As 8 maiores tendências para bares e restaurantes
20 de agosto de 2019As 8 maiores tendências para bares e restaurantes
Contabilidade para Restaurantes traz pesquisas recentes que apontaram que o segmento destinado a alimentos possui uma fatura média de R$170 milhões e atende por volta de 10 milhões de consumidores famintos mensalmente.
E aí? Está inserido nesse mundo de food services? Então, nossa conversa de hoje é com você mesmo!
Como andam os diferenciais de seu restaurante?
Ainda não parou para pensar nisso? Pois este é o momento de dedicar um tempinho de seu dia para analisar com calma uma resposta satisfatória.
Isso porque, no último ano, muitos donos de restaurantes tiveram uma grande lição: para enfrentar a crise, é preciso investir em um diferencial a se ofertar (novas tecnologias com foco no cliente, deixar a experiência do mesmo benéfica e trazê-lo para perto de sua marca).
A partir dessa lição, os estabelecimentos permaneceram com suas portas abertas e cativaram o coração (e o estomago) de um número cada vez maior de clientes. E agora?
Quer se diferenciar também?
Então, separe papel e caneta e prepare-se para anotar 8 grandes tendências do mercado de bares e restaurantes que podem destacar seu negócio.
Vamos lá?
1 – Vida saudável
Influenciadores digitais fitness, academias, nutricionistas etc… A ideia de ter um estilo de vida saudável (com uma alimentação baseada em alimentos naturais, orgânicos e com teor calórico cada vez mais baixo) nunca esteve tão em alta do que em 2019. Dessa forma, a procura por locais com alimentação saudável é uma das tendências mais fortes para bares e restaurantes no presente ano.
Porém, para essa primeira tendência, é importante pensar que seu público já pode estar saturado do “mais do mesmo”. Logo, é interessante pensar em hipóteses que levam à inovação de um cardápio saudável (além de diferente, saboroso).
2 – Go vegan!
Uma segunda (e forte) tendência do mercado alimentício é a ideia de deixar de inserir produtos de origem animal no cardápio. Segundo o Ibope, mais de 30 milhões de brasileiros já são amantes de refeições que não contém carne.
Porém, o público carnívoro continua crescente e muitos estabelecimentos não abrem mão de seu cardápio repleto de saborosos bifes. O ideal, então, é adicionar opções de refeições sem carne em seu cardápio, algo que tenha “a alma” de seu negócio (extremamente saboroso).
Ah, e divulgue a informação que seu cardápio atende o público vegano/vegetariano – as pessoas adorarão saber dessa deliciosa novidade.
3 – Pratos gourmet
Uma tendência brasileira é a busca de alimentos feitos de forma artesanal, fugindo de processos industrializados. Lembra da primeira tendência (sobre alimentos saudáveis)?
Pois bem, a ideia da “gourmetização” dos pratos está muito vinculada ao estilo de vida saudável, uma vez que a cozinha artesanal é o máximo natural (além de possuir um sabor bem mais caseiro e, com isso, mais apetitoso).
Além disso, pratos artesanais dão um ar de “proximidade” com o cliente – já que aquela refeição foi feita especialmente para ele.
4 – Experiência dos clientes
Com o passar dos anos, a experiência do cliente foi vista com maior atenção por todos os segmentos de mercado. Agora, pesquisas já afirmam que as pessoas estão dispostas a pagar um valor mais alto se tiverem a certeza de que terão uma boa experiência de compra.
Pensando no segmento voltado para a alimentação, essas mesmas pesquisas mostraram que mais de 70% dos clientes que não voltaram a um restaurante, culparam o atendimento.
Sendo assim, uma grande tendência de mercado é investir em ferramentas que garantirão maior agilidade e conforto dos seus clientes – o que, consequentemente, melhoraria a experiência do mesmo e garantiria um cliente fiel.
5 – Abaixo o desperdício
nos mostrou que os brasileiros estão, cada vez mais, conscientes e atentos ao mundo que vivemos. Com foco nisso, o desperdício tem sido visto com olhos relutantes e desfavoráveis a tal ato.
O que nos leva a quinta tendência apresentada: o modelo de zero desperdício de alimentos.
6 – Automação no atendimento
Pensando na questão da experiência do cliente, já comentamos que a grande maioria dos clientes que ficam tristes com um restaurante, ficam tristes com o atendimento recebido. O atendimento é a parte que define a fidelização ou o afastamento do cliente.
Exatamente por isso, uma tendência do mercado é investir na melhoria frequente do atendimento do seu estabelecimento e, para tanto, essa tendência acaba sendo repassada, automaticamente, para a automação do food service.
Por meio dela, o seu garçom se despede dos tradicionais blocos de papel e o atendimento é realizado diretamente da mesa, com tablets ou smartphones, que enviam informações de forma automática para a cozinha.
7 – Salvar na nuvem
Assim como a automação do atendimento, a ideia de salvar seus dados em nuvem é uma tecnologia que se tornou uma forte tendência de mercado (não apenas o alimentício). Além da redução de custos com equipamentos, a principal vantagem desse tipo de investimento é a segurança que ele oferece.
Com o armazenamento em nuvem, você não corre o risco de perder todas as informações caso um servidor local sofra danos e o mais importante é que não se reduz o risco de ataques de pessoas mal-intencionadas, como hackers.
Ou seja, seu restaurante estará com dados protegidos e você poderá acessar de qualquer local.
8 – Cardápio Tecnológico
Ainda com essa “vibe tecnológica” (e com foco na agilidade do atendimento, a diminuição dos erros e a redução nos custos com mudanças no menu), nossa última dica de tendência para 2019 é o cardápio eletrônico (que pode dar ao cliente uma experiência única e futurística).
Esse tipo de cardápio passa a assumir o lugar do menu impresso, permitindo que os clientes façam os pedidos de uma maneira mais prática, rápida e visual, utilizando um tablet ou smartphone. Desta forma, o trabalho do seu garçom é reduzido e o seu atendimento fica muito mais rápido.
Agora que você já conhece as tendências para bares e restaurantes, que tal aplicar no seu? Será um grande diferencial.
Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!
Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:
www.previsa.com.br + 31 3244-3100 Whatsapp: + 31 99954-0537
Quer saber mais?
Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://previsa.com.br/contato
Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.
Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: https://previsa.com.br/blog