Perfis comportamentais: quais são os tipos e como eles trabalham

1 de novembro de 2022 Perfis comportamentais

Os colaboradores são peças fundamentais para o crescimento de qualquer empresa. Ter um time motivado, engajado e eficiente faz com que qualquer negócio se destaque e ganhe muito em performance e competitividade. Afinal de contas, a tecnologia e as máquinas nos ajudam muito, mas é o capital humano que faz acontecer.

Se você é gestor de uma empresa e ainda não entendeu os perfis comportamentais do seu time, saiba que você pode estar perdendo uma grande oportunidade de melhorar sua equipe. Mas calma, você já irá entender os motivos dessa afirmação.

Atrair e reter bons talentos é um processo essencial nessa caminhada. E, nesse sentido, ter uma boa equipe é uma construção que se inicia lá no recrutamento. Nessa hora, observar os perfis comportamentais dos candidatos é essencial para reter apenas os melhores.

Para te ajudar a entender mais a respeito destes perfis, trouxemos neste artigo diversas informações e dicas importantes. Afinal de contas, sabemos que você também busca destaque. Siga a leitura!

O que são perfis comportamentais

Cada pessoa é única, e formada por um conjunto de vivências, modos de ver a vida, estudos e experiências que a ajudam a construir habilidades e competências diversas para vida e para o mercado de trabalho. Essa mistura de hard skills (competências técnicas) e soft skills (competências comportamentais) influencia diretamente no trabalho de cada um enquanto colaborador de uma empresa.

Mas, afinal de contas, o que são perfis comportamentais?

Os perfis comportamentais são uma forma de se entender as posturas que uma pessoa assume frente a determinadas situações ou estímulos. Dessa forma é possível não apenas entender e identificar, mas também prever algumas reações do colaborador em determinadas situações. 

Este conhecimento é extremamente útil, principalmente quando se espera trabalhar de forma inteligente com sua equipe, extraindo o melhor de cada profissional. Através dele é possível entender, por exemplo, que alguns colaboradores precisam de prazos muito claros e outros conseguem se organizar sozinhos. Também é possível saber que alguns profissionais apreciam feedbacks para melhorar seu trabalho, já outros precisam desenvolver melhor sua inteligência emocional para lidar melhor com críticas.

Como você pode ver, é um conhecimento muito valioso quando se deseja uma equipe de alta performance. É uma ferramenta excelente para um gestor que sabe usá-la.

A importância da análise dos tipos de perfis comportamentais

Como você já pôde ver, conhecer cada indivíduo do seu time é muito valioso. Com esse conhecimento você consegue alocar o profissional mais adequado para cada posição dentro da empresa, além de poder traçar estratégias para aumentar a produtividade enquanto valoriza a individualidade de cada um, trazendo mais satisfação aos colaboradores.

Para um trabalho ainda mais otimizado e eficiente, o ideal é que essa análise seja feita na hora do recrutamento e seleção, para que você não perca tempo com profissionais que não se encaixam no que você precisa. Mas também pode ser aplicado à sua equipe já existente como forma de melhorá-la.

Veja alguns benefícios de se investir na análise do perfil comportamental dos seus funcionários:

  • Menos rotatividade de colaboradores, que ficam mais satisfeitos atuando em posições onde suas habilidades são valorizadas.
  • A produtividade aumenta, pois cada um está fazendo o que sabe fazer melhor.
  • Equipes otimizadas, com profissionais que complementam as habilidades uns dos outros.
  • Identificação, já no recrutamento, de profissionais que têm compatibilidade com a cultura da empresa.
  • Alocação de cargos eficaz e otimizada.
  • Gestão de conflitos mais eficiente, uma vez que o gestor entende como lidar com cada um.
  •     Funcionários mais engajados por terem suas habilidades valorizadas.

É importante entender que uma mesma pessoa pode apresentar mais de um perfil comportamental – o que é muito comum, inclusive. O foco, nessa situação, é identificar qual o perfil dominante na pessoa.

Nesse sentido, um profissional pode ter um perfil mais comunicador, relacionando-se bem com seus colegas, e também ser capaz de ter uma boa organização e tomar boas decisões, tendo, portanto, as competências necessárias a um bom líder. 

Ser capaz de entender essas diferenças é extremamente útil para formar equipes em que as habilidades se complementam. Da mesma forma, te ajuda a entender os indivíduos das equipes já formadas, e realocá-los para uma posição em que sejam melhor aproveitados. 

Os 4 principais tipos de perfis comportamentais

Há, basicamente, 4 principais tipos de perfil comportamental. A seguir vamos conhecer melhor cada um deles.

1. Comunicador

É aquele profissional que se comunica muito bem, persuasivo, carismático, motivado e positivo. Relaciona-se bem com colegas e influencia-os com facilidade. Trabalha bem em equipe, mantendo o time unido e apazigua situações conflituosas. Se empolga com novos projetos, sendo muito otimista e positivo em relação a estes. Dessa forma, são muito utilizados exatamente por seu alto poder de socialização.

No entanto, costuma pecar no planejamento e análises, perdendo tempo em iniciativas pouco viáveis. Também apresenta dificuldades em seguir cronogramas e normas, não cumprindo prazos com frequência e normalmente sendo visto como desorganizado.

Equipes pouco comunicativas acabam tendo dificuldades na troca de informações com outros setores, além de terem pouca moral, sendo vistos como equipes difíceis de se confiar. Já as equipes fortemente comunicativas podem prometer mais do que efetivamente conseguem cumprir, além de muitas vezes ignorar determinações de outros indivíduos ou setores. Nelas, o comprometimento e desorganização são um problema que incorre em frequentes atrasos e falhas na execução de projetos.

Banner Geral Orçamento

 

2. Executor

É o tipo de profissional que entrega grandes resultados. Focado, determinado, autoconfiante, competitivo e altamente eficiente, ele contorna situações difíceis para atingir um objetivo e dificilmente atrasa entregas – pode inclusive entregar mais do que foi pedido. Defende com confiança seus pontos de vista e corre atrás dos seus objetivos obstinadamente, contornando desafios que surgem pelo caminho. Esse tipo de profissional precisa ter boa autonomia. 

Contudo, por seu excesso de confiança, pode ser autoritário e ditatorial, tendo dificuldades com opiniões contrárias e inclusive ultrapassando limites para atingir seus objetivos. Essa postura faz com que inclusive ignore regras da empresa se elas se mostrarem um obstáculo para seu objetivo. Também tem dificuldades para trabalhar em equipe ou em conjunto com outros setores.

Equipes com muitos indivíduos com este perfil podem se isolar das demais equipes da empresa, trabalhando sozinhas e até causando problemas para a empresa. Já as equipes com poucos executores podem ter dificuldades em ousar, além de terem dificuldades para tomar decisões importantes. Também são facilmente intimidados, seja por suas próprias metas, fornecedores ou clientes.  

3. Analista

Um analista é muito organizado, meticuloso, preocupado, detalhista e minucioso. Conservador, realiza tarefas com precisão e procura mapear e otimizar rotinas e processos que facilitam a vida de todos e garantem que o trabalho seja realizado sempre da forma mais eficiente possível. É ótimo para executar rotinas e processos repetitivos, entregando todas as demandas no prazo e fazendo um trabalho exemplar, pois é bastante perfeccionista. Se o cargo exige conhecimento aprofundado, é dele que você precisa!

Sua maior dificuldade está em trabalhar sob pressão, pois pode paralisar dessa forma. Também pode perder tempo com detalhes desnecessários, o que faz com que não seja boa opção para tarefas que pedem agilidade e praticidade. Precisa ser comandado por alguém e tem dificuldades em tomar decisões. Além disso, pode ser bastante crítico com seu trabalho e o dos colegas.

Equipes que possuem muitos analistas costumam fazer entregas precisas e ótimas para trabalhos especializados que exijam dados precisos e com comprovação. No entanto, também podem perder tempo com detalhes desnecessários, atrasando entregas. Este tipo de equipe precisa de gerenciamento externo. 

 

4. Planejador

É extremamente organizado, pois planeja tudo com antecedência. Costuma fazer bem o seu trabalho e cumprir prazos na maioria das vezes, mas não vê problema em postergar entregas se achar que estas merecem atenção. Estável, é uma pessoa fácil de lidar, que contorna bem conflitos, trabalha bem em equipe e dificilmente perde a paciência.

Seria um excelente líder, mas tem dificuldades com imprevistos, teme que as coisas saiam do seu controle, além de ter um quê pessimista. Também tem dificuldades em ser inovador ou pensar fora da caixa. É um elemento excelente para monitorar a equipe, acompanhando seus resultados, e sendo capaz de observar pontos positivos e negativos.

Equipes com predominância de planejadores cumprem bem suas funções, mas dificilmente vão além do que for planejado, nem costumam apresentar resultados acima do comum.

 

Como identificar os perfis comportamentais da sua equipe

A melhor forma de fazer essa análise é utilizando testes de comportamento, entrevistas e análises comportamentais, além, é claro, de observar atentamente cada colaborador dentro da sua rotina. Veja as principais formas de se fazer essa identificação.

Testes de Comportamento

Há diversos testes de perfil comportamental que ajudam o colaborador a se conhecer melhor e fazer uma boa autoavaliação. O método utilizado depende do que a empresa necessita e dos recursos disponíveis para sua aplicação. É possível, inclusive, usar mais de um método de avaliação, a fim de obter resultados ainda mais completos. 

O ideal é investir nestes testes antes de uma análise mais aprofundada, dessa forma você já consegue mapear previamente os perfis existentes na empresa. 

Análise comportamental

A análise comportamental DISC é basicamente um questionário de perguntas com múltiplas respostas, cujas respostas são analisadas para descobrir a forma como cada colaborador pensa e age, ou seja, seu modelo comportamental. Para a interpretação observam-se diferentes aspectos,que formam a sigla DISC:

  • Dominância – mede como o colaborador reage a dificuldade. Pontuações altas indicam pessoas competitivas e objetivas.
  • Influência – mede a capacidade comunicativa, bem como os relacionamentos e otimismo do profissional. Pontuações altas indicam pessoas influentes,  que trabalham bem em equipe e ótimas para gerência.
  • Estabilidade – mede a resiliência e capacidade do profissional de lidar com imprevistos. Pontuações altas indicam um profissional adaptável, paciente e capaz de entender diferentes pontos de vista.
  • Conformidade – mede a capacidade de um colaborador de acatar e seguir regras. Pontuações altas indicam pessoas analíticas, detalhistas e também bastante perfeccionistas. 

Com os resultados em mãos é possível otimizar a equipe, alocando os colaboradores em posições onde podem entregar seu melhor. Dessa forma, além de obter melhores resultados, há um incremento na autoestima do funcionário, que se sente notado e valorizado. 

Observação

Apesar de todos os testes, nada como a observação diária de um colaborador para entendê-lo melhor. Analisar suas atitudes, a forma como conduz seu trabalho, como se comunica com colegas e superiores e a qualidade de suas entregas já nos dá um panorama bastante apurado. 

Isso porque há particularidades que os testes não conseguem medir mas que, com uma observação criteriosa, podemos entender muito melhor. 

Aqui na Previsa, sempre realizamos a avaliação de perfil em nosso processo para conseguirmos unir o melhor time possível. 

Planilha de Cenários Financeiros
Compartilhe

Clique para avaliar este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *