BPO RH: 4 erros comuns na terceirização do RH
24 de outubro de 2019BPO RH: 4 erros comuns na terceirização do RH
Estamos bem focados em terceirização ultimamente em nossos diálogos e, sempre, mostrando os pontos mais positivos de se trabalhar com esse tipo de serviço.
Focamos, primordialmente, no BPO Financeiro – que confere, exclusivamente, a terceirização de atividades financeiras de sua empresa. Hoje, nosso foco será o de terceirização de outro setor de suma importância para o seu negócio: o RH.
Mas, como você já deve ter notado pelo título de nosso artigo, vamos ter uma conversa séria hoje sobre erros comuns (e que você não deve ter) ao terceirizar esse setor. Interessado? Separe nossos minutos e relaxe… vamos conversar!
Para quem busca eficiência e automatizatização dos processos
No atual cenário econômico do País, a terceirização de RH é uma opção muito palpável para caso você, empresário, busque ampliar a eficiência e automatizar os processos.
Porém, é interessante ressaltar que não se trata de uma transição tão simples.
É preciso, sempre, entender como funciona o Business Process Outsourcing (BPO) para poder usufruir ao máximo de seus recursos, aumentando assim o desempenho da sua empresa. Sendo assim, após ler esse artigo, que tal dar uma olhadinha nos outros que tratam sobre isso aqui no nosso blog?
Bom, de uma forma bem resumida, como você já deve ter ciência, o BPO é um processo de terceirização de serviços importantes para sua empresa e que, de uma forma geral, irão auxiliar no foco dos processos operacionais e no crescimento do seu negócio.
Com um BPO contratado para o departamento de RH, sua empresa terá, à sua disposição, softwares desenvolvidos especialmente para administrar as demandas específicas da área, além de profissionais experientes e capacitados para auxiliar em mudanças de legislação, dúvidas ou problemas internos.
Desmistificando mitos do BPO RH
Mesmo com toda essa gama de benefícios que a terceirização traz, ainda existem muitos mitos sobre estes processos. Isto traz insegurança, impedindo ou retardando a contratação do serviço. De uma forma geral, o custo pode ser alto quando se toma a decisão errada e se escolhe o parceiro errado.
Para iluminar seus pensamentos sobre questões que ainda podem apresentar-se de forma nebulosa em sua mente, separamos os sete principais erros que os executivos cometem ao analisar e contratar o BPO RH.
1 – “É que a gente não trabalha dessa forma”
É importante ter em mente que o setor de RH é muito importante para a empresa. Ele é responsável por todas as informações acerca dos funcionários, processos internos e tantas outras questões burocráticas que fazem parte da rotina de sua empresa.
Em função disso, o que acontece (usualmente) é um grande medo de mudar. Mas, antes de entrar de cabeça em um processo de BPO RH, lembre-se que existe uma grande competitividade de mercado e isso implica em constantes atualizações.
Ou seja, a flexibilidade oferecida pelos serviços de BPO pode ser benéfica.
2 – “Será que custa isso mesmo?”
Você, enquanto empresário responsável por sua empresa, deve saber que serviços como folha de pagamento, ponto e frequência e RH são um pouco mais caros do que boa parte das pessoas acredita. Não tinha ciência disso? Analise cada etapa, em separado, em um bom bate papo com seu contador.
O que acontece é que diversos custos do RH ficam ocultos e, com isso, nem sempre os proprietários conseguem mensurar assertivamente o valor pago em cada atividade realizada pelo setor.
Uma razão pela qual alguns valores ficam invisíveis deve-se ao fato de que os processos de RH em muitas empresas “pertencem” em parte ao próprio departamento, mas também em parte a finanças, TI, jurídico ou outras.
Sendo assim, terceirizar esse serviço pode auxiliar nas despesas de sua empresa.
3 – “Mas, o que é mesmo esse tal de BPO?”
Primeiramente, é importante trabalhar a ideia do quão errado é adotar um serviço que você não conhece. Mas, sabemos que você também sabe disso, certo? Como dissemos antes, temos alguns artigos em nosso blog, já lindamente publicados, com foco em falar um pouco sobre esse mundo mágico do BPO.
Seu termo pode ser um pouco confundido pelos empresários, uma vez que se tratam apenas de três letras que vêm de uma expressão norte americana. A ideia, de uma forma geral, seria a de um processo de terceirização. No caso em questão, o BPO RH nada mais é que uma terceirização do setor de RH…
Porém, o próprio BPO RH possui uma gama de siglas que podem se confundir com o termo BPO RH. Por exemplo:
• Terceirização da Gestão de Aplicativos (AMO)
• Prestador de Serviços de Aplicativos (ASP)
• Software como serviço (SaaS)
• Serviços Gerenciados
• Serviços de Terceirização Abrangentes
• Terceirização de Processos Empresariais (terceirização de RH – BPO)
Ou seja, escolher o melhor produto vai depender do que sua empresa realmente precisa, porém, o BPO sempre será um serviço abrangente e disruptivo.
Você precisará sentar antes com a assessoria escolhida para fazer seu BPO RH e debater sobre cada um dos serviços. É importante que você entenda cada um deles antes de escolher um prestador de serviços, até mesmo para não investir seu rico dinheiro em um serviço que sua empresa não precisa.
4 – “Isso funciona em até 7 dias?”
Entendemos que o mercado nos pede tudo para agora, mas, é importante pensar no BPO como um serviço duradouro. Ou seja, a capacidade de o BPO satisfazer as necessidades futuras de uma empresa e de crescer junto com os negócios é, possivelmente, a principal vantagem. Em suma, a empresa precisa evoluir junto com a parceria de BPO RH.
Um outro ponto importante de analisar sobre essa “pressa” seria no que tange a própria implementação do BPO RH. A opção por terceirizar o setor de recursos humanos já é um passo assertivo para acelerar as mudanças de sua empresa, mas, requer todo um processo de planejamento após essa decisão.
A pressa na implantação pode arriscar ou até mesmo suprimir completamente algumas etapas fundamentais, colocando em risco todo o projeto.
Preparado para tomar essa decisão? Deixe nos comentários suas dúvidas! Ou, se preferir, entre em contato com nossa equipe! Estamos ansiosos para continuar nossa conversa pessoalmente contigo.
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