Bom humor pode gerar lucros para sua empresa
18 de março de 2019Bom humor pode gerar lucros para sua empresa
A priori, pessoas que assumem negócios não devem ser divertidas. O ambiente profissional é importante demais e deve ser levado SEMPRE com seriedade, primordialmente pelos gestores. Certo? Errado! Apesar de estatísticas comprovarem que abrir seu próprio negócio vai tirando seu humor com o passar dos tempos, se isso já aconteceu, melhor repensar um pouco.
Nas linhas abaixo, vamos nos atentar em mostrar para você como uma visão positiva e bem-humorada pode fazer total diferença para sua empresa. Vamos lá?
Primeiramente, pensando um pouco pelo lado pessoal, uma pesquisa realizada e veiculada pela Gallup, em 2016, revelou que pessoas têm maior tendência em rir aos finais de semana se compararmos aos dias de semana. Partindo desse pressuposto, tal análise sugeriu que, com o passar dos anos, essas mesmas pessoas passam a rir com menor frequência. Isso vem acontecendo conosco e, olha vejam só, contigo também! Com o passar do tempo, se não cuidarmos desse lado, nos tornaremos, em sua grande maioria, pessoas sem um grande humor. Porém, temos uma péssima notícia: isso pode vir a atrapalhar seus negócios.
O humor é uma ferramenta efetiva e pouco utilizada de poder
O humor é uma ferramenta efetiva e pouco utilizada de poder, que oferece uma vantagem nos negócios. Pode aumentar a retenção de funcionários, proporcionar soluções inovadoras e criar equipes menos tendenciosas ao estresse. O que é uma ótima imagem para sua empresa.
Cientificamente falando, uma risada estimula a produção de oxitocina, um hormônio que facilita a criação de laços sociais, aumenta a confiança entre as pessoas e amplia o autoconhecimento. Esses traços são muito benéficos para o ambiente de trabalho e você, enquanto gestor, pode fazer com que isso seja realidade e um ponto positivo de sua empresa.
Para comprovar tais pontos, em 2015, alguns pesquisadores juntaram diversos funcionários e fizeram com que metade assistisse a vídeos considerados engraçados, enquanto a outra metade assistia a vídeos considerados “neutros”. Depois disso, esses mesmos funcionários deveriam realizar algumas atividades de autoconhecimento. Foi verificado que, os que assistiram vídeos divertidos revelaram um número maior de informações (além de mais circunstanciais) sobre si mesmo em comparação aos demais.
Primeiro conselho: faça com que as pessoas sintam-se mais satisfeitas
Quando se trata de um relacionamento entre pessoas, compartilhar momentos de bom humor acaba por facilitar a aproximação. Ter momentos engraçados faz com que as pessoas se sintam mais satisfeitas em seus relacionamentos interpessoais.
Mas, como levar isso para sua empresa? Primeiro conselho: tenha o hábito de rir de si mesmo. Isso mesmo! Ria de seus defeitos! Tal característica humaniza os líderes, cria uma certa quantidade de conexão entre a equipe e faz com que os funcionários criem uma imagem de você como alguém de grande poder (isso porque, se você é capaz de rir de suas falhas, claramente é muito confiante acerca de suas habilidades).
Além disso, se você, enquanto gestor da empresa, possui uma prática de bom humor, demonstra aos seus funcionários que é permitido ser engraçado em sua empresa (porém, sem perder o profissionalismo). Tal limite sempre será evidenciado pela sua postura: bem-humorado, porém, sempre extremamente profissional. Não esqueça que você é o exemplo a ser seguido em seu negócio.
Segundo conselho: um ambiente menos propenso ao estresse
Cabe ressaltar que, para qualquer grande empresário é de suma importância pensar no lucro de sua empresa. Para tanto, e utilizando o humor, nosso segundo conselho é: um dos melhores e mais eficazes ambientes para usar o humor no ambiente de trabalho é em uma mesa de negociação, onde as piadas podem servir como ferramenta de persuasão.
Para comprovar tal afirmação, alguns pesquisadores estudaram alguns gestores no decorrer de uma negociação de obras de arte. Quando os mesmos concluíam a sua oferta com uma piada, os demais pagavam uma média de 20% mais pelas obras. Logo, o lucro estava diretamente ligado à presença do humor.
É interessante, também, retomar a ideia de que seus funcionários se sentirão mais felizes trabalhando em um ambiente mais descontraído, replicando, assim, a ideia de um ambiente menos propenso ao estresse. Tenha em mente que a falta de alegria e humor acabam com a autoconfiança e a capacidade de serviço das pessoas. Quer motivar seus funcionários a trabalharem e cativarem ainda mais seus clientes, fazendo sua empresa crescer ainda mais? Pratique o bom humor!
Não existe possibilidade de motivação nas organizações que não oferecem a seus funcionários um ambiente propício ao desenvolvimento e, conforme dito anteriormente, um ambiente com bom humor, na medida, auxilia no desenvolvimento pessoal do funcionário.
Terceiro conselho: leve alegria para o seu negócio
Bom, vamos ao nosso terceiro, último, mas, não menos importante, conselho? Após ler o presente artigo, feche os olhos. Lembre-se da alegria que você tinha quando criança e leve esse sentimento para seu negócio – e para todos os outros aspectos da vida. Talvez, seja unicamente necessário espalhar pelo ambiente algumas de suas tirinhas de quadrinhos favoritas, fotos divertidas (não deixe de pensar que essas fotos podem ser suas e de sua equipe, desde que todos concordem), frases engraçadas ou qualquer coisa que estimule a veia cômica. Compre um maço de flores (baratinha mesmo) e enfeite sua mesa.
Pense em coisas divertidas para enfeitar o ambiente de trabalho de seus funcionários. Use uma roupa “especial” na próxima reunião, pode ser uma peça íntima colorida sob o terno ou vestido sóbrios. Comece essa próxima reunião com uma boa piada (ou uma ruim que caiba) e, antes de sair de casa, dance de pijama em frente ao espelho… Comece seu dia sorrindo!
Encha sua vida de cuidados especiais para mostrar a ideia que você faz de si mesmo. Enfeite sua sala com itens que instiguem todos os seus sentidos. Convide a sua “criança interior” a inventar formas legais para dar felicidade a seu trabalho e faça com que o quesito “humor” esteja presente em cada serviço que realizar. Isso estimulará as pessoas que te rodeiam e sua equipe estará mais motivada a cuidar de cada detalhe importante de sua empresa.
Conclusão
Lembre-se sempre que funcionários motivados cuidam bem de seus clientes e, clientes satisfeitos e bem cuidados SEMPRE VOLTAM. Além disso, grandes negócios serão fechados se você levar seu lado divertido para sua empresa. Que tal experimentar?
Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!
Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:
www.previsa.com.br + 31 3244-3100 Whatsapp: + 31 99967-7662
Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://previsa.com.br/contato
Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.
Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: https://previsa.com.br/blog