Vantagens e desvantagens ao adotar aplicativos delivery em seu restaurante
11 de setembro de 2019Vantagens e desvantagens ao adotar aplicativos delivery em seu restaurante
Um belo dia, acordamos em pleno futuro: o auge dos tempos modernos e do uso da tecnologia.
Nesse futuro em que estamos inseridos, a praticidade é a palavra chave buscada incessantemente pela sociedade. Afinal, quem não adora pedir um bom jantar pelo aplicativo de celular, em uma sexta feira a noite, e ficar apenas esperando o motoqueiro enquanto assiste seu seriado favorito no Netflix?
Pois bem, meu caro, é a tecnologia que possibilita tal conforto e a facilidade em pedir seu prato favorito no aconchego do seu lar.
Pois bem, pensando enquanto usuário, tudo parece um mar de rosas, certo?
Mas, e ao mudarmos nosso campo de visão? Pensando como empreendedor, os aplicativos de delivery se tornaram uma obrigação para que seu restaurante prospere?
Espera! Acreditamos que a questão vai muito além disso. Vamos instigar o seu pensamento de empresário do ramo alimentício com outra questão sobre tal temática: realmente vale a pena investir em aplicativos de delivery do tipo marketplace?
Se você está cogitando a hipótese de investir seu rico dinheirinho nesse tipo de serviço, separe um breve momento do seu dia para ler o presente artigo. Nossa conversa de hoje é com você. Vamos lá?
Primeiramente, você sabe o que são esses aplicativos?
Ok! Calma! Vamos explicar de forma fácil.
Os aplicativos destinados a delivery são aqueles que a gente baixa no nosso celular com o intuito de ter acesso a pratos de diversos de diferentes restaurantes da região.
A ideia, aqui, é fazer o pedido sem sair de casa (ou do local em que estivermos). Um grande exemplo desse tipo de serviço é o aplicativo Ifood, onde é possível ver uma grande cartela de restaurantes próximos, ter acesso ao cardápio, fazer nosso pedido e apenas esperar que o motoqueiro venha com a nossa saborosa entrega.
A ideia, então, é muito simples e possui uma interação muito positiva com os clientes. Mas, como todo tipo de serviço, possui vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta antes de escolher adotar tal medida. Vamos listar algumas:
Vantagens ao adotar aplicativos delivery
A primeira grande vantagem foi descrita na explicação sobre o serviço: a interação com o público é muito positiva.
Possivelmente, você mesmo possui um desses aplicativos instalados em seu celular para os momentos em que não quer cozinhar ou não quer sair de casa para conseguir um prato em específico. Sendo assim, sua visibilidade frente ao seu público alvo será maior (uma vez que você será “mais divulgado”).
Para tanto, existe uma segunda característica interessante: não é necessário um alto investimento financeiro.
Basta entrar em contato com a empresa que administra o aplicativo e solicitar a adesão de seu restaurante. Sendo assim, com um cadastro bem simples, você será bem visto pelos clientes que já lhe conhecem e ainda será visto por novos clientes (nunca antes prospectados), uma vez que esses aplicativos são muito utilizados e já caíram no gosto dos usuários de smartphones.
Isso ajuda a garantir que seu negócio, assim que passe a fazer parte deles, comece a ser visto pelos clientes e possa receber pedidos de imediato.
Desvantagens ao adotar aplicativos delivery
Como dito anteriormente, nem tudo são flores e esse tipo de serviço também possui suas desvantagens para o empreendedor que o adota. Na prática, os aplicativos de delivery do tipo marketplace não são bem “uma maravilha”.
Limitações em decorrência do uso da internet, taxas de pagamento, alta concorrência são alguns itens que podemos listar como negativos e que devem ser bem trabalhados em seu estabelecimento para que você continue sendo bem visto.
Um primeiro ponto que é importante ser analisado é a dificuldade em gerenciar o aplicativo.
Não necessariamente gerenciar o aplicativo em si, mas, sim, das informações de seu restaurante em si. De uma forma geral, você fica dependente de terceiros para fazer ajustes nas informações disponibilizadas para os usuários, como inserir novos pratos, retirar aqueles que saíram do cardápio, realizar mudança de preços nas taxas e áreas de entrega, entre outros.
Exatamente por isso, recomendamos que, mesmo tendo o aplicativo ativo em seu restaurante, você não encerre as opções tradicionais (atendimento telefônico, por exemplo).
Além disso, existe uma desvantagem que está intimamente ligada a uma vantagem que apresentamos.
Apesar de não precisar um investimento para ser inserido no mundo mágico dos aplicativos de delivery, é necessário pagar altas taxas, que variam entre 12% e 15%, em cada pedido realizado pelo aplicativo.
Além disso, algumas empresas, além da comissão abusiva, também cobram mensalidades dos restaurantes cadastrados. Ou seja, é preciso analisar se esse valor não acarretará em uma baixa lucratividade para o seu negócio.
Por fim, você precisará compreender que não terá uma exclusividade.
Lembre-se que uma das facilidades do uso do aplicativo é a cartela de restaurantes que está, lindamente, exposta na tela do nosso celular.
Se o seu restaurante oferece uma deliciosa comida italiana, por exemplo, nada impede que outro restaurante com a mesma temática se estabeleça no aplicativo. Resumo: a concorrência pode ser muito alta, meu caro. Sendo assim, nossa dica é manter o seu atendimento impecável e com diferenciais frente a concorrência existente no aplicativo.
Uma visão geral, então, é que o mundo do aplicativo é mesmo mágico, porém, não é fácil. A pergunta que fica, ao término, é: existe a possibilidade de ter um serviço delivery sem todas as desvantagens?
Sim! Existe! Já pensou em ter seu próprio aplicativo?
Isso mesmo! Você não precisa ter que pagar altas taxas e aparecer pouco em um aplicativo de marketplace, sendo que pode ter um aplicativo exclusivo, personalizado e no qual os clientes tenham acesso apenas ao seu estabelecimento.
Sendo assim, será possível receber pedidos de forma ilimitada, lucrar com novos clientes, não pagar comissões abusivas e tudo em uma plataforma completamente personalizada.
Viu só quantas possibilidades e informações devem ser levadas em conta antes de sua decisão? Isso é muito importante para que seu restaurante tenha sucesso, empreendedor.
Então, como última dica de hoje, temos o seguinte a lhe dizer: consulte cada uma das possibilidades, de acordo com a sua cidade, além das tarifas cobradas.
Desejamos sucesso!
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