Contabilidade para cervejaria ensina como montar sua empresa
3 de janeiro de 2020Contabilidade para cervejaria ensina como montar sua empresa
Se você é um apaixonado por cervejas, sabe como apreciar uma boa bebida nacional e quer mudar sua vida nesse novo ano que se aproxima, saiba que essa mudança pode estar intimamente ligada à sua paixão por cervejas – você pode montar uma cervejaria para que criar suas próprias cervejas artesanais e lucrar com isso.
Quer saber como? Então, separe alguns minutinhos de sua agenda e relaxe… Vamos conversar!
Um produto de consumo elevado no Brasil
Um ponto relevante para que você entre nesse mercado com total certeza de que dará certo é o seguinte: mesmo as pessoas que não consomem a bebida reconhecem a forma como a cerveja é apreciada no Brasil. A refrescante bebida, que alegra celebrações, conduz longas conversas entre amigos e consola situações complicadas está atrelada à nossa cultura. Ou seja, de uma forma geral, esse é um mercado com um vasto público e em ascensão.
Tendo isso em mente, hora de irmos ao que, de fato, trouxe você a esse artigo!
Como montar uma cervejaria?
Assim como o processo de abrir qualquer empresa, no caso de uma cervejaria, tudo deve ser baseado em passos planejados com atenção. O primeiro passo para esse processo é definir assertivamente qual será seu público-alvo.
1. Defina seu público alvo
Quando falamos de cerveja, esse parece ser um passo muito simples, certo? Bem.. Não é bem assim. Você precisará levar em conta algumas variáveis. Por exemplo:
- Idade do seu público – pessoas que consomem cervejas artesanais talvez se concentrem em uma faixa etária específica.
- Hábito de consumo de seu público – eles consomem suas cervejas em festas? Refeições? Compram em grandes quantidades?
- Interesses de seu público – o que motiva, agrada ou influencia os seus consumidores, afinal, as marcas de cervejas não patrocinam os campeonatos de futebol à toa.
2. Separe a documentação de sua cervejaria
Assim que definir seu público, seu próximo passo será separar toda a documentação de sua nova cervejaria. Será necessário que você tenha em mãos a seguinte papelada:
- Alvará da Prefeitura, é importante verificar a viabilidade da instalação da empresa no endereço estabelecido;
- Registro na Junta Comercial e verificação do nome ou marca a ser utilizada para saber se a mesma está disponível;
- Contrato Social;
- CNPJ;
- Alvará da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros para verificar a higiene segurança do estabelecimento;
- Registro no INPI para proteger e conservar a marca.
Sua nova empresa está, agora, legalizada. Parabéns!
Pois bem, agora, chegou o momento de pensar em quem estará contigo nessa empreitada. Não adianta pensar que fará tudo sozinho, meu caro! Em verdade vos digo que sempre haverá profissionais em torno de cada passo rumo ao sucesso de sua cervejaria.
3. Escolha bem os fornecedores
Vamos pensar, agora, em seus fornecedores. Lembre-se, em todo o processo que, seus clientes sempre serão seus melhores investidores, mas, além disso, seus fornecedores serão seus maiores aliados. Ao captar esse pensamento, você estará fadado ao sucesso. Mantenha, em todo o tempo, um bom relacionamento com seus fornecedores – o que não significa, JAMAIS, deixar de ser exigente. Preze pela qualidade e por bons preços, pois isso é essencial!
Faça uma boa pesquisa de mercado… Analise as propostas de diferentes fornecedores… E, ao fim, selecione os que oferecerem o melhor custo benefício do mercado.
4. Estude bem o local de funcionamento antes da escolha
Aliado a isso, vamos pensar com carinho no seu estabelecimento? Afinal, o local em que sua cervejaria vai funcionar é muito importante para o desenvolvimento da melhor cerveja do mercado (inclusive, já aguardamos convites de degustação!).
Você deverá organizar os seus processos adequadamente dentro desse espaço e investir em material de qualidade para a sua produção. Ah… Pensando em espaço, temos uma pergunta a fazer: o consumo será feito nesse local (ou será apenas a fabricação e você entregará sua cerveja para ser consumida em outros locais)?
Essa é uma pergunta relevante, meu caro empreendedor cervejeiro, para que a gente possa analisar com muito carinho sobre como será a experiência dos seus futuros consumidores ao entrarem em sua cervejaria. Ornamentação, disposição de mesas e cadeiras, iluminação…
Tudo será um diferencial para que seu cliente sempre volte para degustar a melhor cerveja da região no melhor (e mais aconchegante) ambiente. Além disso, para abrir sua cervejaria e proporcionar uma boa experiência aos seus clientes, você precisará ter todos os equipamentos de uma micro cervejaria (cozinha cervejeira, tanques fermentadores etc.), além da estrutura de bar e eventualmente cozinha, caso o seu estabelecimento sirva alimentos.
5. Logística é muito importante
Se for um local apenas para a fabricação, priorize a logística de armazenamento e entrega das cervejas e preocupe-se com questões como o barulho da produção, até porque, incomodar seus vizinhos não é uma boa forma de fortalecer a marca!
6. Administre o fluxo de caixa
Por último, mas, não menos importante: lembre-se de sempre gerenciar cada centavo de sua nova (e próspera) cervejaria – tanto os ganhos quanto os gastos. Um bom fluxo de caixa é o que determina se sua empresa terá dinheiro sobrando ou ficará no vermelho.
Ter um software de controle do seu fluxo de caixa é, usualmente, uma boa opção, mas, como isso pode te sobrecarregar, você deve contar com um escritório contábil com expertise em contabilidade para cervejaria, que te ajudará a gerenciar os seus processos contábeis, financeiros e fiscais!
Importante ter em mente, agora, que, para que sua cervejaria possa ser lucrativa, será necessária uma operação enxuta. Toda a operação deve ser profissional em todos os aspectos do negócio, como produção, bar, contabilidade, parte jurídica etc.
7. Dica Bônus: Conhecimento
Nossa dica bônus está mais voltada para você, empreendedor cervejeiro: nunca pare de aprender! Permaneça em constante aprendizado, fazendo cursos e participando de capacitações e eventos relacionados à indústria cervejeira. Lembre-se que o ramo que você escolheu está em crescente expansão no mercado brasileiro e confie no seu potencial (e no potencial de sua nova e promissora empresa)! Esteja sempre atento às novidades, invista em sua identidade visual e faça um bom marketing!
Ademais, divirta-se (e não esqueça de nos convidar para conhecer esse espaço dos sonhos)! Até a próxima!
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