem de forma clara as expectativas da empresa e a forma de agir esperada de cada um. É claro que, dentro desse pensamento, precisam ser preservadas tanto as individualidades quanto os posicionamentos pessoais, e é importante que a equipe entenda isso.
Além disso, em uma cultura organizacional saudável, a colaboração trabalha em equilíbrio com a competitividade, proporcionando um ambiente agradável em que há apoio aos objetivos pessoais de cada um ao mesmo tempo em que se busca o crescimento da empresa. Com um ambiente mais leve, a produtividade também aumenta, pois o time tem mais tranquilidade para focar na produtividade, uma vez que outras preocupações ficam para trás. Logo, a empresa é a principal beneficiada.
5 benefícios de uma cultura organizacional saudável
Com uma cultura organizacional saudável e equilibrada, sua empresa tem diversas vantagens que, no final da equação, a tornam mais produtiva. Veja os 4 principais benefícios de investir nesse processo:
- Com um ambiente de trabalho agradável e produtivo, a empresa atrai os melhores talentos do mercado e os retém por mais tempo.
- Quando a cultura organizacional é forte e positiva, os funcionários passam a se autogerenciar com mais facilidade e eficiência, poupando tempo dos gestores que não precisam fazer seu monitoramento constante.
- Com mais autonomia dos funcionários, todos os processos internos acabam sendo mais ágeis e eficientes.
- O ambiente de trabalho se torna mais saudável, melhorando não apenas o engajamento da equipe, mas seu relacionamento com os pares e gestão.
- Com uma equipe mais satisfeita, tranquila e motivada, a qualidade do trabalho entregue é muito superior, o que impacta direta e positivamente na satisfação do cliente.
Cultura e clima organizacional: qual a diferença
A cultura organizacional tem a ver com os valores e propósitos da empresa que a levam aos seus objetivos. Já o clima organizacional tem mais a ver com a percepção que os colaboradores têm com relação à qualidade do ambiente de trabalho.
Os 4 tipos de cultura organizacional
Há 4 tipos principais de cultura organizacional, que definem a forma como as diversas empresas praticam seus valores no mercado. São eles:
- Cultura de poder – O foco destas empresas é nos resultados e os colaboradores são estimulados a competirem entre si. A liderança é centralizada e toma todas as decisões. Acaba limitando o crescimento e desenvolvimentos dos colaboradores e da própria empresa.
- Cultura de tarefas – Este tipo de empresa investe em profissionais específicos para cada tarefa. Há mais liberdade de expressão e ações, mas o monitoramento é mais difícil.
- Cultura de pessoas – São empresas que valorizam seus colaboradores, que têm espaço para crescer e se desenvolver, além de terem suas opiniões ouvidas e respeitadas. Este tipo de empresa costuma atrair e reter mais talentos.
- Cultura de papéis – O foco é nos papéis que cada membro desempenha, com hierarquia bem definida. Por ter orientação forte em regras, acaba sendo inflexível, sem muito espaço para inovação, o que freia o crescimento da empresa.
Como implantar uma boa cultura organizacional em 5 passos
Se sua empresa ainda não investiu em ter uma boa cultura organizacional, já passou da hora de investir. Elencamos abaixo 5 passos para você começar hoje a construir a sua!
- Busque as pessoas certas. Para isso invista em um recrutamento bem estruturado que seja capaz de identificar possíveis colaboradores que tenham o perfil da empresa.
- Na hora da contratação, verifique o alinhamento do colaborador com os valores da empresa como critério de seleção. Para isso é preciso analisar, além das soft skills, outros pontos importantes como, por exemplo, traços de personalidade.
- Não deixe de compartilhar a Missão, Visão e Valores. Seu time precisa conhecer a empresa a fundo e seus objetivos para entender o que se espera deles e, então, trabalhar para alcançar estas metas.
- Sempre divulgue regras expressas. Todos os funcionários precisam conhecer todas as regras internas da empresa, seja para uso dos espaços ou para outras situações comuns do dia a dia.
- Não deixe de cultivar regras mais implícitas. Há regras mais subjetivas que parecem óbvias, mas precisam também ser estimuladas. Um exemplo é o trabalho em equipe. Essa regra não vai estar no contrato, mas precisa ser estimulada se sua empresa trabalha assim.
Resumo
Neste artigo você entendeu um pouco mais acerca da cultura organizacional e a importância de investir nesse ponto em sua empresa. Veja os principais pontos abordados:
- O que é cultura organizacional
- A importância de uma boa cultura organizacional
- 5 benefícios de uma cultura organizacional saudável
- Cultura e clima organizacional: qual a diferença
- Os 4 tipos de cultura organizacional
- Como implantar uma boa cultura organizacional em 5 passos
Conte com um time de especialistas
A cultura organizacional se faz no dia a dia, desde as primeiras decisões da empresa como, por exemplo, o recrutamento de colaboradores. Para alinhar os valores da empresa com os dos funcionários e trabalhar de forma a construir uma cultura organizacional saudável, é essencial contar com uma equipe especializada.
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