10 elementos que devem ser considerados no mundo do food service
25 de setembro de 201910 elementos que devem ser considerados no mundo do food service
Você já teve uma ideia muito empreendedora: abrir seu próprio negócio. Sendo um amante de culinária, sua opção lógica foi seguir no ramo alimentício levando comida de qualidade para o público alvo faminto. Isso tudo nos orgulha muito! O mercado brasileiro oferece muitas oportunidades para empreender (mesmo apresentando algumas dificuldades para os empresários continuarem com suas portas abertas).
Agora que seu restaurante já está aberto, estiloso e com uma culinária de qualidade, é importante ter em mente que alguns pontos influenciam o desempenho de seu restaurante frente ao mercado. Pensando em lhe ajudar nesse ponto, listamos, aqui, hoje, esses pontos essenciais para que você possa seguir e conduzir, da melhor forma possível, seu restaurante.
Ah, cabe ressaltar que a presente listagem é baseada em uma ferramenta que já foi criada pelo Sebrae, com foco em auxiliar empresários de bares e restaurantes. Essa ferramenta aponta os fatores essenciais para o sucesso no ramo alimentício.
Nossa dica de hoje, aqui, é: corre lá no site do Sebrae e acesse a ferramenta disponível para empreendedores!
Mas, antes, continue lendo nosso artigo de hoje para entender esses pontos ditos essenciais pelo Sebrae. Vamos lá?
1 – ATENDIMENTO
Atender bem é um diferencial. Qualidade, agilidade e cortesia são pré-requisitos para que isso aconteça. Tanto o empreendedor como a equipe de atendimento devem identificar o cliente e suas necessidades, assim como ter tranquilidade para lidar com queixas e reclamações e, principalmente, habilidade para solucionar os problemas.
Resumo: invista na capacitação de sua equipe para que a mesma sempre possa fornecer um atendimento de qualidade e com foco em dar ao cliente uma experiência única e positiva.
2 – GESTÃO DE COMPRAS
A ideia, aqui, é evitar perder dinheiro com base em boas negociações com seus fornecedores. Que tal investir em uma boa parceria seu restaurante e o fornecedor?
Cabe ressaltar que, dentro dessa parceria, o processo de negociação de volumes, prazos e descontos deve ser encarado como um momento solene e vital. Sendo assim, você enquanto empreendedor, deve dedicar ao seu fornecedor toda atenção, em virtude de sua importância para o sucesso de seu restaurante.
3 – LAYOUT E CONFORTO
No decorrer de todos os nossos artigos voltados para dicas, sempre destacamos a importância em proporcionar ao cliente uma experiência extremamente positiva (que o tornará um cliente cativo). Pensando nisso, a estrutura que seu restaurante possui pode fazer total diferença.
É de suma importância ter uma boa estrutura, ter realizado um planejamento adequado de seu ambiente e organizar tudo pensando no conforto de seu cliente com muito carinho.
4 – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
O “mundo todo” está muito ligado aos cuidados com o próprio corpo. Em decorrência disso, cada vez mais o público faminto pensa com mais atenção no que “coloca para dentro” do seu organismo.
É aí que entra a ideia de alimentação saudável. Os alimentos sem conservantes ou nenhum tipo de substância química, são cada vez mais procurados na hora de escolher onde comer.
5 – FIDELIZAÇÃO
Existem muitas formas de cativar e fidelizar um cliente: atendimento de qualidade, cardápio variado (além de saboroso), bons preços etc.
Mas, além de grandes (ou pequenas) ações, é importante analisar com cuidado o seu público em específico e identificar quais são necessidades dele, motivando-o a voltar a consumir de sua deliciosa culinária. Quando o consumidor percebe que existe a preocupação constante com a sua satisfação, as chances de ele se tornar fiel são maiores.
6 – FORMAÇÃO DE PREÇO
Para essa parte, começaremos pedindo que tenha uma longa e proveitosa conversa com seu contador. Mas, além disso, é muito importante saber calcular corretamente os preços para manter a saúde financeira de seu restaurante.
Compreendemos que isso pode ser um grande desafio, mas, é essencial para que você consiga manter o negócio ativo. Para tanto, é importante que você leve em consideração o valor que o consumidor está disposto a pagar e os preços que estão sendo praticados por seus concorrentes, no mercado.
7 – GOURMETIZAÇÃO
Feche, rapidamente, os olhos e pense em quantos pratos gourmets você teve acesso atualmente. O conceito de gourmetização está em alta e tem sido bem trabalhado no mercado. Isso é muito positivo! É importante que tal conceito esteja bem em alta e bem alinhada à parte sensorial (e visual) do seu cardápio.
Além de um diferencial (primordialmente pensando no fato de que as pessoas procuram cada vez menos pratos industrializados), agregará valor ao seu produto.
8 – MARKETING PROMOCIONAL
Atualmente, dificilmente uma marca se mantém no mercado sem um bom (e assertivo) marketing. Sendo assim, é essencial investir nisso.
Manter a reputação de seu restaurante positiva frente aos seus clientes é uma chave de sucesso – além de transmitir pessoalidade e qualidade aos seus serviços. O marketing promocional pode ser seu grande aliado no processo de cativar clientes.
9 – CONFIABILIDADE
A legislação brasileira é bem rígida quando o assunto é “alimentação”. Isso pode ficar um pouco “pior” quando falamos de bares e restaurantes.
Sendo assim, para manter a reputação intacta e prezar pela confiança que seus clientes depositam em seu restaurante, é de suma importância cumprir as exigências legais de normas técnicas para segurança.
E não se esqueça de utilizar seus mecanismos de marketing para transmitir bem esse cuidado para os clientes.
10 – SUSTENTABILIDADE
Já comentamos, anteriormente, do atual zelo promissor dos brasileiros frente ao mundo em que vivemos. Pensando nisso, a sustentabilidade passou a ser alvo de muitas empresas (principalmente do ramo alimentício). A redução de desperdícios de recursos e contaminações do meio ambiente passou a ser preocupação do consumidor e, com isso, obrigatoriamente deve ser foco do empreendedor.
Resumo: seu restaurante pode passar a adotar a ideia do “desperdício zero”. Que tal?
E ai? O que achou da nossa conversa de hoje? Esses são apenas 10 pontos relevantes, muitos outros existem e podem ser explorados.
Quer saber mais alguns? Deixe nos comentários! Nossa equipe está ansiosa para ter uma conversa mais próxima e, a partir dos seus comentários, analisar mais pontos importantes que poderão pautar nossos diálogos aqui no blog.
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