Tendências para empreender

10 de setembro de 2021 Tendências para empreender

Aos poucos, as atividades estão retornando e o mercado voltou a se aquecer. Porém, é preciso lembrar que, mesmo com um cenário positivo, as condições e tendências para empreender não serão mais as mesmas.

O processo de informatização que já vinha atingindo todos os setores, se tornou ainda mais acelerado. Hoje, os consumidores estão mais focados em recursos que ofereçam comodidade, agilidade e segurança.

Com essa nova visão de mercado, resta às empresas se adaptarem aos novos tempos, mudando a forma como oferecem serviços e conduzem a relação interpessoal, mesmo que feita por meio da tecnologia. Com isso, surgem novas oportunidades de negócios e formas diferenciadas de empreender.

Para te ajudar a garantir um espaço no mercado e atrair cada vez mais clientes, listamos abaixo as tendências que devem marcar o próximo ano. São ferramentas e condutas – relacionadas à segurança, flexibilidade, utilidade e propósito – que devem estar presentes em qualquer empreendimento.

Foco no social

O social nunca esteve tão em evidência. A pandemia despertou o senso coletivo e, com isso, setores ligados à saúde, bem-estar e relacionamento ganharam destaque.

As ações promovidas pela comunicação interna de uma empresa terão mais peso, já que o isolamento demonstrou a importância do setor para garantir o diálogo entre as equipes em tempos de trabalho remoto. Além disso, a área ainda precisa garantir que todos os colaboradores sejam valorizados de forma equivalente e que a hierarquia seja respeitada.

A relação entre comunicação interna e colaboradores deve ficar ainda mais em evidência. O foco deve ser na individualidade, considerando as qualidades e necessidades de cada um.

Responsabilidade social é outro tema que estará em alta no próximo ano. Não há mais espaço para marcas que não se posicionam e não adotam uma conduta respeitosa com a diversidade e o meio ambiente como um todo. Mas é preciso estar atento à forma que a organização divulga suas ações. Os consumidores conseguem distinguir as empresas que realmente estão empenhadas por uma causa daquelas que querem aproveitar o assunto para se promoverem.

Ao empreender, analise quem são os clientes, quais ideais eles compartilham e quais são suas dores. Se sua empresa conseguir se juntar a eles de forma autêntica, terá mais chance de crescer no mercado e ainda atuar em prol do social.

Saúde e bem-estar se tornaram prioridade para os consumidores. E, ao invés de considerar somente um aspecto do ser humano, as empresas agora precisam entender as pessoas de forma ampla. Esse processo é chamado de Holistic Health, método que se propõem a entender o sujeito no âmbito da saúde física, mental, emocional, social, intelectual e espiritual.

Com isso, as empresas devem observar o seu cliente como um ser complexo, que tem necessidades específicas. Somente assim, será possível conquistar os consumidores.

Utilidade e agilidade

Trabalhar, estudar, divertir. Tudo isso agora é feito por meio da internet. E não há tempo a perder. Os consumidores descobriram uma gama de serviços que podem ser realizados remotamente, de forma simultânea e com alta velocidade. Por isso, dispositivos de voz ficaram tão populares durante a pandemia.

Com tantos afazeres, as pessoas redescobriram que a fala é mais rápida e eficiente do que a digitação. Com isso, a tendência para 2022 é que as empresas ofereçam alternativa para facilitar o dia a dia, disponibilizando serviços que podem ser acessados com um simples comando de voz.

E se o uso da fala está em alta, é porque a Inteligência Artificial está cada vez mais abrangente, identificando padrões e adaptando os serviços ao consumidor. E esse recurso tem contribuído para a automação de processos e análises de dados, tão importantes para o desenvolvimento de estratégias de marketing, por exemplo. Ao mesmo tempo em que reúne informações relevantes que podem auxiliar os negócios, a Inteligência Artificial torna melhores as experiências dos clientes.

Tudo isso nos leva a outra tendência para o próximo ano, a presença multiplataforma, ou Omnichannel. Ter uma loja física e uma página em rede social já não é mais suficiente para atender às demandas dos clientes. É preciso investir em outros meios e oferecer alternativas para o consumidor chegar até a empresa.

O ideal é aliar canais tradicionais – telefone, e-mail, loja online, entre outros – com novas plataformas. Também é preciso atentar para a estratégia que será utilizada em cada um, já que todos têm público e funcionamento específico.

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Voltando ao quesito agilidade, o consumidor se acostumou a ter todos os serviços na mesma plataforma, sem precisar abrir mais de um aplicativo para, por exemplo, concluir uma compra. As grandes mídias sociais já estão oferendo essa possibilidade, que está se tornando cada vez mais comum. Apostar em marketplace é, definitivamente, uma forte tendência para 2022.

 Segurança

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou vigor em plena pandemia. E, para os consumidores, as normas vieram na hora certa. Com tantos processos realizados via internet, era necessária uma lei que regulasse o acesso e uso dos dados por empresas. Dessa forma, com as informações protegidas, as companhias precisam se adaptar para encontrar uma forma de chegar ao seu público sem interferir na privacidade dos clientes.

Estratégias de marketing deverão ser repensadas, assim como a forma de manipulação dos dados. E as empresas que conseguirem atuar nesse cenário, certamente sairão na frente.

Aliado a isso, temos o quesito transparência. Com tanta oferta no mercado, é natural que os consumidores escolham as marcas que divulgam informação completa do produto ou serviço. Essa tendência também faz parte da categoria agilidade, já que reduz o tempo de decisão de compra e ainda oferece comodidade.

Isso quer dizer que, empresas que ainda utilizam a estratégia de omitir detalhes como preço, cores disponíveis, entre outras características, como forma de retenção, provavelmente serão rejeitadas pelo público.

Conclusão

Estas foram dicas de forma geral que acontecem no dia a dia das empresas, a Previsa Contabilidade existente no mercado há 40 anos com renomados profissionais está habituada em identificar e solucionar situações ainda mais especificas que podem trazer riscos a sua empresa, entre em contato conosco para uma consultoria em redução e eliminação de riscos.

 

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