Centro de Custos: O que é, quais os tipos e como aplicar no seu negócio
24 de fevereiro de 2023Dentre as diversas técnicas das quais um gestor lança mão para alavancar o crescimento de sua empresa, o centro de custos, definitivamente, é uma das melhores. Além de ajudar na organização da empresa, essa técnica pode ser aplicada a negócios de todos os tipos e tamanhos. Ou seja, além de tudo, é uma ferramenta muito democrática.
Para conhecer melhor essa técnica, fique atento às informações que trouxemos através deste artigo. Esse conhecimento vale ouro e vai transformar a experiência do seu negócio.
O que é um centro de custos
A técnica do centro de custos é relativamente simples de ser aplicada. Nela você divide sua empresa em centros de custos ou, em linguagem mais direta: em setores. Cada centro de custo tem uma certa independência e suas próprias responsabilidades operacionais, financeiras e também econômicas. Eles são responsáveis por gerenciar suas próprias receitas e, da mesma forma, pela aplicação de recursos em despesas. Dividir a empresa dessa maneira facilita muito a visualização de cada peça do seu negócio.
O centro de custos e a gestão financeira
A divisão de uma empresa em centros de custos facilita e muito a gestão financeira de qualquer negócio. Através deles é possível estipular metas e planejar cada setor de forma individual individualmente, facilitando tanto o planejamento quanto o monitoramento dos resultados.
Você pode dividir separar os centros de custos de diversas formas: por departamentos, projetos, filiais, setores, produtos, áreas de mercado, etc. A escolha vai depender do tamanho da sua empresa e da forma como ela própria é organizada. Com essa divisão da empresa em centros de custos, é possível elaborar relatórios que analisam cada setor da empresa de forma individualizada e estratégica, tendo como base suas receitas e despesas, por exemplo.
Através desses relatórios é possível ter uma visão muito melhor de cada setor da empresa e seus resultados. Dessa forma, quando ocorre algum problema em determinado setor, você pode agir pontualmente apenas naquela “peça” do seu negócio, sem precisar fazer uma análise demorada do todo para só depois chegar na fonte do problema ou mexer com a empresa inteira.
O que é o centro de custos e o centro de resultados?
Apesar de similares em uma primeira vista, centro de custos e centro de resultados são diferentes. No centro de custos, por exemplo, os gestores de cada setor devem prestar contas de todos os desembolsos feitos pelo setor, com foco no gasto dos recursos, ou seja, os custos.
Já quando se fala em centro de resultados, o foco da prestação de contas está no retorno financeiro do setor, seus lucros e resultados financeiros positivos. Podemos dizer que o centro de resultados é o próximo passo do centro de custos.
Sendo assim, combinar centro de custos e centro de resultados numa mesma estratégia pode tornar a gestão de custos em geral muito mais eficiente. Com um olhar sobre eles é possível identificar problemas, realinhar metas e identificar boas oportunidades de crescimento.
Quais são os tipos de centro de custos?
Há, basicamente, dois tipos de centro de custos: os centros de custos produtivos e os não-produtivos. Entenda melhor:
Centro de custos produtivo
O centro de custos produtivo também é conhecido como centro de custos direto. Isso porque seus resultados impactam diretamente na geração ou não de lucro para a empresa. Nesse tipo de centro de custos entram setores que impactam diretamente na entrada de recursos na empresa como, por exemplo, o setor de marketing e de vendas.
Centro de custos não-produtivo
Também conhecido como centro de custos indiretos ou administrativos, este tipo de centro de custos não tem uma relação tão direta com a lucratividade da empresa, como o anterior. Nele se encaixam áreas mais voltadas para o administrativo como o financeiro. Este tipo de setor não costuma ter resultados financeiros positivos, no entanto é vital para o andamento da empresa.
5 vantagens da gestão por centro de custos
Investir na gestão por centro de custos traz diversos benefícios importantes para qualquer empresa. Veja abaixo os 5 principais:
- Otimização. Através dessa estrutura fica muito mais fácil tomar decisões e fazer o planejamento de forma assertiva para cada área da empresa, conforme suas necessidades específicas.
- Compartilhamento de responsabilidades. Cada centro de custo deve ter um responsável. Dessa forma o gestor geral compartilha suas responsabilidades com estes responsáveis o que, sem dúvida, facilita a gestão e traz melhores resultados.
- Análise de resultados facilitada. Ao olhar para a empresa por setores fica muito mais fácil analisar o desempenho de cada um deles. Além disso, essa análise permite intervenções e investimentos pontuais onde é mais necessário sem precisar, no entanto, mexer com o todo.
- Mais facilidade para alcançar metas. Com cada centro de custos sendo responsável por si mesmo, fica mais fácil atingir metas. Isso porque os responsáveis acabam tendo uma área menor para gerenciar e dar conta, facilitando a gestão, ajustes e, consequentemente, mais eficiência.
- Redução de gastos. Com uma análise mais apurada e direcionada é possível também identificar custos desnecessários e reduzi-los a fim de aumentar a lucratividade.
Passo a passo: como aplicar os centros de custos no seu negócio
Para escolher os centros de custos de sua empresa e, então, colocá-los para funcionar, basta seguir alguns passos:
- Defina seus centros de custos diretos e administrativos (não-diretos).
- Dentre estes centros de custos, escolha os principais centros de custos diretos, separando-os por tipo de atividades ou produtos.
- Defina os responsáveis por cada centro de custos e suas atribuições.
- Defina a periodicidade da apresentação de relatórios e quais os relatórios que devem ser apresentados.
Na hora de aplicar este tipo de gestão na sua empresa, contar com uma equipe especializada pode fazer toda a diferença, facilitando muito o processo. A Previsa, por exemplo, é uma empresa de contabilidade que pode te ajudar a fazer estas divisões na sua empresa de forma eficiente, orientando e monitorando todo o processo lado a lado com você.
Resumo
Dividir sua empresa em centros de custos pode ser a melhor forma de otimizar seu trabalho e conseguir uma visão privilegiada sobre cada setor do seu negócio. Unido a um bom planejamento financeiro, os resultados desse tipo de gestão são sempre muito animadores. Relembre os principais pontos abordados neste artigo:
- O que é um centro de custos
- O centro de custos e a gestão financeira
- O que é o centro de custos e o centro de resultados
- Quais são os tipos de centro de custos
- 5 vantagens da gestão por centro de custos
- Passo a passo: como aplicar os centros de custos no seu negócio
Conte com um time de especialistas
Para aplicar as melhores ferramentas de gestão conforme as necessidades específicas da sua empresa, é indispensável contar com uma equipe especializada. E é isso que a Previsa tem a oferecer a você: uma equipe que entende profundamente do assunto e pode te ajudar a melhorar os números do seu negócio.
Nosso time está sempre atento para buscar as melhores experiências e fornecer um atendimento personalizado desde o primeiro contato. Nossos profissionais, além de ampla experiência em relacionamento, são proativos, objetivos e estão altamente preparados para atender e encantar.
Fale com um de nossos consultores e descubra como também podemos ajudar a sua empresa a crescer!