BPO Financeiro: o guia completo para reduzir custos e aumentar lucros
26 de agosto de 2022Se você, gestor de empresa, ainda não ouviu falar a respeito do BPO Financeiro, saiba que já passou da hora de conhecê-lo. Este é o tipo de serviço que pode fazer uma diferença imensa na sua rotina e nos seus resultados.
Gerir uma empresa é, sem dúvida, uma tarefa bastante complexa. E a parte financeira de um negócio, por exemplo, é uma das mais importantes. Portanto, ter pessoas ali que saibam muito bem o que estão fazendo pode poupar seu tempo, reduzir seus custos e melhorar – e muito – os seus lucros.
É aí que o BPO Financeiro entra como uma solução para você que quer ter a tranquilidade de ter pessoal especializado cuidando do seu negócio. Neste artigo você entenderá muito bem do que se trata o BPO e como ele pode ser um divisor de águas no seu negócio.
O que é BPO Financeiro
A sigla BPO vem do inglês Business Process Outsourcing, que se refere à terceirização da gestão de um determinado processo – nesse caso, o setor financeiro de uma empresa. Nesse sentido, podemos dizer, de forma resumida, que o BPO Financeiro consiste na terceirização da gestão financeira da sua empresa, que passa a ser gerenciada externamente.
O principal foco desse serviço é otimizar todos os processos da empresa, para que ela seja mais eficiente e lucrativa, aumentando a qualidade do setor financeiro. Isso sem falar no fato de que, ao contar com profissionais de excelente qualidade, você minimiza erros do setor, o que reduz ainda mais os custos e gera mais economia.
Outra vantagem de ter um bom BPO Financeiro trabalhando para você é poder ter acesso fácil e rápido a relatórios diversos e sempre atualizados da empresa. Dessa forma, com estes dados em mãos, você sempre terá um excelente embasamento para tomar decisões mais assertivas no sentido de fazer seu negócio crescer. A consequência é uma empresa competitiva, muito mais lucrativa e pronta para voar! E isso serve para empresas de todos os tamanhos, desde profissionais autônomos a empresas muito mais complexas.
Como funciona o BPO Financeiro
Saber como é o funcionamento de um bom BPO Financeiro é muito importante para o gestor. Afinal de contas, é através desse diferencial que você pode escolher entre uma empresa e outra. Além disso, entender o método de trabalho te ajuda também a saber o que esperar do serviço.
O serviço do BPO Financeiro é dividido em etapas e entregas. A primeira é a inicialização do processo. Feita apenas após a assinatura do contrato, nesta fase o BPO Financeiro iniciará o processo de conhecer a fundo sua empresa, em todos os seus pormenores. Depois disso, vocês sentarão juntos para uma conversa acerca do momento da sua empresa e suas expectativas. Então, ele proporá mudanças e otimizações para que a empresa siga rumo a estes objetivos. Dentro disso, vocês combinarão todos os detalhes das entregas do BPO: ferramentas, sistemas, controles, relatórios, prazos e tudo o que for necessário.
Depois disso, inicia-se a fase de manutenção, que nada mais é que o dia a dia do trabalho. O BPO Financeiro trabalhará em diversas frentes como, por exemplo, tarefas gerenciais de emissão de notas fiscais, cobranças e faturamentos. Além disso, ele também pode assumir funções mais estratégicas como projeções orçamentárias e patrimônio. Ele também poderá propor ações que visem reduzir os custos de produção da empresa, a fim de aumentar a lucratividade.
Um bom BPO Financeiro também oferece suporte estratégico permanente, com relatórios atualizados que te ajudem a tomar as melhores decisões rumo ao sucesso do seu negócio.
Serviços do BPO Financeiro
Um bom BPO financeiro oferece uma série de serviços, adequados às necessidades de sua empresa. Veja alguns deles:
- controle de contas a pagar e receber;
- gestão de fluxo de caixa;
- emissão de notas fiscais e cobranças;
- identificação, validação e armazenamento digital de documentos;
- conciliação bancária;
- gestão de indicadores;
- elaboração de demonstrações e relatórios financeiros;
- etc.
10 motivos para contratar um BPO Financeiro
Há diversos motivos para você contratar um bom BPO Financeiro. Listamos abaixo alguns dos principais:
- Terceirizar a gestão financeira da empresa para poder focar no core business do seu negócio;
- Contar com um serviço de excelência com segurança, alta eficiência e custo reduzido;
- Ter pessoal especializado ao seu dispor, em constante atualização para te entregar o melhor serviço;
- Redução de burocracia com o uso de softwares de gestão eficientes;
- Ter à sua disposição dados reais e atualizados da empresa, permitindo a tomada de decisões mais seguras e eficientes;
- Terceirizar toda a burocracia das rotinas financeiras diárias;
- Tornar sua empresa mais lucrativa e competitiva;
- Contar com suporte legal no que diz respeito ao financeiro, tributos, administração e gestão;
- Ter acesso a uma análise estratégica das suas finanças;
- Contar com um aliado para fazer sua empresa crescer e prosperar de forma estratégica.
Como escolher um bom BPO Financeiro
Hoje em dia há muitas opções de BPO financeiro disponíveis. Por isso, antes de fazer a escolha, é imprescindível verificar quais as demandas da sua empresa, suas rotinas, para então escolher o parceiro que possa melhor te atender dentro da sua realidade, com eficiência e preço justo. Para fazer uma escolha acertada, alguns passos podem te ajudar:
- Defina as reais necessidades da sua empresa;
- Procure opções no mercado e avalie-as criteriosamente;
- Verifique se a empresa tem profissionais à disposição para tirar dúvidas e fazer atendimentos sempre que necessário;
- Cheque se os canais de atendimento da empresa são realmente úteis para você: telefone, chat, aplicativos de mensagens, e-mails, videoconferências;
- Verifique se você poderá participar de todas as etapas, desde o diagnóstico até a implantação;
- Com todos estes dados em mãos, faça um balanço entre serviços oferecidos, qualidade da empresa e valores.
Na Previsa, por exemplo, trabalhamos com os melhores profissionais do mercado, especializados nos mais diversos tipos de negócios. É a contabilidade de ponta, unida à tecnologia, para prestar o melhor atendimento a você.
Cuidados com a terceirização através do BPO Financeiro
Toda relação profissional deve ser pautada em cuidados legais que garantam segurança jurídica e uma boa experiência para ambas as partes. Nesse sentido, há alguns cuidados que podem te ajudar a ter mais sucesso e segurança nessa relação:
- Mantenha um ambiente único e integrado para os dados da empresa, para garantir a segurança destes;
- Verifique de a plataforma utilizada pela empresa terceirizada tem níveis satisfatórios de segurança e criptografia;
- Mantenha sempre uma comunicação próxima, clara e direta;
- Seja sempre transparente com as informações prestadas;
- Crie um processo de validação de fluxo financeiro em mais de um nível, estabelecendo critérios e níveis de acesso aos dados de sua empresa para evitar vazamento de informações ou acesso de pessoas não autorizadas.
Resumo
Como você pôde ver, o BPO Financeiro pode ajudar sua empresa a alavancar seus resultados e crescer de forma segura e eficaz. Vamos relembrar os principais pontos abordados neste artigo:
- O que é BPO Financeiro
- Como funciona o BPO Financeiro
- 10 motivos para contratar um bom BPO Financeiro
- Como escolher um bom BPO Financeiro
- Cuidados com a terceirização através do BPO Financeiro
O BPO Financeiro da Previsa
Na Previsa, nosso time está sempre atento para buscar as melhores experiências e fornecer um atendimento personalizado desde o primeiro contato. Temos à disposição todo o necessário para atender as demandas de sua empresa e te ajudar no crescimento do seu negócio, melhorando sua lucratividade e te ajudando em todo o caminho rumo ao sucesso.
Para isso contamos com profissionais especialistas no assunto que, além de ampla experiência em relacionamento, são proativos, objetivos e estão altamente preparados para atender e te ajudar no sucesso da sua empresa.