Como montar empresa de material de construção

13 de agosto de 2021 Como montar loja de material de construção

Alguns setores da economia conseguem resistir a crises econômicas e o ramo de construção civil é um deles. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), mais de 80% das empresas do ramo têm mais de 10 anos de existência, daí a corrida para saber como montar empresa de material de construção.

A previsão era de que o mercado de material de construção tivesse um recuo de até 11%. Porém, foi registrada uma queda de apenas 2,8%. O setor está projetando um crescimento de 6% a 8%. São números animadores para quem está pensando em entrar para o ramo.

E se esse é o plano, é preciso analisar todos os procedimentos necessários para montar a empresa de material de construção. Apesar do mercado ser favorável, iniciar o empreendimento com um plano estabelecido e uma perspectiva viável é o caminho ideal para garantir vida longa à empresa.

Primeiros passos para abrir a loja

Assim como ocorre com empreendimentos de outros setores, para abrir uma empresa de venda de material de construção é preciso passar por algumas etapas. Todas elas são necessárias, já que fazem parte do plano de negócios e essenciais para definir as características da loja.

Abaixo estão os passos para montar uma empresa de material de construção.

Investimento

Primeira providência é analisar o investimento inicial necessário para colocar a empresa em funcionamento. Custos com documentação, cartório, reforma, compra produtos para criar estoque, contratação de colaboradores, sistema de segurança, entre outros.

Além disso, deve-se considerar a compra de mobiliário para a loja, como cadeiras, mesas, prateleiras, computadores, máquinas de cartão, entre outros.

É importante elencar todos os gastos e comparar com a verba. Isso possibilita o processo de abertura, evitando o adiamento e gasto maior do que o disponível.

Escolha do local

A localização faz parte da estratégia de mercantil. Isso porque a região pode influenciar diretamente o fluxo de vendas. Em um bairro residencial novo ou que esteja em expansão, é provável que os moradores locais se tornarão clientes, procurando a loja para comprar artigos diversos, ferramentas, material elétrico e hidráulico, ou mesmo considerar o estabelecimento como um fornecedor.

Ter espaço para manobra de caminhão e estacionamento é imprescindível nesse negócio, principalmente se não oferecer serviço de frete. É preciso que a via seja de fácil acesso e que permita curtos bloqueios, caso necessário. Ou seja, avenidas movimentadas e ruas estreitas podem não ser a melhor opção para uma loja de material de construção.

Quanto à estrutura, a loja deve ser ampla para permitir a exposição de mercado e circulação de colaboradores e clientes. Importante ser bem ventilada, já que a rotatividade de mercadoria é menor.

Burocracia e legalização da empresa

Para que a empresa tenha permissão para funcionar, é preciso reunir alguns documentos comprobatórios e solicitar autorizações aos órgãos municipais. Essa é uma tarefa que deve ser realizada com atenção. Inclusive, é indicado procurar ajuda de contadores profissionais para garantir que tudo estará em ordem e evitar prejuízos logo no início.

Tipo de empresa

Como um empreendimento comercial, a loja de material de construção precisa ser enquadrada em uma natureza jurídica. Ela deve estar alinhada ao objetivo que deseja com a empresa e, também, atender aos pré-requisitos determinados por cada uma.

Essa decisão é importante, já que tem relação com capital social, participação de sócio, normas de constituição e outros. Caso surja alguma dificuldade, é importante buscar consultoria de uma contabilidade especializada para indicar o melhor enquadramento. As opções são:

Banner Geral Orçamento
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Microempresário Individual (ME);
  • Empresário Individual (EI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Anônima (CIA).

Porte empresarial

Para constituir uma empresa, também é necessário escolher o porte empresarial, que definirá o tamanho da sua empresa. O modelo pode ser alterado posteriormente, caso a empresa cresça ou fique mais enxuta:

  • Microempresa (ME): empreendimento com faturamento bruto até R$ 360 mil ao ano;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): faturamento anual superior a R$ 360 mil até R$ 4,8 milhões;
  • Sem enquadramento: se a empresa não se enquadrada nos dois modelos acima ou possui pessoa jurídica como sócio, deverá se cadastrar nessa categoria.

Tributação

Outra questão que pode ser analisada junto ao profissional contábil é o regime tributário que será adotado, já que escolher o modelo adequado é essencial para manter a empresa em dia. Inclusive, com o enquadramento correto, é possível, em alguns casos, reduzir legalmente os impostos que devem ser pagos. São três opções:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

Emissão de licenças e alvarás

Antes de alugar ou comprar a área onde a empresa será estabelecida, é preciso solicitar a Análise Prévia de Viabilidade de Localização, regida pela Lei de Zoneamento e Plano Diretor do Município. Caso a atividade da empresa esteja de acordo com a legislação local, o empresário terá permissão para abrir a loja de material de construção.

Também é necessário atentar para outras licenças que podem ser requeridas pelo órgão competente do município, como licença do Corpo de Bombeiros, atestando que o local é seguro e de fácil evacuação.

Obter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

A empresa está quase saindo do papel. Definido todos os detalhes, é o momento de reunir a documentação e dar entrada com o pedido na Junta Comercial. Assim que o CNPJ for gerado, é possível solicitar o Alvará de funcionamento e a licença expedida pelo Corpo de Bombeiro.

Finalizada essa etapa, basta montar a loja de material de construção e começar a divulgar o empreendimento.

Não se esqueça de pedir auxílio a um profissional de contabilidade para não correr o risco de ter o destino de grande parte das empresas no Brasil, fechar antes mesmo de completar um ano.

Saiba mais sobre Contabilidade para loja de material de construção

Ainda não possui uma contabilidade para loja de material de construção? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: + 31 97196-0369

 

Planilha de Cenários Financeiros
Compartilhe

Clique para avaliar este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *