Cardápios podem ser diferenciais de bares e restaurantes!
24 de outubro de 2019Cardápios podem ser diferenciais de bares e restaurantes!
Bonjour, meu caro amigo empreendedor! Bem-vindo de volta no nosso cantinho de conversas da sua contabilidade para restaurantes! Pois bem, queremos que você pare um minuto de seu tempo para pensar em todos os restaurantes e bares que você frequentou. Pensou?
Ok! Agora, coloque em evidência, em sua memória, os cardápios que mais se destacaram, no seu ponto de vista. É exatamente sobre isso que conversaremos hoje. Gosta de cardápios? Quer saber como eles podem ser um diferencial para seu restaurante? Então, separe nossos minutos usuais e relaxe… vamos conversar!
Vamos começar nossa conversa fazendo uma afirmação voltada para o marketing: para empresários como você, proprietários de um estabelecimento da área alimentícia o cardápio é uma das melhores estratégias na hora de conquistar o seu cliente.
Acredite! Você sabe dizer detalhes de alguns dos cardápios que você lembrou? Isso porque eles te cativaram de tal forma, que foram um diferencial.
Seu cardápio consegue realmente transmitir a proposta do seu estabelecimento?
Quando um cardápio é bem elaborado e consegue transmitir a proposta do seu restaurante, o próprio cardápio terá o poder de trazer o seu público alvo diretamente para você.
Mas, você saberia definir um cardápio adequado para o seu restaurante? E, pensando no seu cardápio atual, ele é o adequado?
Que tal algumas dicas sobre como transformar esse simples (e essencial) detalhe como uma forte ferramenta a favor de seu negócio?
DICA 1 – Preste atenção nos pratos que você oferece!
Qual a proposta essencial de seu restaurante? Sua identidade? Pensando na sua resposta, vamos a outra pergunta: qual o primeiro prato que vem a sua mente para a identidade de seu restaurante?
É essencial que essas perguntas tenham resposta clara para você, uma vez que a principal informação de seu cardápio serão os pratos que seu estabelecimento oferece. Porém, para que funcione, é preciso contar com pratos que se adequem ao estilo de culinária que você pretende comercializar.
Se o foco de seu restaurante é comida italiana, por exemplo, será importante valorizar as massas e carnes tradicionais dessa culinária. Se for brasileiro, é preciso escolher qual a região que você vai priorizar: a culinária mineira, baiana, carioca, gaúcha ou de outro estado.
Lembre-se de que quanto mais o seu cardápio atender à proposta da casa, mais ele será útil para agradar a clientela. Mais ele será assertivo. Mais atrativo ele será.
DICA 2 – Apresentação é tudo!
Foi a apresentação que cativou seu olhar nos cardápios que você lembrou no início da nossa conversa… Foi a apresentação que cativou os olhares de tantos outros clientes que, por causa dessa mesma apresentação, conheceram os pratos deliciosos dos locais em questão e voltam com frequência para experimentar… Tudo foi baseado na apresentação.
Exatamente por isso, a apresentação do cardápio faz sempre muita diferença na hora de conquistar o cliente. É fundamental, pois, trabalhar com um design inovador, mas que respeite o estilo do seu estabelecimento, pode ser um dos diferenciais do restaurante.
Saiba escolher as cores, o formato e até a fonte que você utilizará no cardápio: quanto mais organizado e elegante ele parecer, melhor será a impressão que o cliente terá do estabelecimento.
DICA 3 – Lembre-se que existem clientes casados e clientes solteiros!
Existem muitos atos românticos nessa vida e, um deles, é compartilhar um prato (que o diga A Dama e o Vagabundo e seu belo prato de macarrão). Pensando em pessoas que compartilham esse tipo de pensamento, é sempre interessante ter opções de pratos um pouco maiores. E isso não é voltado apenas para o romantismo!
Os pratos compartilháveis permitem que os clientes individuais ou em menor grupo escolham comer fora por outros motivos além de comemorar, como preguiça de fazer comida, enjoo de comida de delivery e fast food, etc. O modelo tradicional de cardápio não privilegia essas pessoas, que acabam não indo no restaurante para evitar. Consequentemente, o restaurante acaba sendo reservado apenas para ocasiões especiais.
Mas, e os corações solteiros e solitários? Ou, então, e as pessoas que apenas buscam porções menores e a comilança de forma saudável? Você deve estar pensando que pratos menores significam preços menores e lucros menores, não é mesmo?
No entanto, temos visto o efeito contrário: com pratos menores e mais baratos, os clientes gastam mais, pois desejarão experimentar todas as opções que o agradam no cardápio!
Pensando nisso, comece a considerar essa diversificação nos “tamanhos” de suas ofertas.
DICA 4 – Salvem a língua portuguesa!
Ok! Sabemos que o inglês está no auge e que, inclusive, trata-se da língua universal. Saber inglês já deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial em muitas ramificações do mercado. Mas, é importante não esquecer a língua pátria.
Não existe nada mais frustrante do que visitar um restaurante que oferece cardápios com vários erros de português. Tenha muita atenção com a maneira como você descreve os pratos e bebidas no seu cardápio, para evitar “assustar” os seus clientes com erros bobos.
E voltando, novamente, os olhares para a questão do inglês, se seu caso é uma opção de cardápio que contempla outras línguas (como essa), esse cuidado se faz necessário. Ou seja, sempre confira com um especialista se as frases e as palavras estão escritas da maneira correta.
DICA 5 – Que tal cardápios eletrônicos?
Estamos vivendo a tempestade tecnológica, onde muitas empresas funcionam, basicamente, a partir de aparelhos digitais e por meio da internet. Isso, meu caro, pode ser usado a seu favor.
Os cardápios eletrônicos são uma das sensações do momento nos empreendimentos alimentícios. Práticos, elegantes e modernos, esses cardápios facilitam o atendimento ao cliente, minimizando os erros nos pedidos e acelerando a entrega dos pratos.
Além disso, os cardápios eletrônicos são ótimas alternativas para se desenvolver um design moderno e apresentar melhor seus pratos. É possível usar imagens e cores que destacam os produtos oferecidos por você, atraindo ainda mais a atenção do cliente. Lembre-se de que quem trabalha com cardápios eletrônicos, sem sombra de dúvidas, conta com um grande diferencial no seu restaurante.
BÔNUS
Como o post acima trata sobre cardápios e fala sobre a importância do design e apresentação de um cardápio. Por este motivo, pensamos que vocês poderiam querer conhecer a ferramenta Canva (https://www.canva.com/pt_br/criar/cardapio-restaurante/), com ela você pode turbinar seu cardápio e melhorar ainda mais a impressão de seus clientes sobre seu estabelecimento.
E aí? Gostou das dicas? Agora, damos a última (e mais importante): que tal nos convidar para saborear os quitutes de seu estabelecimento? Estamos esperando!
Sobre a PREVISA CONTABILIDADE para Restaurantes e Bares
Criada há quase 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.
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3 Comentários
Esta postagem do blog é exatamente o que eu estava
procurando. Imensa Gratidão pelo seu trabalho, e sempre
vou compartilha o conteudo.
se todos os sites fossem bem explicado como esse seria
otimo.
muito legal seu conteudo parabens pelo seu site 🙂