Como escolher uma Contabilidade para PET Shop e Clínica Veterinária?

27 de janeiro de 2020 Contabilidade para Pet Shop

Como escolher uma Contabilidade para PET Shop e Clínica Veterinária?

Seu ramo de atividades é relacionado a pet shops? Então, nossa conversa de hoje é exatamente com você! Hoje, vamos tentar auxiliar em um dos processos que acaba sendo um dos mais “dolorosos” para empreendedores de pet shop: a burocracia e a contabilidade para pet shop.

Fazer uma boa contabilidade para pet shop, com foco em não deixar que haja tributos excessivos e nem burocracias pode ser um dos fatores que determina o crescimento saudável de sua empresa. Por isso, contratar uma boa contabilidade que entende do seu ramo de atividades é o ideal para que seu pet shop cresça e evolua sustentavelmente.

Quer saber como? Então, separe uns minutos de sua agenda e relaxe… Vamos conversar!

A importância da contabilidade para pet shop desde o início

Bom… Para início de conversa, é importante que você tenha em mente a importância de se ter uma contabilidade por trás das tramitações de seu pet shop. Esses profissionais iniciam seu papel logo na abertura de seu empreendimento – ou seja, se seu pet shop ainda está no papel, trazê-lo “a vida” será mais assertivo com o auxílio de um contador.

Isso ocorre em decorrência de todo o processo de abertura e, principalmente, de tributação precisar de olhos mais entendidos da área – uma contabilidade especializada conseguirá, inclusive, reduzir os encargos tributários de forma legal. Ou seja, menos impostos e menos dores de cabeça.

Além disso, seu contador também conseguirá manter o seu pet shop com a situação tributária em dia, fazendo, assim, com que você não tenha problemas com o fisco. Porem, para que isso ocorra da melhor forma, você deverá sempre repassar à sua contabilidade todas as informações financeiras de seu pet shop com o maior detalhamento possível.

O processo de escolha de contabilidade para pet shop

No processo de escolha de sua nova contabilidade, é importante que você analise se a mesma possui know how para manejar os números de modo que seu pet shop fuja de multas e impostos indevidos. Para que isso ocorra de forma tranquila, o ideal é que a sua contabilidade tenha disponibilidade para um atendimento, ao menos, semanal (pelo menos no início de vida do seu pet shop).

Para além da taxação indevida de seu pet shop, a contabilidade que você selecionar deve ter expertise na área de atuação especificada, auxiliando, assim, em outros fatores importantes para sua empresa. Não somente na questão tributária, mas até mesmo no:

  • Planejamento tributário;
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão econômica.

Conseguiu compreender como seu contador deve ser fundamental para o caminhar de sua contabilidade?

Como REALMENTE escolher seu contador para pet shop?

Primeiramente, antes de mais nada, é importante verificar a confiabilidade de sua nova contabilidade. Uma empresa se torna confiável mostrando o seu cadastro, seu registro. Verifique a situação cadastral da contabilidade selecionada, o registro na Receita Federal, o Conselho Regional de Contabilidade e o seu Alvará de Funcionamento. Estando tudo ok, pode passar para um novo passo: verificar a especialidade.

Diante da diversidade de atividades e forma de atuação, tributação e movimentos, é interessante optar por empresas que trabalhem por nicho, assim, a possibilidade de você se identificar com o escritório é maior e mais vantajosa.

Como seu caso é de um pet shop, o ideal é contratar uma contabilidade que, além da confiabilidade demonstrada pelos seus registros, apresente expertise no seu ramo de atuação.

Isso já afunila um pouco mais a sua listagem de contabilidades, certo?

Agora, vamos analisar o funcionamento de sua nova contabilidade

Que deverá ser baseado no recebimento e no envio de documentos e informações para a sua empresa. Lembrando que, serviço de contabilidade não é apenas a emissão de guia para pagamento dos impostos. É um serviço completo que inclui apuração de impostos, emissão de guias, escrituração dos registros contábeis, emissão de livros, balanços, balancetes, confecção das declarações, acompanhamento de enquadramento e muito mais.

Um contador será seu principal aliado, também, na hora de realizar o planejamento estratégico do seu pet shop. É devido a dados como os extraídos de seu planejamento estratégico que a contabilidade para pet shops não é um “luxo”, mas sim uma necessidade. Até porque, não contar com essas informações pode ser prejudicial para o seu faturamento enquanto dispor desses dados é um diferencial enorme para o seu negócio.

Além disso, através de um contador que você conseguirá isolar os números e consagrar a sua empresa com uma gestão econômica de alta eficácia.

É muito importante avaliar como será o seu relacionamento com a sua nova contabilidade

Forma de entrega das informações e documentos para serem analisados e contabilizados, liberação dos registros, relatórios e prazos são essenciais. Conforme comentamos antes, no início da vida útil de seu pet shop, é importante que você consiga ter acesso à sua contabilidade, ao menos, uma vez por semana (o que mudará no decorrer do tempo) – sua contabilidade para pet shop precisa ter disponibilidade para manter esse relacionamento em ordem.

Além disso, faça uma análise dos relatórios que serão apresentados e se esses documentos serão satisfatórios para o seu dia-a-dia. Existe o controle de faturamento, balancete de verificação, balanços e demonstrações, fluxo de caixa, entre outros que poderão lhe ajudar na administração e tomadas de decisão no gerenciamento do seu pet shop.

É importante que a sua nova contabilidade disponibilize relatórios que estejam de acordo com suas obrigações e com a vivência de seu pet shop.

Formas de pagamento disponibilizadas

Por último, mas, não menos importante, você não deve se esquecer de sempre levar em consideração os valores e formas de pagamento disponibilizadas pela sua nova contabilidade. É importante ter em mente os valores de mercado (para tanto, basta fazer uma pesquisa). Analise, também, o contrato com calma e veja quais são os deveres, obrigações, direitos, prazos e valores de cada parte (no que tange seu pet shop e, obviamente, a contabilidade que você está contratando).

Não assine um contrato que você não compreenda 100%! Caso tenha dúvidas, marque quantas reuniões forem necessárias (o que já vai demonstrar o atendimento da contabilidade) – esclareça todos os pontos e tire todas as dúvidas sobre o funcionamento da contabilidade antes de contratar.

O sucesso dessa parceria depende do acordo pré-estabelecido.

Esperamos ter ajudado!

Leia mais sobre o assunto:

Quais as vantagens de uma contabilidade para Pet Shop?

Ainda não possui uma contabilidade que entenda do seu segmento? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Compartilhe

Clique para avaliar este post!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *