Como abrir empresa de rastreamento veicular?

16 de novembro de 2020 Como abrir empresa de rastreamento veicular

Se você chegou até aqui, certamente está considerando em abrir empresa de rastreamento veicular e enxerga uma boa oportunidade. Parabéns! Nós também enxergamos esse potencial e decidimos vir aqui, hoje, para te ajudar um pouco.

Quando alguém está começando a empreender, é comum surgir uma grande quantidade de dúvidas enquanto a ideia se desenvolve.

Por isso, hoje, tiramos um tempinho e um espacinho nosso para explicar um pouco melhor sobre o processo de estruturação de uma empresa de rastreamento veicular.

Interessado? Então, separe alguns minutos em sua agenda e relaxe! Vamos conversar!

O que você precisa para abrir sua empresa de rastreamento veicular?

Sua futura empresa de sucesso não precisa de “muita coisa”. Você precisa estar bem preparado para lidar com nuances do mercado, exigências dos consumidores e responsabilidades típicas da atividade empreendedora.

Veja os elementos essenciais para abrir sua própria central de rastreamento:

Entenda a tecnologia de rastreamento

A montagem da estrutura de uma empresa de rastreamento veicular depende do entendimento das várias tecnologias que ela utiliza e da maneira como elas se interligam. Basicamente, o rastreador instalado no veículo coleta um certo volume de dados, que é transmitido para os servidores da central. Lá, a plataforma de rastreamento consolidará esses dados e os transformará em informações úteis.

O primeiro ponto de atenção para quem quer ter sua própria central é justamente a escolha de um bom software de rastreamento. É por meio dele que os clientes acessam o que foi coletado pelos rastreadores e processado nos servidores. O ideal é que os usuários possam verificar as informações em relatórios detalhados e precisos.

O item seguinte é o equipamento a ser instalado nos veículos. Há muitos modelos de rastreadores no mercado e, antes da aquisição, é necessário determinar de que maneira ele se comunicará. Os modelos mais comuns utilizam a tecnologia GPRS e precisam de chips M2M e um plano de dados para se conectar à rede. Outras alternativas são os rastreadores satélites e via radiofrequência.

Defina seu modelo de negócio

O planejamento é essencial para que sua empresa tenha mais chances de sobreviver e crescer. Esse processo passa pela definição clara dos serviços que serão oferecidos aos clientes. Sua central vai lidar especificamente com o rastreamento de carros para pessoas físicas ou fornecerá algo mais sofisticado para empresas? Essa e outras perguntas vão ajudá-lo a desenvolver seu modelo de negócio.

Para atender pessoas físicas, os rastreadores precisam disponibilizar a localização do veículo em tempo real e permitir que o proprietário a verifique pela internet. Opções como botão de pânico e bloqueio do veículo são excelentes atrativos para clientes desse perfil.

Agora, para que sua empresa consiga atrair clientes empresariais, será necessário ir além das funções de segurança veicular. Gestores de frotas se interessam por opções que identifiquem o uso dos veículos em horários inadequados e locais não autorizados, por exemplo. Eles também desejam serviços de telemetria que permitam coletar dados de desempenho do veículo.

O seu modelo de negócio também pode incluir serviços de assistência 24 horas. Esse costuma ser um gargalo de alto impacto para empresas iniciantes, devido ao alto custo de contratar e treinar os profissionais de atendimento. Entretanto, já existe a possibilidade de terceirizar a equipe e contar com pessoal capacitado desde o início, sem ter que se preocupar com as questões trabalhistas.

Desenvolver habilidades super empreendedoras

Acompanhar as atividades de uma empresa, analisar o desempenho dela e fidelizar clientes sempre exigirá comprometimento. Só para começar, você deve dedicar algum tempo para obter o CNPJ. Ele garantirá que sua central de rastreamento atue dentro da legalidade. Pensar nas questões tributárias é inescapável.

Muitos outros detalhes vão demandar sua atenção para que a empreitada dê bons resultados. Um dos mais importantes é a precificação — a definição do valor que fará seus serviços serem atrativos para o público-alvo ao mesmo tempo em que gera lucro e faz todo o esforço valer a pena.

As questões legais da relação com os clientes não podem ser negligenciadas e os contratos devem ser bem formulados. O mesmo pode ser dito sobre o relacionamento com os funcionários. Obviamente, deve haver um bom plano de marketing para que seus serviços alcancem potenciais compradores. Todos esses elementos compõem uma engrenagem complexa, a qual exigirá ajustes constantes.

Tendo dito tudo isso, a pergunta que permeia o seu pensamento agora é:

Vale a pena investir na abertura de uma central de rastreamento veicular?

Embora o nível de responsabilidade envolvido nesse tipo de negócio seja elevado, os ganhos também são. Toda a aparente complexidade do empreendimento é compensada pelo altíssimo potencial de crescimento que o setor tem a oferecer.

Para se ter uma ideia desse potencial, basta consultar alguns dados sobre o país. Um levantamento feito pelo Empresômetro, em parceria com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), mostra o tamanho da frota brasileira de veículos em circulação. São 65,8 milhões de automóveis, veículos comerciais leves, ônibus, caminhões e motocicletas.

Aqui, tire um breve momento para assentar os pensamentos e tirar suas próprias conclusões (…).

Depois de tudo que abordamos aqui, você tem bastante informação para ajudar na montagem da sua própria empresa de rastreamento veicular. Esse segmento certamente é muito desafiador, mas a recompensa para quem se dedica a conhecer seus detalhes e agregar novos conhecimentos é promissora.

Dúvidas? Entre em contato!

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