6 Direitos do consumidor de Provedores de Internet

16 de novembro de 2020 direitos do consumidor de provedores de internet

Todo cliente está em busca de um serviço de ótima qualidade, mas alguns empresários muitas vezes se se esquecem que, para prestar um bom serviço e, é importante se preocupar com a forma como seu produto vai atender aos desejos e necessidades do cliente. Isso passa diretamente pelo respeito aos direitos daquele que consome o que você produz.

Entender os direitos de quem consome seu serviço é importante, para que você busque cada vez mais se aprimorar na oferta do melhor aos seus clientes, o que pode acabar se tornando o seu diferencial e gerar publicidade positiva para sua empresa.

Para ajudar você a se organizar melhor e poder atender amplamente seus clientes, te apresentamos, a seguir, 6 orientações sobre como atender aos principais direitos do consumidor de provedores de internet, conforme normas regulatórias da Anatel. Ao final, também te mostraremos um mecanismo legal que ajudará sua empresa a ser mais lucrativa. Leia com atenção.

Os direitos do consumidor de Provedores de Internet

Todo consumidor que usa um determinado serviço tem seus direitos assegurados por Lei. E no caso do serviço de internet isso não seria diferente. Entender os direitos do seu consumidor ajuda sua empresa a fazer as adequações necessárias para prevenir erros que poderão incorrer em diversos problemas, tais como:

● Multas
● Processos
● Perda de credibilidade
● Perda de clientes
● Fechamento da empresa

Entenda a seguir quais são estes direitos.

1 – Seja ágil na Instalação do serviço

Tente sempre realizar a instalação o quanto antes, isso lhe garantirá maior satisfação junto aos clientes, afinal, todo mundo gosta de ser atendido com rapidez, se você encontra um prestador de serviço que atende com agilidade, certamente sai por aí falando maravilhas dele, portanto, tente sempre surpreender quem te contratou. O prazo determinado pela Anatel é de até 15 dias úteis, a partir da solicitação do serviço.
E não se esqueça de ser transparente com o cliente, disponibilize números de protocolo, para que ele acompanhe a solicitação e cuide para que tenha gente disponível para responder às perguntas do consumidor.

2 – Entregue a qualidade de internet que prometeu

Entregue a melhor qualidade de conexão possível aos seus clientes, você pode, por exemplo, pesquisar qual a melhor rede óptica para fornecer suas transmissões. É importante também que o provedor tenha coerência e não ofereça velocidades de conexão maiores, do que as que pode entregar.

A Anatel determina que a velocidade instantânea não pode ser inferior a 40% da contratada, quando for medida pelo consumidor. A média mensal também deve respeitar um percentual, que é de 80%, tanto para download quanto para upload.

Realize manutenções frequentes, para diagnosticar o estado da sua rede e, quando necessário, realizar as correções para que continue entregando ao consumidor a velocidade compatível com a contratada.

3 – Realize a Cobrança de forma transparente

Torne as faturas disponíveis e facilmente acessíveis aos clientes, uma opção pode ser o envio via e-mail, assim você economiza papel. Nela deve constar o detalhamento de todos os serviços prestados e os valores de cada um, além, é claro, do total a ser pago no boleto.

Ofereça gratuitamente o acesso à segunda via da fatura, é um direito do consumidor.

4 – Evite a Interrupção do serviço

Realizar a manutenção constante da rede pode te ajuda a evitar a interrupção do serviço. Quando, por qualquer motivo, for preciso interromper a conexão do cliente, informe ao cliente, que o sinal será interrompido para manutenção, neste caso com 72 horas de antecedência.

5 – Realize Atendimento e reparos de forma eficiente e o mais rápido possível

Há uma frase conhecida que diz: atenda bem, para atender sempre! Se você for rápido e eficiente no atendimento da demanda, certamente estará fidelizando e valorizando seus clientes. Ainda que sua empresa tenha atendimento eletrônico, disponibilize a opção de falar com um atendente nos itens do menu.

Não se esqueça de tornar acessíveis, para o cliente, a gravação da chamada realizada e o número de protocolo do atendimento. Esteja atento ao cumprimento do prazo de 5 dias úteis, para responder aos atendimentos, seja via telefone ou e-mail. Disponibilizar o atendimento via whatsapp, pode ser considerado um diferencial.

O prazo para realizar reparos solicitados é de 48 horas, mas se você e sua equipe conseguirem atender antes, ganham pontos importantes com os clientes.

6 – Ofereça Planos anuais e fidelize os clientes

Adotar estratégias para fidelizar os clientes pode ser vantajoso, principalmente se o provedor pensar a longo prazo. Criar pacotes promocionais, com preços variados, pode ser uma sacada interessante para atrair mais pessoas e empresas.

O período máximo que se pode estipular para a prestação deste tipo de serviço é de 12 meses. É importante disponibilizar ao consumidor, uma cópia do contrato, com os fundamentos e regras detalhados, para que as partes possam assinar, mesmo que digitalmente.

Ter clientes comprometidos com os seus serviços serve como retorno positivo do seu trabalho, além de ser a garantia prévia de recursos por um bom tempo. Mas é importante prestar sempre um serviço de qualidade, pois mesmo que o cliente seja fiel, uma eventual queda na eficiência daquilo que é ofertado, pode gerar o desejo de uma quebra de contrato. O que significa perda financeira, ele teria de arcar, caso existam, com a multa contratual e os débitos pendentes.

A importância de garantir os direitos do consumidor de provedores de internet

Oferecer serviços de provimento de internet traz vários desafios e é preciso estar preparado para lidar com os imprevistos que podem acontecer, como alterações tributárias, variação nos preços dos equipamentos e insumos, sem contar os de ordem organizacional e administrativos.

Por falta de orientação correta, muitos empresários recorrem a alternativas ilegais e sem fundamento, que economizam por um lado, mas geram dor de cabeça e gastos maiores no futuro, como: uso de equipamentos mais baratos, menos pessoal no atendimento, etc.

Algumas destas práticas podem gerar multas pesadas, insatisfação do cliente e em casos mais graves, o fechamento da empresa, como o ditado diz: é o famoso barato que sai caro.
Portanto, para evitar maiores problemas, garanta que os direitos dos seus clientes sejam respeitados, agindo da forma correta.

Como ter uma empresa lucrativa sem recorrer a mecanismos ilegais

Uma das melhores formas de trazer lucratividade para sua empresa, além de oferecer um bom serviço e conseguir mais clientes é, sem dúvida, através da separação adequada dos serviços oferecidos, a fim de diminuir a carga tributária que tanto castiga o setor.

Para fugir da altíssima carga tributária que recai sobre as empresas de ISP/Telecom, é essencial que sua empresa contábil faça uma análise detalhada da tributação para provedores de internet e uma revisão completa nos serviços prestados. A separação adequada dos SCM e SVA, por exemplo, é uma forma de gerar muita economia para sua empresa.

Para você entender melhor: o SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) é o serviço de telecomunicação em si. Sobre ele incide o ICMS, que é um imposto alto e que acaba encarecendo bastante o serviço.
Já os SVA (Serviço de Valor Agregado) são os serviços “acessórios” que sua empresa oferece no pacote: aplicativos diversos, serviços de armazenamento na nuvem, e-mails, etc. Sobre estes serviços incide o ISS, que é um imposto até 5 vezes menor que o ICMS.

E afinal de contas, qual o problema? Muitas empresas classificam SVA como SCM, pagando mais impostos que o necessário. Mas se sua empresa faz a separação correta, o impacto pode ser enorme nas contas do seu negócio.
Para você ter uma ideia da economia gerada, dependendo do seu estado/município, os valores economizados podem ser os seguintes:

● De 20 a 50% dos tributos estaduais;
● Até 100% dos tributos municipais.

Ou seja: já passou da hora de você rever seus serviços detalhadamente e classificá-los de forma correta. Não sabe como fazer?

Vem pra Previsa!

Na Previsa você encontra uma equipe extremamente experiente neste tipo de separação, que vai fazer sua empresa ainda mais lucrativa, e o melhor: de forma totalmente legalizada.

Resumo

Neste artigo você pôde entender quais são os direitos do consumidor de provedores de internet para adequar sua empresa a eles e, dessa forma, oferecer um serviço de alta qualidade, gerando mais valor e boa reputação para o seu negócio. Também entendeu que há mecanismos lícitos que geram economia para seu negócio, bastando apenas encontrar a equipe ideal para isso. Vamos relembrar os pontos principais deste artigo:
1. Os direitos do consumidor de Provedores de Internet
2. A importância de garantir os direitos do consumidor de provedores de internet
3. Como ter uma empresa lucrativa sem recorrer a mecanismos ilegais
Conte com um time de especialistas
Para otimizar a situação tributária de sua empresa, separar adequadamente SVA e SCM e, dessa forma, ter ainda mais lucratividade, é indispensável contar com uma equipe especializada. E é isso que a Previsa tem a oferecer a você: uma equipe que entende profundamente do assunto e pode te ajudar a melhorar os números do seu negócio.
Nosso time está sempre atento para buscar as melhores experiências e fornecer um atendimento personalizado desde o primeiro contato. Nossos profissionais, além de ampla experiência em relacionamento, são proativos, objetivos e estão altamente preparados para atender e colaborar com o seu crescimento e o da sua empresa.

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Quer saber sobre Direitos do consumidor de Provedores de Internet

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