Como escolher um sistema para restaurante
27 de novembro de 2019Como escolher um sistema para restaurante
Você já se perguntou sobre as formas possíveis de aumentar a lucratividade de seu restaurante? Claramente, certo? Pois bem, essa questão pode ser bem trabalhada com um novo ato em sua gestão. E, hoje, é sobre isso que vamos conversar. Separe um minuto na sua agenda e relaxe… Vamos conversar!
Já pensou em adotar, em seu restaurante, um programa de gestão?
Nossa conversa de hoje poderá ajudar você, meu caro, a escolher e entender melhor como funcionam esses softwares para Gestão de Restaurantes do mercado. Esse tipo de software auxiliará em cada setor de seu restaurante: desde a administração até o atendimento. Mas, como escolher?
Vamos aos pontos:
Primeira escolha – online ou instalado?
A internet é uma questão muito singular em nossas vidas pessoais e profissionais. Por se tratar de algo que estamos tão acostumados a usar, de imediato, você deve ter respondido que é a melhor escolha para o seu restaurante.
Mas, calma! As plataformas online oferecem muitas vantagens, mas também algumas desvantagens e você deve pesar isso. Qual é a melhor para você? Antes de responder essa pergunta, você deve se questionar qual é a disponibilidade de conexão que você tem no seu estabelecimento, qual é a estabilidade dessa conexão?
É muito importante pensar um pouco sobre isso, já que sabemos que a internet do nosso país ainda está longe de atingir um patamar aceitável de qualidade e para quem mora em cidades do interior, essa realidade é ainda mais dura.
Levando isso em consideração, se seu estabelecimento possui uma internet confiável, estável e rápida. Aí sim, você poderá considerar uma plataforma online, caso contrário, fuja dessa “facilidade” pois quando você mais precisar, seu sistema te deixará na mão. E não queremos isso, certo?
Segunda escolha – funcionalidades necessárias
Antes de pagar um valor X ou Y por um software, é importante ter certeza se ele atende à demanda de seu restaurante. Por exemplo:
• Comanda eletrônica: Trata-se de um item essencial e sem ele, os restaurantes têm se tornando cada vez mais lentos e sujeitos a fraudes por parte dos seus próprios consumidores. A comanda eletrônica agiliza muito o processo de pedidos, que podem ser feitos via smartphone, que devidamente sincronizado com a cozinha acelera os pedidos e poupa tempo dos garçons e de toda a equipe;
• Emissor de Cupom Fiscal SAT: Pela nova legislação, todo novo restaurante precisa emitir o Cupom Fiscal SAT, por isso, fique atento e verifique se o programa que você está analisando atende a mais essa demanda.
Outras funcionalidades muito importantes que deve existir em um bom Programa para Gestão de Restaurantes:
– Ponto de Venda (PDV);
– Vendas no Balcão;
– Controle de Mesa;
– Envio de Documentos Fiscais;
– Cadastro de Produtos, Clientes, Ingredientes, Itens Opcionais, etc;
– Fluxo de Caixa;
– Controle de Estoque;
– Relatório de Vendas.
Se o software que você escolher possui todas essas funcionalidades, você está no caminho certo e poderá focar no desenvolvimento do seu negócio, sem estar preso à um software que esteja minando todo potencial de crescimento do seu negócio.
Terceira escolha – credibilidade
Quando você iniciou sua cotação de um programa para restaurante, deve ter percebido a quantidade de softwares que existem no mercado atualmente. Antes de escolher por um, avalie a credibilidade da empresa, do contrário, o barato pode sair caro!
Quarta escolha – “Reclame Aqui”
Avaliar quem são os clientes que já utilizam o programa para restaurante que está pesquisando e saber como eles têm sido atendidos faz uma diferença enorme. É algo que pode ajudar muito no processo de decisão.
Já ouviu falar no portal “Reclame Aqui”? Que tal pesquisar a empresa responsável pelo software lá e ver se tem alguma ocorrência?
Se possível, faça uma visita a estabelecimentos já clientes. Questione, entenda como eles estão sendo atendidos. Avalie se o que foi prometido é entregue e se suas expectativas estão sendo supridas ou superadas.
Quinta escolha – diferenciais
Com a imensa diversidade de ferramentas, a única opção para saber qual delas funciona é colocando-as à prova, correto? Na verdade, não! Além dos itens anteriores, você pode avaliar se o programa para restaurante que está adquirindo é:
1 – Pensado para uma fácil navegação e boa usabilidade;
2 – Se entrega os relatórios que necessita;
3 – Se o sistema tem alguma vantagem a mais para seu negócio.
Software por software, há muitos no mercado. O importante são as funcionalidades e os diferenciais.
Sexta escolha – suporte pós-venda
A implantação é um ponto importantíssimo a se considerar. Muitas instalações ocorrem sem o devido preparo de sua equipe para operar a nova ferramenta e, no médio e longo prazo, conduzir o novo processo se torna uma tarefa penosa se você não tem um suporte adequado.
É muito difícil aprender a utilizar um sistema de restaurante somente lendo o manual ou por meio de recursos multimídia como vídeos.
São necessárias horas de treinamento para que sua equipe esteja familiarizada com o programa adquirido. Não acredite em milagres neste momento, para dar certo, é necessário cuidado e atenção ao treinamento.
E falando do suporte, outro ponto importante é que se algo falha no meio do caminho, você é quem tem que correr atrás para resolver, se não puder contar com um atendimento adequado.
As falhas podem ocorrer própria ferramenta ou partir da estrutura necessária para manter o sistema operando dentro do seu restaurante. Seja lá a situação que se apresentar, você deve ter um suporte diferenciado para sanar dúvidas e resolver os problemas o mais rápido possível.
Conclusão
Agora que você já sabe como escolher um programa para restaurante, conte-nos um pouco o que você espera de uma plataforma de gestão!
Ah… Tenha sempre em mente, que software bom é aquele que facilita a sua vida e aumenta a produtividade, melhora o atendimento ao cliente e consequentemente traz benefícios ao negócio. Converse com o fornecedor escolhido e verifique se eles possuem uma versão demonstrativa.
No mais, que tal nos contar, aqui nos comentários, algumas preocupações relevantes que não comentamos acima? Vamos bater um papinho por aqui, meu caro empresário?
Sobre a PREVISA CONTABILIDADE para Restaurantes e Bares
Criada há quase 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.
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