Abrir empresa: 7 cuidados que vão garantir o seu sucesso

Você tomou coragem, juntou dinheiro e está prestes a abrir uma empresa. Parabéns! Nós sabemos o quanto isso exige bravura e determinação. Entretanto, antes de prosseguir, é preciso tomar alguns cuidados e pensar em algumas coisas que farão toda a diferença para o seu negócio.

Confira a seguir o que é preciso considerar antes de abrir a sua empresa e alguns cuidados que devem ser tomados para que o trabalho seja bem-sucedido:

Faça uma análise de mercado

Por mais que você se sinta apto a trabalhar em determinada área, não deve deixar de observar os seus aspectos cotidianos. Isso permite que você compreenda se existe espaço para a sua atuação no mercado.

Faça uma pesquisa sobre a área, levantando dados sobre tudo o que acontece nesse ramo de atuação e procurando conhecer os concorrentes e os diferenciais que eles oferecem para a clientela.

Da mesma forma, é preciso identificar as necessidades reais dos consumidores e avaliar se o nicho no qual você pretende atuar tem potencial de mercado.

Essas ações farão com que você tenha condições de identificar o ramo de atuação de sua empresa, além de facilitar a identificação de oportunidades para ocupar esse espaço junto aos consumidores.

Capacite-se profissionalmente

Mais do que gostar do que faz, é preciso oferecer algo que seja realmente relevante para os seus clientes. E como conseguir isso se você não domina plenamente a área em que atua?

Por esse motivo é importante reunir conhecimentos avançados. Eles podem ser obtidos por meio de cursos de atualização e muita leitura sobre os assuntos referentes à área.

Portanto, procure se aprofundar no assunto. Uma dica é pesquisar referências no exterior — algo que pode ser bastante útil para se diferenciar da concorrência no mercado nacional.

Além disso, estar bem capacitado é uma maneira de garantir que as eventualidades do dia a dia de trabalho não sejam fortes o bastante para inviabilizar o seu trabalho.

Faça o networking

Criar parcerias profissionais ajuda muito no início de um empreendimento. Grandes sociedades são úteis para acelerar o crescimento da empresa, além de evitar que o negócio fique muito concentrado em uma única figura. Procure pessoas que entendam do assunto e que possam fazer parte do seu projeto, mesmo que seja por meio de conversas esporádicas e conselhos.

Antes de dar início às suas atividades, procure conversar com especialistas em seu ramo de atuação e fale com potenciais parceiros, clientes e até mesmo concorrentes. Conheça pessoas que farão parte desse universo com antecedência. Assim você agrega valor ao seu trabalho.

Faça um bom planejamento

Um plano de negócios certamente vai ajudar você a ter uma visão mais ampla a respeito de como a sua empresa vai entrar no mercado de trabalho, além de auxiliar na análise de prós e de contras que envolvem a sua atividade profissional.

Assim é possível entender as necessidades e as vantagens que o seu empreendimento pode vir a ter, posicionando-o no mercado de maneira certeira para conquistar clientes e obter lucro de maneira mais fácil.

Uma coisa que não pode acontecer é você perder oportunidades porque sua equipe não está preparada para mudanças.

Imagine a seguinte situação: você tem uma empresa pequena e conquista novos clientes, consequentemente, a demanda aumenta e você precisa oferecer um serviço maior, mas não há espaço dentro de sua empresa para alocar novos funcionários ou computadores que serão usados nessa nova etapa.

O que fazer nessa situação? Para evitar esse tipo de problema é preciso planejar o avanço da empresa.

Tenha uma reserva financeira

Evidentemente, a sua empresa não vai dar lucro já no 1º dia de existência. Sendo assim, é preciso ter uma reserva financeira capaz de sustentar você e o seu negócio nesse período.

Avalie o tempo necessário para atingir o ponto de equilíbrio e começar a ter lucro. Até lá, procure estar preparado para não passar por dificuldades maiores, estipulando os gastos mensais e evitando entrar em dívidas muito grandes.

Decida a respeito do regime tributário mais adequado

Basicamente, existem 3 regimes tributários no país:

  • o Lucro Presumido;
  • o Lucro Real;
  • e o Simples Nacional, destinado à micro e à pequena empresa;

Geralmente, o Simples acaba sendo o mais indicado para novos negócios, pois como o próprio nome diz, ele simplifica a burocracia e unifica os impostos em um só. Entretanto, é preciso fazer uma análise cuidadosa caso a caso para garantir que a sua empresa esteja enquadrada no sistema de tributação ideal.

Um erro nessa escolha pode gerar problemas como um gasto desnecessário no pagamento de determinado imposto. Nesse caso, conte sempre com um contador ou um escritório de contabilidade para resolver esse tipo de problema. Isso facilita muito a sua vida.

Providencie toda a documentação

Essa dica diz respeito à parte jurídica do processo. Ela pode parecer óbvia, mas é bom lembrar que boa parte das novas empresas no Brasil acabam sofrendo nos primeiros anos de atuação com punições do governo em virtude de atrasos e até de não entregarem documentação em dia. Sendo assim, é inevitável cuidar que o negócio siga funcionando legalmente.

Além disso, com a documentação em dia, é possível obter benefícios como a obtenção de financiamentos bancários, o parcelamento de novas mercadorias, entre outros.

Assim, lembre-se de estar sempre em dia com documentos como o CNPJ, o Contrato Social, o Registro na Junta Comercial, a Inscrição estadual, o Alvará da Prefeitura, além de conferir se a sua empresa está em pleno acordo com as exigências da Vigilância Sanitária e as normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

Começar um negócio é importante tanto para movimentar o mercado, oferecendo soluções para os consumidores, quanto para gerar novos empregos. Entretanto, sabemos das dificuldades que o empreendedor brasileiro enfrenta no dia a dia até alcançar o tão desejado sucesso.

Por isso, é fundamental estar preparado para algumas questões que podem fazer a diferença no início do trabalho. Esteja atento a elas ao abrir uma empresa e colha os frutos a longo prazo.

Você se lembrou de outro cuidado importante para quem deseja abrir uma empresa? Então deixe um comentário e compartilhe as suas ideias com a gente!

 

 

Previsa - Baixe nosso eBook: Guia do Sucesso para Abertura de EmpresasFale com a Previsa