Case de Sucesso: A história do Comida di Buteco em Belo Horizonte

24 de outubro de 2019 História do comida di buteco

Case de Sucesso: A história do Comida di Buteco em Belo Horizonte

Voltamos, meu caro amigo empreendedor! E, hoje, voltamos com a nossa orgulhosa saga de cases de sucesso (para se apaixonar e se inspirar). Que tal conversarmos um pouco sobre o nosso tão famoso “Comida de Buteco”? Então, separe alguns minutos e relaxe… vamos conversar!

Já são quase 20 anos em território belo horizontino e, no decorrer desse tempo, o concurso se fez presente em nosso calendário e marcou a vida de muitos e muitos nativos de Belo Horizonte (desde solteiros com seus amigos, até grandes famílias).

Atualmente, o evento é considerado o maior evento gastronômico de Minas Gerais e, além disso, um dos maiores do Brasil. Você sabia? Temos um evento cultural que traz gordices, quitutes e orgulho.

Como começou o Comida di Buteco

Pensando em uma linha cronológica, o Comida de Buteco foi criado em 1999, pelo gastrônomo Eduardo Maya. A ideia dele, nascida dentro da extinta Rádio Gerais, era criar um concurso entre botecos na cidade, a fim de estimular o desenvolvimento de novas receitas pelos bares.

O primeiro evento aconteceu já em 2000 e contou com 10 bares participantes. Desde o lançamento, o Comida de Buteco foi sucesso de público e crítica, chegando (no primeiro ano) a cerca de 5.000 clientes votantes e mais de 30 mil que apenas visitaram os participantes.

Desde então, todos os anos, entre os meses de abril e maio, o evento se faz presente como uma competição de bares que traz, além da competição em si, o pretexto para que diferentes pessoas possam visitar os bares que fazem parte do evento, em busca dos melhores petiscos ou tira-gostos.

Hoje são quase 500 bares de restaurantes

Pensando na competição, atualmente, quase 500 botecos disputam em categorias como higiene, temperatura da bebida, atendimento e, principalmente, tira-gosto. Os vencedores são decididos não só pelos jurados, mas, também por votação popular.

Nacionalmente conhecida como a “capital nacional do boteco”, existem em Belo Horizonte cerca de 12.000 estabelecimentos, mais bares per capita do que qualquer outra grande cidade do Brasil.

A culinária mineira é uma atração concomitante que acompanha bem a cerveja, o chope, o vinho ou a famosa cachaça mineira.

Reconhecimento internacional

Reconhecido por todos os grandes veículos de mídia, inclusive pelo New York Times de 2007 a 2010, o concurso, Comida de Buteco, que só acontecia em Belo Horizonte, encontrou vocação botequeira e expandiu para outras três cidades no ano seguinte: Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador.

A expansão não parou por aí. Nos anos de 2010 e 2011 o Comida di Buteco ganhou novas cidades: Ipatinga, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberlândia, Juiz de Fora, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Belém, Fortaleza e Manaus. À São Paulo, o concurso chegou em 2012.

Em 2013, aos 14 anos, o concurso aconteceu em 16 cidades simultaneamente, pela primeira vez! Ao todo foram quase 400 botecos que participaram e reforçaram a missão do concurso: Divulgar a cozinha de raiz.

Transformação sócio econômica dos botecos

O resultado é o início de uma transformação sócio econômica dos botecos participantes e muitas histórias de vidas sendo contadas… com muito sabor, é claro!

O evento trouxe, também, outros benefícios, por exemplo, o fato de que o Comida di Buteco fez com que as pessoas deixassem de frequentar exclusivamente a Zona Sul da capital para circular em outras regiões, redescobrindo um novo roteiro e opções de comidas de raiz – ou seja, economia girando pelo território mineiro, meu caro.

Além disso, com o passar do tempo, houve um aumento significativo no número de mulheres que frequentam a festividade. Só para se ter uma ideia, 59% do público do nosso evento é feminino. Quando falamos delas estarem à frente ou junto com o marido nos negócios, o número passa a ser de 60%. Resumo: Girl Power? Yes, we can!

Vamos pensar na seguinte linearidade

• 2000
Primeira edição do Comida de Buteco, com dez butecos participantes.
• 2005
Com o fim da Rádio Gerais, o concurso se tornou independente e nasce a empresa Comida de Buteco Produções Gastronômicas LTDA. A disputa já era considerada a maior do gênero no Brasil.
• 2007
O evento é citado pela primeira vez no The New York Times.
• 2008
Cidades como Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador entram no concurso.
• 2010
Os municípios de Ipatinga, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberlândia, além de Campinas, Ribeirão Preto e Rio Preto entram no circuito.
• 2011
É a vez de Belém, Fortaleza, Juiz de Fora e Manaus marcarem presença na competição.
• 2012
O Comida de Buteco chega a São Paulo, maior cidade do Brasil, com 50 butecos participantes.
• 2013
Presente em 16 cidades brasileiras, o evento traz pela primeira vez um tema comum a todos: linguiça e/ou mandioca.
• 2014
O concurso completa 15 anos.
• 2015
O Comida de Buteco chega às cinco regiões brasileiras! São quatro novas cidades: Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Recife, totalizando 20.
• 2016
Pela primeira vez foi realizada a etapa nacional, em que 20 campeões locais disputaram entre si o título de Melhor Buteco.
• 2017
Com o tema Cereais, o concurso alcança sua 10ª edição nas cidades: Rio de Janeiro, Uberlândia, Vale do Aço, Salvador e Goiás, que passa a ter o caráter estadual, com a integração de Aparecida de Goiânia.
• 2018
Completando sua 19ª edição, o concurso chega a mais uma cidade da região Sul do país: Florianópolis.

Mais de 800 mil pessoas por edição e a “Saideira” marcam a potência do evento

Cada edição trouxe, em média, cerca de 800 mil pessoas e mais de 164 mil votos nos pratos participantes. Novamente, economia girando…

Por último, mas, não menos importante, a festa “A Saideira” – que tradicionalmente marca o encerramento e a premiação do concurso – se tornou um dos eventos mais esperados da cidade e recebe mais de 22 mil pessoas.

E aí? Já pensou em inscrever seu estabelecimento no evento e na rota da disputa mineira mais apetitosa do Brasil? Já pensou em como isso pode ser rentável para o seu estabelecimento?

Não? Acredite! Esse evento poderá colocar seu restaurante em uma lista seleta e muito concorrida. Vale a pena!

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